domingo, 24 de janeiro de 2016

PCNs e outros documentos - REFERÊNCIAS PARA SUA AULA E NÃO OBRIGAÇÃO!


Professora Marcia Valeria: Em momento alguém as Especialistas que elaboraram o PCN mencionam a palavra OBRIGATÓRIO,  e sim  como REFERÊNCIAS. Cabe cada Professora, em acordo com a Direção, Família e toda Comunidade Escolar, levá-lo a público e discutir sua aplicação!




Mas, o que são PCNs?
-“São os Parâmetros Curriculares Nacionais eles servem para a estruturação e reestruturação dos currículos escolares de todo o Brasil. Ou seja, o objetivo principal dos PCN é padronizar o ensino no país, estabelecendo pilares fundamentais para guiar a educação formal e a própria relação escola-sociedade no cotidiano. 
Divididos em disciplinas, os parâmetros abrangem práticas de organização de conteúdo, formas de abordagem das matérias com os alunos, a aplicação prática das lições ensinadas e a melhor conduta a ser adotada pelos educadores em situações diversas. 
Recentemente, os PNC começaram a ser definidos com maior consideração às diferentes realidades regionais, levando em conta a extensão territorial e cultural do país. Além disso, outra questão que as diretrizes procuraram estimular nas últimas edições foi a atualização profissional de professores, coordenadores e diretores. ”
Eu e meus vídeos, mas é que tem vezes que a escrita não contempla tudo!


Como podemos ver, todos os temas trabalhados na disciplina até agora, não se sobrepõe, eles se completam e subsistem juntos! Não há nada vagando sozinho, um tema corrobora o outro!

Fonte: https://osmurosdaescola.wordpress.com/2011/07/06/pcns-e-outros-documentos/


Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries



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FONTE: http://portal.mec.gov.br/par/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12640-parametros-curriculares-nacionais-1o-a-4o-series

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAL 
EDUCAÇÃO BÁSICA

fONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf&Itemid=30192

Programa Escola Sem Partido: por que o PT é contra.


https://www.youtube.com/watch?v=OdpB7QkEcpc

Publicado em 3 de ago de 2015
Saiba mais em: www.programaescolasempartido.org



Plano Nacional de Educação PNE

    Com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) chegou a hora de estados e municípios elaborarem seus planos.
    O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE), trabalha para apoiar os diferentes entes federativos no desafio de alinhar os planos ao PNE.

    Acesse o site do PNE para encontrar o material de apoio preparado pela SASE, com orientação das ações a serem realizadas no planejamento da próxima década.


    A elaboração dos documentos contou com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), da União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE) e do Conselho Nacional de Educação (CNE).

    http://portal.mec.gov.br/pne

    O Plano Nacional de Educação (2014/2024) em movimento

    O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O primeiro grupo são metas estruturantes para a garantia do direito a educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do acesso, à universalização do ensino obrigatório, e à ampliação das oportunidades educacionais. Um segundo grupo de metas diz respeito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade. O terceiro bloco de metas trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas, e o quarto grupo de metas refere-se ao ensino superior.
    O Ministério da Educação se mobilizou de forma articulada com os demais entes federados e instâncias representativas do setor educacional, direcionando o seu trabalho em torno do plano em um movimento inédito: referenciou seu Planejamento Estratégico Institucional e seu Plano Tático Operacional a cada meta do PNE, envolveu todas as secretarias e autarquias na definição das ações, dos responsáveis e dos recursos. A elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 também foi orientada pelo PNE.
    O PNE é um projeto de nação. Acompanhe, participe!
    http://pne.mec.gov.br/

    Professora Marcia Valeria: Antes de ver o NOVO PISO SALARIAL, VEJA O AUMENTO DE SUA CONTA DE ENERGIA.

    Piso salarial dos professores terá 11,36% de reajuste e passará a valer R$ 2.135,64


    Brasília, 18 de janeiro de 2016
    Por meio de aviso ministerial, o ministro Aloizio Mercadante, na quinta-feira, 14, comunicou que será reajustado o piso salarial do magistério para 11,36%, conforme determina o art. 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, passando a valer R$ 2.135,64, a partir deste mês.
    "A lei tem permitido um crescimento significativo do valor do piso salarial dos professores", destacou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista. De 2009 a 2015, o crescimento real do piso salarial do magistério foi de 46,05%, um percentual acima da inflação. "Seguramente foi um dos melhores crescimentos salariais entre os pisos de profissionais", afirmou.
    O piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica é o valor abaixo do qual a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios não poderão fixar o vencimento inicial das carreiras do magistério público da educação básica para a formação em nível médio, na modalidade Normal, com jornada de, no máximo, quarenta horas semanais. A atualização considerou a variação do valor anual mínimo nacional por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente na Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. A metodologia para o cálculo considera os dois exercícios imediatamente anteriores ao ano em que a atualização deve ocorrer.
    Para discutir o alinhamento do investimento salarial para os professores com a receita dos entes federados, em novembro último, foi instalado o Fórum Permanente para o Acompanhamento da Atualização Progressiva do Valor do Piso Salarial Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica. O fórum acompanha uma das estratégias da meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE), que trata do piso.
    O fórum tem a participação de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e do Ministério da Educação.
    O piso salarial do magistério foi criado em cumprimento ao que estabelece a Constituição Federal, no art. 60, inciso III, alínea e, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
    Esse dispositivo constitucional foi regulamentado pela Lei nº 11.738/2008. Conforme a legislação vigente, a correção do piso reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
    Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC com adaptações.

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    Professora Marcia Valeria

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    "Feliz aquele que transfere o que sabe
    e aprende o que ensina."
    (Cora Coralina)

    Feliz Dia das Crianças para todos!
    Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

    Professora Marcia Valeria-2010.