segunda-feira, 7 de março de 2011

Educação Física - Fundamental - 6º ao 9º

Proposta Curricular - CBC

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Educação Física do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano
 * Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos
 * Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos

Eixo Temático I
Esporte
TÓPICOS HABILIDADES Anos / C. Horária Anual
1. História 1.1. Conhecer a história de cada modalidade esportiva. 4 2

2. Elementos técnicos básicos 2.1. Identificar os elementos técnicos básicos de cada modalidade. 2 4 2
2.2. Executar os elementos técnicos básicos de cada modalidade. 2 2 5 4
2.3. Aplicar os elementos técnicos básicos de cada modalidade em situações de jogo. 2 2 2 5
3. Táticas das modalidades esportivas 3.1. Conhecer as táticas de cada modalidade. 2 2 5
3.2. Aplicar táticas em situações de jogo. 2 2
6
4. Regras 4.1. Conhecer os objetivos das regras de cada modalidade. 1 1 3
4.2. Modificar as regras de acordo com as necessidades do grupo, do material e do espaço. 3 2 1
4.3. Aplicar as regras em situações de jogo. 1 1 4 4
5. Riscos e benefícios da prática esportiva 5.1. Conhecer os benefícios da prática de cada modalidade esportiva. 1 1 4 4
5.2. Conhecer os riscos presentes em cada modalidade esportiva. 1 1 2 2
6. Diferença entre o esporte educacional, de rendimento e de participação 6.1. Compreender as diferenças entre os esportes: educacional, de rendimento e de participação.
1 1 1
6.2. Compreender o esporte como direito social.

2
6.3. Compreender a possibilidade do esporte como opção de lazer.
1 1 2
6.4. Diferenciar cooperação e hipercompetitividade no esporte.
1

6.5. Identificar o lúdico na prática esportiva. 1


7. Hidratação e vestuário nas práticas esportivas 7.1. Conhecer os efeitos da hidratação no organismo durante as práticas esportivas.

2
7.2. Aplicar os conhecimentos sobre a hidratação durante a atividade esportiva. 1 1 1 1
7.3. Compreender os benefícios do uso de vestuário adequado para a prática esportiva. 1 1 1 1
7.4. Identificar o vestuário adequado para a prática de cada modalidade esportiva. 1 1 1 1
8. A inclusão no esporte 8.1. Compreender o esporte na perspectiva de inclusão/exclusão dos sujeitos 1 2

8.2. Reconhecer as possibilidades corporais de pessoas portadoras de necessidades especiais nas práticas esportivas. 1 1 1 3
8.3. Compreender o esporte como espaço de respeito às diferenças. 1 1 1 1
8.4. Compreender as infl uências históricoculturais na participação da mulher no esporte. 1 1 1 2
9. A importância do esporte no desenvolvimento de atitudes e valores éticos e democráticos 9.1. Identificar o esporte como meio de superação de limitações dos sujeitos.
1

9.2. Reconhecer o potencial do esporte no desenvolvimento de atitudes e valores democráticos (solidariedade, respeito, autonomia, confiança, liderança). 1
1 2
9.3. Adotar atitudes éticas em qualquer situação de prática esportiva. 1 1 1 1
I - História
II - Fundamentos básicos
III - Estratégias de jogo
IV - Riscos e benefícios
V - Regras: significados
VI - Eventos: olimpíadas, campeonatos, passeios ciclísticos, caminhadas e maratonas
VII - Práticas esportivas vivenciadas na comunidade e em outras culturas
? Conhecer a história de cada modalidade esportiva.
? Identificar os fundamentos básicos de cada modalidade esportiva.
? Vivenciar os fundamentos básicos de cada modalidade.
? Aplicar os fundamentos básicos de cada modalidade em situações de jogo.
? Conhecer as estratégias básicas de jogo de cada modalidade.
? Conhecer os riscos e benefícios da prática de cada modalidade esportiva.
? Conhecer as regras de cada modalidade.
? Aplicar as regras em situações de jogo.
? Identificar os objetivos dos eventos esportivos.
? Identificar as diferentes formas de organização de eventos esportivos.
? Identificar as práticas esportivas presentes em sua comunidade.
2 2 2 2

Eixo Temático II

Temas: Jogos Populares, Jogos Esportivos, Jogos de Raquete, Jogos de Salão, Capoeira.
Jogos e Brincadeiras
TÓPICOS HABILIDADES Anos / C. Horária Anual
10. O brincar na vida dos sujeitos 10.1. Compreender a importância das brincadeiras na vida dos sujeitos. 1 1

10.2. Diferenciar jogos e brincadeiras de cada tema. 2 2

10.3. Conhecer a origem dos jogos e brincadeiras. 2


10.4. Vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema. 3 3 2 2
10.5. Identificar os jogos e brincadeiras da comunidade local. 2 2 1 1
10.6. Identificar as implicações dos jogos eletrônicos e computadorizados na vida dos sujeitos. 1 1

10.7. Identificar valores éticos nos jogos e brincadeiras.
2

11. (Re) construção de jogos e brincadeiras 11.1. (Re)construir jogos e brincadeiras. 3 2 1 1
11.2. (Re)criar espaços para a vivência de jogos. 3 2 1 1
11.3. (Re)criar materiais para a vivência de jogos e brincadeiras. 2 2 1 1
12. Origem e história da capoeira 12.1. Conhecer a origem e a história da capoeira. 1 1

12.2. Diferenciar a capoeira angola da capoeira regional. 1 1

13. Elementos básicos da capoeira 13.1. Identificar os elementos básicos da capoeira. 1 1 2
13.2. Vivenciar os elementos básicos da capoeira. 2 2 2 4

Eixo Temático III

Temas: Ginástica Geral, Ginástica de Solo, Movimentos Acrobáticos
Ginástica
TÓPICOS HABILIDADES Anos / C. Horária Anual
14. Origem e história da Ginástica 14.1. Conhecer a história dos temas estudados. 1 1

15. Características da Ginástica 15.1. Conhecer características de cada modalidade de ginástica. 1 1 2 2
15.2. Vivenciar elementos ginásticos de cada modalidade. 3 2 2 3
16. A Ginástica como promotora de saúde, lazer e qualidade de vida 16.1. Compreender os benefícios dos exercícios físicos na promoção da saúde e qualidade de vida; 1 1 1
16.2. Conhecer os riscos da atividade física mal orientada na adolescência.

1 1
16.3. Compreender a ginástica como possibilidade para vivência no lazer.

1
16.4. Compreender a relação entre exercício físico, crescimento e postura.
1 1 2
16.5. Compreender as causas da dor e da fadiga muscular no organismo durante e depois da prática da ginástica.

1
17. Alimentação e atividade física 17.1. Compreender a relação entre a alimentação e a prática de atividade física.
1 1 1
17.2. Compreender a importância da atividade física na prevenção e no tratamento da obesidade.


2
VIII ? Jogos e brincadeiras aquáticas
IX? Jogos de outras culturas
X - Tipos e características
XI - Práticas corporais da cultura oriental: caratê, muay thai, kung fu, aikido, tae kwon do, tai chi chuan, ioga, dentre outras
? Vivenciar jogos e brincadeiras no meio líquido.
? Conhecer jogos e brincadeiras de outras culturas.
? Diferenciar as características das modalidades.
? Vivenciar exercícios das diferentes modalidades.
? Identificar práticas corporais de outras culturas.
? Conhecer as características das práticas corporais de outras culturas.
? Compreender o processo de esportivização das práticas corporais.
4 4 4 4

Eixo Temático IV

Temas: Dança Criativa, Dramatização, Pantomima
Dança e Movimentos Expressivos
TÓPICOS HABILIDADES Anos / C. Horária Anual
18. Elementos constitutivos da dança: formas, espaço, tempo 18.1. Vivenciar os elementos constitutivos da dança. 1 1

18.2. Identificar os elementos constitutivos da dança. 1 1

19. O corpo na dança e nos movimentos expressivos 19.1. Vivenciar o movimento em diferentes ritmos. 1


19.2. Articular o gesto com sons e ritmos produzidos pelo próprio corpo, por diferentes objetos e instrumentos musicais. 1 1

19.3. Expressar sentimentos e idéias utilizando as múltiplas linguagens do corpo. 1 1 1 1
19.4. Conhecer as possibilidades do corpo na dança: impulsionar, dobrar, flexionar, contrair, elevar, alongar, relaxar, dentre outras. 1 1

19.5. Reconhecer as possibilidades corporais de pessoas portadoras de necessidades especiais na dança e nos movimentos expressivos.

1 1
20. Criação e improvisação 20.1. Vivenciar processos de criação e improvisação. 1 1 2 2
20.2. Compor pequenas coreografias a partir de temas, materiais ou músicas. 1 1 2 2
21. A diversidade cultural nas danças brasileiras 21.1. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança em nosso país.

1 2
21.2. Vivenciar diferentes manifestações culturais da dança. 1 1 1 1
22. Dança e mídia 22.1. Identificar estereótipos na dança.

2
22.2. Identificar a influência da mídia nas formas de dançar.


2
23. Dança como meio de desenvolvimento de valores e atitudes 23.1. Compreender a dança como meio de desenvolvimento de valores e atitudes (afetividade, confiança, criatividade, sensibilidade, respeito às diferenças, inclusão).
1

24. Dança e relações de gênero 24.1. Identificar a dança como possibilidade de superação de preconceitos. 1


24.2. Compreender as relações sociais entre homens e mulheres na dança. 1 1

XII - Características de cada modalidade de dança
XIII - A dança nos eventos escolares: festivais
? Identificar as características das danças e dos movimentos expressivos.
? Vivenciar a dança em eventos escolares.
2 2 2 2

Fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&id_objeto=38771&tipo=ob&cp=999999&cb=&n1=&n2=Proposta%20Curricular%20-%20CBC&n3=Fundamental%20-%206%BA%20ao%209%BA&n4=Educa%E7%E3o%20F%EDsica&b=s
Organizado por: Professora Marcia Valeria

4 comentários:

  1. Parabéns aos interessados em realizar um trabalho com a educação fisica de compromisso , atitude e resultados na escola!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora é a hora, atividade física é essencial para a saúde.
      Beijinhos...Paz!

      Excluir
  2. muito bom gostei sou professora de educação fisica e gosto de pratica esporte .

    ResponderExcluir

Seu comentário,ao final de cada atividade, é muito importante.
Tenha um dia abençoado! Paz!!!
Professora Marcia Valeria.

Inscreva-se no Canal, acione o sininho e deixe seu 👍
youtube.com/channel/UC30CdgxcO6XZPpufSUpjUDg

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores