Ninguém melhor que Paulo Freire para ser nomeado o patrono da pior educação do mundo.
Quem já leu pelo menos um de seus livros sabe o quanto a escrita dele é ruim. Não que ele seja um intelectual que escreve de forma difícil. Ele simplesmente não sabe escrever! É uma linguagem confusa, ele inventa palavras, repete mais de 10 vezes o mesmo termo numa página só e escreve frases óbvias, como: "não há professor sem aluno" ou "quem ensina, ensina alguma coisa a alguém."
Além do fato de ele fazer questão de citar supostas autoridades de ensino, como Lênin, Che Guevara, Fidel Castro, Mao e Karl Marx.
Alguém poderia me explicar essa tara de Paulo Freire por ditadores assassinos?
Obviamente, antes de ler seus livros, eu não sabia de nada disso, então como uma boa estudante de pedagogia, peguei para ler.
Seus livros 'Pedagogia da Autonomia' e 'Pedagogia do Oprimido' têm por volta de 200 páginas. Bem finos. Mas levei quase três meses para terminá-los de tão ruim que são.
Veja as frases e divirta-se:
REFERÊNCIAS:
"É preciso que pelo contrário, desde os começos do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado." (Paulo Freire; Pedagogia da Autonomia; 51ª edição; Editora Paz & Terra; página 25)
"Na verdade, não há eu que se constitua sem um não-eu. Por sua vez, o não-eu constituinte do eu se constitui na constituição do eu constituído. Desta forma, o mundo constituinte da consciência se torna mundo da consciência, um percebido objetivo seu, ao qual se intenciona." (Paulo Freire; Pedagogia do oprimido; 58ª edição; Editora Paz & Terra; página 99)
"Esta é a razão pela qual o animal não animaliza seu contorno para animalizar-se, nem tampouco se desanimaliza." (Paulo Freire; Pedagogia do oprimido; 58ª edição; Editora Paz & Terra; página 124)
"Não temo dizer que inexiste validade no ensino em que não resulta um aprendizado em que o aprendiz não se tornou capaz de recriar ou de refazer o ensinado, em que o ensinado que não foi apreendido não pode ser realmente aprendido pelo aprendiz.” (Paulo Freire; Pedagogia da Autonomia; 51ª edição; Editora Paz & Terra; página 26)
“Na verdade, seria incompreensível se a consciência de minha presença no mundo não significasse já a impossibilidade de minha ausência na construção de minha presença.” (Paulo Freire; Pedagogia da Autonomia; 51ª edição; Editora Paz & Terra; página 20)
“Tenho pena e, às vezes, medo, do cientista demasiado seguro da segurança...” (Paulo Freire; Pedagogia da Autonomia; 51ª edição; Editora Paz & Terra; página 62)
“Ao ser produzido, o conhecimento novo supera outro que antes foi novo e se fez velho e se “dispõe” a ser ultrapassado por outro amanhã. Daí que seja tão fundamental conhecer o conhecimento existente quanto saber que estamos abertos e aptos à produção do conhecimento ainda não existente.” (Paulo Freire; Pedagogia da Autonomia; 51ª edição; Editora Paz & Terra; página 30)
"Uma unidade epocal se caracteriza pelo conjunto de idéias, de concepções, esperanças, dúvidas, valores, desafios, em interação dialética com seus contrários, buscando plenitude. A representação concreta de muitas destas idéias, destes valores, destas concepções e esperanças, como também os obstáculos ao ser mais dos homens, constituem os temas da época." (Paulo Freire; Pedagogia do oprimido; 58ª edição; Editora Paz & Terra; página 128)
“Somente na medida em que os produtos que resultam da atividade do ser “não pertençam a seus corpos físicos”, ainda que recebam o seu selo, darão surgimento à dimensão significativa do contexto que, assim, se faz mundo.” (Paulo Freire; Pedagogia do oprimido; 58ª edição; Editora Paz & Terra; página 127)
“Sem ele [o diálogo], não há comunicação e sem esta não há verdadeira educação. A que, operando a superação da contradição educador-educandos, se instaura como situação gnosiológica, em que os sujeitos incidem seu ato cognoscente sobre o objeto cognoscível que os mediatiza.” (Paulo Freire; Pedagogia do oprimido; 58ª edição; Editora Paz & Terra; página 115)
“O ponto de partida deste movimento está nos homens mesmos. Mas, como não há homens sem mundo, sem realidade, o movimento parte das relações homens-mundo. Dai que este ponto de partida esteja sempre nos homens no seu aqui e no seu agora que constituem a situação em que se encontram ora imersos, ora emersos, ora insertados.” (Paulo Freire; Pedagogia do oprimido; 58ª edição; Editora Paz & Terra; página 103)
Fonte: http://www.jenifercastilho.com/2017/08/tente-nao-rir-frases-de-paulo-freire.html?fbclid=IwAR08ewtcrp9PFq8g0rq0COIaqpjO5UB9x44stJMtldv9WoXNwzFodD2nEOc
Graças a Deus esse animal não animal que não sabe que não aprende que não ensina morreu e nasceu ou será que nunca existiu é um filho de uma puta.
ResponderExcluirExcelente texto! Uma piada esse Paulo Freire, o verdadeiro Patropi kkk. Um discursinho tolo mediante jogo de palavras entediante e que se sobrepõe ao significado, chato e hipócrita. Pe José de Anchieta, o verdadeiro patrono da educação no Brasil.
ResponderExcluirObrigada pela interação e volte sempre!
ResponderExcluirPaz!!!
Boa Tarde! Na verdade se libertar para Paulo Freire, está relacionado ao processo de evolução do cidadão, que passa a ser dono do seu futuro. E não ficar preso às amarras empresariais. Analisar Paulo Freire sem levar em conta a falta de investimentos dos governos estaduais em infraestrutura, é muito raso. Onde ficam as escolas públicas de referência?Quantas são? Quantos têm acesso a elas? Muitos estão generalizando sem realmente conhecer a fundo ou ignorar o sucateamento da educação nos governos militares, com a implantação do MOBRAL (objetivo tirar o Brasil do mapa do analfabetismo) cursos supletivos ( hoje existem cursos superiores em três anos). Somando-se a isso os subsídios para as escolas privadas.
ExcluirDiumes tem realmente um professor, vivas aos analfabetos funcionais do nosso país
ResponderExcluirBla...blá ...bluuuuu... bleeee... Impressionante... Ou ele era um ser super evoluído e beeeemmmm à frente do seu tempo, com uma linguagem avançada... Ou não tinha ideia do que escrevia e falava... Ou eu sou muiiiiito tapado... Ou não... Ou sim... Quem sabe??? Vai saber né??? Mas se for comparar com as letras de algumas músicas, dá pra entender como ele escreveu e publicou livros... Bia ..buá ..buá...
ResponderExcluirPTa que pariu!
ResponderExcluirCom certezas, tá ardeno nas profundezas com o tridente do cão socado em seu ânus.
PTa que pariu!
ResponderExcluirCom certezas, tá ardeno nas profundezas com o tridente do cão socado em seu ânus.
E ainda acham ruim criticar suas ideias.
ResponderExcluirIsso é o dá achar q entende Hegel.
ResponderExcluirCaramba e a Dilma falando.... Agora entendi tudo....kk
ResponderExcluirA Dilma está humilhada!
ResponderExcluirA Dilma está humilhada!
ResponderExcluirQue pena que a educação ao qual foi exposta, te impossibilite de compreender o que os gringos, com sua educação muito melhor que a nossa, compreenderam facilmente. Mas esforce para fazer a sua parte, estude, contribua, quem sabe um dia você não chegue ao menos aos pés de Paulo Freire. Aliás, indico reportagem do Le Monde Diplomatique que valida ao que disse a um bolsonarista há alguns anos, Paulo Freire é para os filhos dos ricos, para os filhos dos pobres, fica essa educação desqualificada... Que formou pessoas como você. Sinto muito em ver uma "professora" se envergonhar publicamente dessa forma. Melhore, supere Paulo Freire. Desafio.
ResponderExcluirhttps://diplomatique.org.br/bolsonaro-para-os-pobres-paulo-freire-para-os-ricos/
já superou. Garanto que nem se esforçou p isso.kkkk
ExcluirHahahahaha, publique o comentário, se tiver coragem... Claro.
ResponderExcluirBoa noite.
Passou vergonha discipulo de jumento... achou que estava arrasando ao desafiar e saiu humilhado... não só publicou seu comentário como permitiu ver claramente que discípulo de Jumento, Jumento é... longe dos pés desse PF já é possível sentir o cheiro ruim da sua produção anal escrita...
ExcluirNão passa de um imbecil que tenta, ao usar palavras comuns embaralhadas sem sentido, fazer parecer algo novo, sofisticado e inteligente, que só encontra admiradores se estes forem muito mais desprovidos de inteligência que este jumento.
ResponderExcluirBatem palmas com vergonha de dizerem que não entenderam nada🙄🙄
Ele foi sem a menor sombra de dúvida, um doutô em Pleonasmo Redundante Vicioso e inigualável plagiador!
ResponderExcluirAs leituras de livros/ textos de Paulo Freire que fui obrigada a ler na Universidade sempre me entediava, nao encontrava nenhum subsídio que fosse interessante para minha formação docente, Ainda bem que recorri a outras fontes bem mais interessante que contribuíram muito de forma positiva para a minha formação docente.
ResponderExcluirBoa noite, Reporter V!
ResponderExcluirPassou pela sua cabecinha que eu não publicaria esse comentário sem nexo no intuito de me ofender? Se equivocou! Primeiro, não sou fruto da geração Paulo Freire e sim do Regime Militar. Precisa de mais alguma coisa? Segundo, minha geração foi ALFABETIZADA, teve Educação Acadêmica (escola) e Moral (família), ao contrário da geração P.F., bando de analfabeto funcional, imoral. E para finalizar, te indico o livro: O Mínimo que Você Precisa Saber para não Ser um Idiota, Olavo de Carvalho. Fica pa paz!
Sinto inveja sua pois peguei o início da geração Paulo Freire e vejo a diferença cultural entre a geração dos meus pai e a atual.
ExcluirQuando criança e não sabendo ler, eu pegava um livro e falava palavras sem nexo e conseguia enganar as outras crianças....
ResponderExcluirLecionei por 42 anos e esse " grande filosofo" infelizmente destruiu gerações.
ResponderExcluirSensacional seu blog, elegante e esclarecedor . Gostei muito 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
ResponderExcluirObrigada! Volte sempre!!! 😉
ExcluirObrigada, a todos pela interação e voltem sempre!
ResponderExcluir