CLIQUE NO PLAY

CLIQUE NO PLAY - WEB RÁDIO CONEXÃO.NET

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Alunos Desmotivados !!!!!

 



Como Lidar com Alunos Desmotivados 
 
Esse é um problema realmente difícil de resolver e você não está sozinho diante do dilema. Colegas de todas as áreas e de todos os níveis de ensino se defrontam com ele. Antes de conhecer alguns procedimentos é importante compreender o que é motivação e como ela se constrói.
Alguns alunos não se envolvem em uma ou outra atividade. Outros se fecham completamente ao saber, não querem participar e nada fazem para aprender. O psicólogo José Aloyseo Bzuneck, da Universidade Estadual de Londrina, afirma que esses casos extremos se desenvolvem a partir de situações aparentemente sem importância (um jovem desligado ou inquieto, por exemplo). "Por isso, o professor deve observar atentamente o aluno e fazer intervenções sempre que qualquer tipo de desinteresse aparecer", recomenda Bzuneck.


Principais causas

A falta de motivação é causada por características pessoais do aluno e contexto da escola. O medo do fracasso e a forma de encará-lo; a falta de clareza sobre os objetivos da aprendizagem; e a não satisfação das expectativas são alguns dos motivos de ordem pessoal.
Além deles, existem as influências de pais, colegas e grupos sociais, mais as experiências anteriores de cada um. Junte-se a isso o ambiente da escola e da sala de aula para o desenvolvimento das atividades, como a organização, a interação com o professor e a avaliação. É aí que o educador pode intervir.


Dicas práticas
Independentemente da disciplina ou série, é possível manter alto o nível de motivação adotando as posturas a seguir.
Mostre-se entusiasmado com os conteúdos e as competências que está ensinando.
Desperte a curiosidade destacando a relação do conteúdo com fatos corriqueiros.
Oriente a aprendizagem para a compreensão dos fenômenos, não para a memorização.
Elabore atividades que mostrem como o aluno evolui.
Use um ritmo que permita que todos acompanhem o encadeamento de ideias.
Mude a estratégia ao perceber que os alunos não aprenderam.
Estabeleça metas realistas e explique detalhadamente os objetivos, combinando regras.
Dê pistas de como superar as dificuldades sem revelar de imediato a solução.
Evite avaliações negativas, comparativas e ameaçadoras da auto-estima da turma.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br – Revista Nova Escola

www.webradioconexao.net curta no facebook https://www.facebook.com/emconexaocomomundo/

www.webradioconexao.net  curta no facebook https://www.facebook.com/emconexaocomomundo/
Clique na imagem e conheça nosso site.

Contadores

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.
"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.