SUGESTÕES DE AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS
1 - Avaliação Diagnóstica do 1º ano / Língua Portuguesa -
5 - Avaliação Diagnóstica do 3º ano /Matemática -
6 - Avaliação Diagnóstica do 4º ano / Língua Portuguesa -
7 - Avaliação Diagnóstica do 4º ano /Matemática -
8 - Avaliação Diagnóstica do 5º ano / Língua Portuguesa -
9 - Avaliação Diagnóstica do 5º ano /Matemática -
Matrizes:
1 -Matriz de Referência -1º ano /Língua Portuguesa -
2 -Matriz de Referência -2º ano / Língua Portuguesa -
3 -Matriz de Referência - 2º ano / Matemática -
4 -Matriz de Referência - 3ºano/ Língua Portuguesa -
5- Matriz de Referência - 3º ano/Matemática -
6- Matriz de Referência - 4º ano/Língua Portuguesa -
7- Matriz de Referência - 4º ano/Matemática -
8- Matriz de Referência - 5º ano/Língua Portuguesa-
9- Matriz de Referência - 5º ano/Matemática -
Mapa de Resultados:
1- Mapa de Rsultados - 1º ano/Língua Portuguesa -
2- Mapa de Resultados - 2º ano/Língua Portuguesa -
3- Mapa de Resultados - 2º ano/Matemática -
4- Mapa de Resultados- 3º ano/Língua Portuguesa -
5- Mapa de Reusltados- 3º ano/Matemática-
6- Mapa de Resultados- 4º ano/Língua Portuguesa -
7- Mapa de Resultados- 4º ano/Matemática -
9- Mapa de Resultados -5º ano/Matemática -
Retirado do Blogger Alfabetizar e Ir Além da alfabetização
Modelos de avaliação diagnóstica para a
1ª fase do 1º ciclo
Avaliação Diagnóstica
O que é?
O conceito de avaliação diagnóstica não recebe uma definição uniforme de todos os especialistas. No entanto pode-se, de maneira geral, entendê-la como uma ação avaliativa realizada no início de um processo de aprendizagem, que tem a função de obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes com vista à organização dos processos de ensino e aprendizagem de acordo com as situações identificadas.
Quais são seus objetivos?
Fundamentalmente identificar as características de aprendizagem do aluno com a finalidade de escolher o tipo de trabalho mais adequado a tais características. Ou seja, a avaliação diagnóstica coloca em evidência os aspectos fortes e fracos de cada aluno, sendo capaz de precisar o ponto adequado de entrada em uma seqüência da aprendizagem, o que permite a partir daí determinar o modo de ensino mais adequado. Com esse tipo de avaliação previne-se a detecção tardia das dificuldades de aprendizagem dos alunos ao mesmo tempo em que se busca conhecer, principalmente, as aptidões, os interesses e as capacidades e competências enquanto pré-requisitos para futuras ações pedagógicas.
Quais as suas características?
Uma das mais importantes características da avaliação diagnóstica é o seu aspecto preventivo, já que ao conhecer as dificuldades dos alunos no início do processo educativo, é possível prever suas reais necessidades e trabalhar em prol de seu atendimento. Uma outra característica refere-se a possibilidade que a avaliação diagnóstica tem de determinar as causas das dificuldades de aprendizagens persistentes em alguns alunos.
Para que servem os seus resultados?
As informações obtidas podem auxiliar as redes de ensino bem como as unidades escolares, a planejar intervenções iniciais, propondo procedimentos que levem os alunos a atingir novos patamares de conhecimento. Ou seja, seus resultados servem para explorar, identificar, adaptar e predizer acerca das competências e aprendizagens dos alunos.
Retirado do Portal CAED
Fonte: http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/search/label/Avalia%C3%A7%C3%A3o%20Diagn%C3%B3stica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário,ao final de cada atividade, é muito importante.
Tenha um dia abençoado! Paz!!!
Professora Marcia Valeria.
Inscreva-se no Canal, acione o sininho e deixe seu 👍
youtube.com/channel/UC30CdgxcO6XZPpufSUpjUDg