Avaliando os Conhecimentos Adquiridos durante o Primeiro Bimestre
Penso que a Avaliação Diagnóstica não pode ser somente no início e término do ano letivo, mas sim a cada bimestre para que saibamos a evolução. A Avaliação de Conteúdo pode deixar lacunas no diagnóstico uma vez que naquele determinado dia o aluno poderia não estar bem. Porém, o que ele realmente aprendeu ele não "esquecerá" - com alguns deficientes intelectuais oscila muito a aprendizagem mas não significa que ela não exista e que não possa ser concreta e constante.
Ex.: Na avaliação há um item de reconhecimento do alfabeto onde anotamos cada letra conhecida. Na próxima avaliação, para encerramento do 1º Bimestre, será a mesma avaliação do início das aulas, assim podemos saber ao certo onde se encontra o nível de alfabetização de um bimestre para o outro. Temos o conhecimento de quando houve a mudança de nível e podemos intervir no momento exato.
Mas nesse meio termo a avaliação será diária e constante, não somente através de conteúdos, mas de diversos jogos e jogos adaptados (estando atento a concentração, atenção, companheirismo, obediência, respeito de regras, etc...) e atividades diversas como na hora da Educação Física. O Professor Regente tem que ter a sensibilidade de observar os dons e dificuldades de cada aluno nessa hora. É o momento de rever a Psicomotricidade Fina e Grossa , Lateralidade, Equilíbrio estático e dinâmico, Higiene Pessoal, Postura... Uma avaliação detalhada (com tudo registrado) e de diversas formas, com certeza auxilia o Professor mo seu Planejamento mas, é a maneira de se conhecer e ajudar o aluno na hora certa e no momento exato. Não podemos deixar nosso aluno passar despercebido em suas dificuldades por menor que elas sejam, para que possamos explorar a partir do que ele domina.
Avaliação Diagnóstica
A Avaliação Diagnóstica é essencial para que saibamos o nível em que nosso aluno se encontra, se é Pré-Silábico, Silábico, Silábico-Alfabético, Alfabético ou Ortográfico. Assim, é imprescindível saber os aspectos dessa evolução para uma prática pedagógica consciente.
Penso que a Avaliação Diagnóstica não pode ser somente no início e término do ano letivo, mas sim a cada bimestre para que saibamos a evolução. A Avaliação de Conteúdo pode deixar lacunas no diagnóstico uma vez que naquele determinado dia o aluno poderia não estar bem. Porém, o que ele realmente aprendeu ele não "esquecerá" - com alguns deficientes intelectuais oscila muito a aprendizagem mas não significa que ela não exista e que não possa ser concreta e constante.
Ex.: Na avaliação há um item de reconhecimento do alfabeto onde anotamos cada letra conhecida. Na próxima avaliação, para encerramento do 1º Bimestre, será a mesma avaliação do início das aulas, assim podemos saber ao certo onde se encontra o nível de alfabetização de um bimestre para o outro. Temos o conhecimento de quando houve a mudança de nível e podemos intervir no momento exato.
Mas nesse meio termo a avaliação será diária e constante, não somente através de conteúdos, mas de diversos jogos e jogos adaptados (estando atento a concentração, atenção, companheirismo, obediência, respeito de regras, etc...) e atividades diversas como na hora da Educação Física. O Professor Regente tem que ter a sensibilidade de observar os dons e dificuldades de cada aluno nessa hora. É o momento de rever a Psicomotricidade Fina e Grossa , Lateralidade, Equilíbrio estático e dinâmico, Higiene Pessoal, Postura... Uma avaliação detalhada (com tudo registrado) e de diversas formas, com certeza auxilia o Professor mo seu Planejamento mas, é a maneira de se conhecer e ajudar o aluno na hora certa e no momento exato. Não podemos deixar nosso aluno passar despercebido em suas dificuldades por menor que elas sejam, para que possamos explorar a partir do que ele domina.
Avaliação Diagnóstica
A Avaliação Diagnóstica é essencial para que saibamos o nível em que nosso aluno se encontra, se é Pré-Silábico, Silábico, Silábico-Alfabético, Alfabético ou Ortográfico. Assim, é imprescindível saber os aspectos dessa evolução para uma prática pedagógica consciente.
Oie,Marciaa,menina muito chique esse blog,chique mesmo né?Adoro essas coisas.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho,acho ótima essa divulgação.
E a gente sabe que acaba sendo pouca,pelo tanto de trabalho que vc faz.
Que Jesus continue abençõando vc,bjos.
Obrigada!
ExcluirVolte sempre. Paz!!!
Adorei seu blog. Parabéns!!!Ficou ótimo!!!!
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirVolte sempre. Paz!!!
Estive por aqui e adorei. Ficarei ligada nas novidades.
ResponderExcluirParabéns!!
Na Educação não existe segredos ou fórmulas, existe é o amor verdadeiro pelo próximo.
Obrigada!
ExcluirVolte sempre. Paz!!!
Estive aqui para uma visita e gostei muito.
ResponderExcluirBoa sorte!!!
Siga em frente nessa caminhada.Que Jesus abençoe. Bjs
ola marcia adorei seu blog,continua assim porque vc e a pessoa batalhadora que eu ja vi parabéns te admiro muito!!!!!!!!
ResponderExcluirSogrinhaa!!!
ResponderExcluirLindinho seu blog, as fotos estão muito bacanas e interessantes também...
Que vc continue sempre tendo essa garra, vontade e prazer para trabalhar com seus alunos!
beijinhos.
Obrigada!
ExcluirVolte sempre. Paz!!!
Minha querida esta maravilhoso seu blog.Com certeza vou usá-lo em minha aula de geografia
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluirVolte sempre. Paz!!!