Letra: Joaquim Osório Duque Estrada
Música: Francisco Manuel da Silva
Hino Nacional Brasileiro Ilustrado – Parte l
Hino Nacional Brasileiro Ilustrado – Parte ll
Fonte: http://www.rota83.com/hino-nacional-brasileiro-ilustrado.html
Atividade: Livro da COPA 2010 para montar com a turma
- Clique nas imagens para ampliar!
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2010/05/atividade-livro-da-copa-2010-para.html
PROJETO COPA DO MUNDO DE 2010
Justificativa
.
O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações. O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de um campeão e, conseqüentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possui características específicas, sendo também permeado por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc.
O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo.
Objetivo Geral
Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
Objetivos Específicos
Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
Conhecer a história das copas.
Identificar cada país e os dias que jogam.
Respeitar e compreender o trabalho coletivo.
Período de Realização: Março a Junho de 2010
Metodologia
► Observação: Usar o laboratório de informática sempre que possível.
Sugestões de Trabalho
Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.
Temas Transversais
Ética: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.
Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador. / Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino
Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)
Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos.
Pode-se pedir que os alunos definam racismo, preconceito e discriminação e criem situações dramatizando esses conceitos para os colegas.
Peça aos seus alunos que tragam fotos de seus ídolos. Monte um mural com essas imagens. Verifique se há negros, orientais e representantes de diversas etnias. Avalie com a turma a porcentagem de ídolos brancos, negros e orientais. Quem tem mais destaque na TV?
Matemática
Jogo bem calculado
São muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas, impedimentos... A Matemática oferece as ferramentas necessárias para a turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeções.
Sugestões de atividades:
• Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times
• Identificação de formas geométricas no campo
• Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas - que podem ser reproduzidas numa maquete
• Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio.
• Análise das informações de tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer projeções estatísticas
• Criar problemas.
• Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bicampeão)
Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.
Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
Os reservas da seleção (função)
Agenda da copa
O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)
Língua Portuguesa
Papo mais coerente
Poucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O domínio da língua portuguesa ajuda a construir argumentos coerentes e a expressar as idéias com mais clareza e confiança.
Sugestões de atividades:
• Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual o significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo
• Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos
• Exercícios para desenvolver a argumentação, habilidade fundamental em qualquer conversa.
• O Hino Nacional - A letra do hino enfatizando as palavras que as pessoas mais erram; pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis.
• Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa).
• Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos, revistas, livros; leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles).
Língua Estrangeira
Campeonatos mundiais colocam em contato gente das mais diversas nacionalidades. O conhecimento de outros idiomas possibilita comunicação com essas pessoas e acesso aos universos culturais dos quais eles fazem parte.
Sugestões de atividades:
• Análise das expressões, imagens e gritos de guerra usados por torcedores das diferentes seleções.
• Busca em jornais e sites estrangeiros de notícias que falem sobre o desempenho do Brasil no maior torneio de futebol do planeta
• Pesquisa sobre as origens do futebol na Inglaterra, pátria mãe da língua inglesa.
• Criação de um site bilíngüe falando sobre o futebol brasileiro
História
Lances do passado
No Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural - com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.
Sugestões de atividades:
• Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional"
• Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção
• Interpretação de charges que falem sobre a relação entre política e futebol
• Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando por que ele não se mantém vivo em outros momentos.
• História das Copas
• Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)
• Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários
• Mãos de obra temporária que surge em razão da copa
• Retrospectiva das Copas
Geografia
O mundo num estádio
Muito antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignorava fronteiras. Os conhecimentos geográficos facilitam a interpretação dessas diferentes realidades que, a partir de maio, entrarão em campo.
Sugestões de atividades:
• Pesquisa sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos da África do Sul, o país-sede da Copa, para posterior comparação com os mesmos indicados brasileiros.
• Levantamento dos espaços - públicos e privados - usados para a prática do futebol na cidade de Anápolis.
• Confecção de um mapa com todos os países participantes da Copa, com destaque para o fuso horário de cada um. (o conceito de fuso horário).
• A Copa também da sentido ao mapa-múndi e a muitos nomes, fatos e conhecimentos geográficos e históricos. (quem já tinha ouvido falar na República dos Camarões antes de os "leões africanos" aparecem no cenário futebolístico, no Mundial de 1990); coloca no mesmo campo inimigos políticos (em 1998, os jogadores de Irã e Estados Unidos trocaram flores no gramado).
• Aproveitar a ocasião para explicar a dinâmica do sistema capitalista (a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico que vê tudo como mercadorias).
• Localização no mapa da sede da Copa
Ciências
Experiências de Campo
Já é tradição a Copa revelar novidades tecnológicas: Estádios ultra modernos, uniformes com fibra especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas, avanços em telecomunicações. Ótimas dicas para as aulas de
Ciências.
Sugestões de atividades:
• Demonstração de como as informações de imagem e som viajam de um ponto a outro do planeta.
• Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias.
• Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessários para um bom preparo físico?
• A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso.
• O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes; ••.
Artes
Explosão de criatividade
Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes. O Brasil vive um momento de grande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.
Sugestões de atividades:
• Análise dos mascotes das Copas, que retratam os países-sedes. Criação de um para representar o Brasil.
• Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas.
• Pesquisa de obras artísticas sobre o futebol (Cândido Portinari, um dos nossos maiores pintores, retratou um grupo de meninos disputando pelada em sua cidade natal "Futebol em Brodósqui").
• Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.
• Observação da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com o lugar que foram construídos.
• A Bandeira Brasileira - As bandeiras dos países que estão sediando a Copa - As bandeiras dos demais países
• Música de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol (É Uma Partida de Futebol - Skank), bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol•.
http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com/2010/02/esboco-do-projeto-copa-do-mundo-de-2010.html
Jogadores convocados para a Copa do Mundo 2010
Lista dos jogadores convocados para a Copa do Mundo 2010
Goleiros – Júlio César, Victor e GomesLaterais – Maicon, Daniel Alves, Michel Bastos e André Santos
Zagueiros – Lúcio, Juan, Luisão e Thiago Silva
Volantes – Gilberto Silva, Josué, Felipe Melo e Ramires
Meias – Kaká, Elano, Kléberson e Júlio Baptista
Atacantes – Luís Fabiano, Nilmar, Grafite e Robinho
Lista dos sete reservas
Alex – Chelsea (ING)Sandro – Internacional
Marcelo – Real Madrid (ESP)
Ronaldinho Gaúcho – Milan (ITA)
Paulo Henrique Ganso – Santos
Carlos Eduardo – Hoffenheim (ALE)
Diego Tardelli – Atlético-MG
http://copade2010.com/jogadores-convocados-para-a-copa-do-mundo-2010/
Copa do Mundo 2010
África do Sul
~~~~~~~~~~~~~~~~~
O mascote oficial da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul é um leopardo que se chama Zakumi, uma combinação de palavras em dialetos africano, como “ZA”, abreviação para África do Sul, mais “kumi”, forma escrita do número dez em alguns países do continente.
“Zakumi representa o povo, a geografia e o espírito da África do Sul, personificando a próxima Copa do Mundo da FIFA. Estamos certos de que teremos muita diversão com ele, que nos guiará durante a Copa das Confederações (a ser disputada em 2009) e no Mundial”, disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.
Fonte: http://copade2010.com/
Nesta época nosso país fica festivo,
todos torcendo pela seleção brasileira!
Podemos aproveitar para conhecer melhor o
continente africano.
Você poderá pesquisar no site da Nova Escola:
A período do Copa será de 11 de junho a 11 de julho de 2010
na África do Sul:
Podemos trabalhar a organização das tabelas,
bandeiras, localização dos países e etc:
Como os resultados, aproveite para preencher as chaves:
Imagens para colorir:
Clique para ampliar.
Organizado por Ivanise Meyer®
Muito legal, interessante e bonito seu blog.
ResponderExcluirParabéns! Adorei o projeto! Beijos
ResponderExcluirGostei muito do seu blog,pois ele traz várias sugestões que pode ser aplicada em sala de aula.Muito bom mesmo o seu trabalho na APAE
ResponderExcluirContinue sempre atuante
Oi minha querida
ResponderExcluirHoje no Estadual São José,na minha aula de geografia,aproveitei suas sugestões e usei para aplicar um trabalho,meus alunos adoraram
Um abraço
VC É DEMAIS!!!
ResponderExcluirsou supervisora de uma escola muito longeeee as suas atividades cairam como chuva em um dia quente e seco...
ResponderExcluirADOREI AS ATIVIDADES.
ResponderExcluirPARABÉNS! SEU TRABALHO É MARAVILHOSO.
ITAPEMA/SC