sexta-feira, 7 de maio de 2021

A TRISTE FIGURA DE FRIDA KAHLO



 Breve resumo...

Frida Kahlo é considerada um ícone do feminismo. A estampa do seu rosto está presente em mochilas, cadernos, camisetas… Mas você sabe quem ela foi?


Frida foi uma pintora mexicana que nasceu em 1907. Aos 6 anos, Frida contraiu poliomielite, primeira de uma série de doenças, acidentes, lesões e operações que sofreu ao longo da vida. Na adolescência iniciou seus estudos sobre as obras de Karl Marx, junto com um grupo de estudantes rebeldes da sua escola.


Aos 16 anos, Frida apaixonou-se pelo pintor Alejandro Arias. O mesmo afirmou, algum tempo depois, que Frida era precoce, sexualmente falando, que “para ela o sexo era uma forma de aproveitar a vida, um tipo de impulso vital”. O relacionamento veio ao fim quando Alejandro descobriu inúmeras traições de Frida.


Ainda na adolescência, Frida conheceu também Diego Rivera, ele era pintor, ateu, comunista, dizia já ter comido carne humana e entendia que era incapaz de ser monogâmico. Frida fazia de tudo para provocá-lo quando aparecia com modelos ou namoradas, porém, eles se distanciaram e apenas anos depois, quando Frida estava engajada na política comunista, voltaram a demonstrar interesse um pelo outro.


Diego e Frida se casaram, ela tinha 21 e ele 41. Como Diego achava a “fidelidade uma virtude burguesa”, Frida decidiu viver um relacionamento aberto. Ambos tinham inúmeros relacionamentos extraconjugais (Frida se relacionava com homens ou mulheres), dentre os inúmeros amantes de Frida, um deles foi o revolucionário Leon Trotski. Só que ela não gostou quando soube que um dos relacionamentos do seu marido era com sua irmã, Cristina Khalo, e que ele tivera filhos com ela. Frida sofreu vários abortos e nunca conseguiu levar uma gravidez até o fim.


Como todo "bom" comunista, Frida, viveu um tempo em Nova York (no capitalismo), mas depois retornou para o México e lá faleceu em 1954.

As obras de Frida foram reconhecidas especialmente depois de sua morte. A maioria das pinturas são autorretratos da sua própria vida, mas também pintou outras pessoas como Stalin e Marx.

  

Frida nunca se intitulou feminista, inclusive em seu diário deixou claro o quanto era obcecada por Diego, em suas palavras ''Diego está na minha urina, na minha boca, no meu coração, na minha loucura, no meu sono, nas paisagens, na comida, no metal, na doença, na imaginação.'' Talvez as feministas a considerem um “ícone” por ter vivido uma vida sexual promíscua, por quebrar o decoro de sua época, por ser beberrona e claro, por ser comunista. Entretanto, Frida, como toda "boa" feminista, teve uma vida triste, frustrante e claro, nunca ajudou UMA mulher sequer. 

Nem a ela mesma.


Por: Marcela Brito


PS. : Frida Kahlo sofreu profundamente com seus abortos e com um marido sádico e violento.

Uma grave depressão sempre a acompanhou, além da rotina de intensas dores, resultado da FIBROMIALGIA, uma enfermidade psicossomática e incurável.

Grande parte de suas obras traduzem essa  rotina de infortúnios.


RESUMO:

Como sequer considerar um movimento que tem como um dos seus ícones, uma figura que só é digna de piedade, que só acumulou fracassos, humilhações e degradação (moral e física)??!! 


Exceto pelo fato de não ser uma abortista, a falta de autoestima, autossabotagem, dor, sofrimento, depressão, mal uso da sexualidade, enfim...

Perfil clássico de uma comunista feminista ou de uma feminista comunista, a ordem vocês escolhem !!!!!!





TEXTO: Marcela Brito
IMAGEM: Beatriz Araújo


Se inscreva no canal, ative o sininho, compartilha e deixe seu like.














Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.