quinta-feira, 21 de abril de 2016

Tudo sobre a chuva de meteoros Líridas 2016 - aguardando...

Professora Marcia Valeria: AMO VER CHUVAS DE METEOROS, AGUARDANDO!!! HUHUHUHU


20/04/16 - É na última quinzena de abril que acontece a chuva de meteoros Líridas! E aí, já está preparado(a)?

20/04/16 - É na última quinzena de abril que acontece a chuva de meteoros Líridas! E aí, já está preparado(a)? 

Todos os anos, entre os dias 16 e 25 de abril, acontece a chuva de meteoros Líridas, mas é nos dias 21 e 22 de abril que ocorre seu pico, ou seja, o momento em que a maior quantidade de meteoros risca o céu!

A chuva de meteoros Líridas é resultado da passagem da Terra pelos rastros de detritos deixados pelo cometa Thatcher C/1861 G1. Nessa época do ano, o nosso planeta passa justamente nessa esteira de poeira desse antigo cometa, o que atrai os pequenos fragmentos que penetram em nossa atmosfera, criando as magníficas "estrelas cadentes", como são popularmente conhecidos os meteoros.

Não deixe de conferir nossa matéria sobre o mito da Lua Verde, que está tomando conta da internet. E não se esqueçam: está acontecendo a Mini Lua de 2016!


Como observar a chuva de meteoros Líridas 2016?

Seja pra observar essa ou qualquer outra chuva de meteoros, a regra é a mesma: buscar um lugar com o mínimo de poluição luminosa possível, longe de luzes que podem atrapalhar a nossa observação.

O radiante (região do céu onde os meteoros parecem se originar) encontra-se ao lado da constelação de Lira, o que justifica o nome da chuva. Pouco antes do amanhecer, por volta das 04h00 da madrugada, olhe para a direção norte do céu, e encontre a estrela Vega (como mostra a imagem abaixo).

radiante da chuva de meteoros Liridas 2016
Radiante da chuva de meteoros Líridas. Neste momento, por volta das 04h00 da madrugada,
a Lua estará à esquerda, em direção ao poente próxima do horizonte oeste.
Créditos: STELLARIUM / Galeria do Meteorito

Quanto mais ao norte do Brasil você estiver, melhor será sua observação da chuva Líridas. Em São Paulo, por exemplo, seu radiante se encontra muito próximo do horizonte, o que dificulta um pouco sua observação.

Nenhum equipamento é necessário, já que os meteoros riscam uma grande extensão do firmamento em questão de instantes. Telescópios ou binóculos iriam apenas atrapalhar a nossa observação.

Antes de continuar lendo essa matéria, se você puder, curta nossa página no Facebook para dar um apoio ao nosso trabalho. É só clicar em curtir, e você já estará nos ajudando:

Quantos meteoros poderemos ver? A Lua pode atrapalhar a observação?

O pico da chuva de meteoros Líridas costuma gerar cerca de 15 meteoros por hora, e em alguns anos, esse número pode chegar a 100 meteoros por hora. Infelizmente, por conta da Lua Cheia (também no dia 22 de abril), a quantidade de meteoros será menor, já que a luz do luar ofuscará o brilho tênue dos meteoros. Somado a isso, se você estiver em uma cidade grande, as condições de observação serão muito ruins, e apenas meteoros muito brilhantes (como os bólidos/bolas de fogo) é que poderão ser vistos.

Para nossa sorte, dentro de alguns dias teremos a chuva de meteoros Eta Aquaridas, que além de ser mais intensa (cerca de 50 meteoros por hora), não terá interferência da Lua, que estará praticamente na fase Nova. O céu estará bem escuro, e teremos uma das mais excelentes chuvas de meteoros do ano!

Chuva de meteoros Liridas registrada pela NASA
Chuva de meteoros Liridas registrada pela NASA.
Créditos: NASA / MSFC / D. Moser

Curiosidade sobre a chuva de meteoros Líridas: na verdade, ela deveria se chamar "Herculidas", e não "Líridas", pois seu radiante fica na constelação de Hércules. Essa chuva foi nomeada e identificada no século 19, quando a UAI (União Astronômica Internacional) ainda não havia adotado "oficialmente" a configuração das constelações, o que ocorreu somente em 1922.


Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Líridas 2016

Em parceria com o Observatório Slooh, o site Galeria do Meteorito disponibilizará imagens em tempo real de câmeras instaladas em regiões remotas do globo, para que você acompanhe a chuva de meteoros Líridas 2016 ao vivo, mesmo que o tempo esteja nublado em sua cidade. Para não perder esse e outros eventos, clique aqui e confirme sua presença em todos, assim você recebe uma notificação quando eles estiverem próximos! Para ser redirecionado(a) para a transmissão ao vivo da chuva de meteoros Líridas 2016, clique aqui!


Um pouco mais sobre a chuva de meteoros Líridas

Uma das razões que faz a chuva de meteoros Líridas ser uma das mais famosas, é o fato dela nos surpreender de tempos em tempos, criando grandes "outbursts", ou seja, um grande aumento abrupto na quantidade de meteoros. Sempre existe a possibilidade de surgir uma quantidade de aproximadamente 10 meteoros riscarem o céu, como ocorreu na Grécia em 1922, no Japão em 1945 e nas Américas em 1982.

Confúcio -  pintor Wu Daozi entre  685-758
Pintura de Confúcio,
feita por Wu Daozi entre  685-758
Créditos: Wikimedia Commons / Wu Daozi
A chuva de meteoro Líridas é uma das mais antigas chuva de meteoros relatadas em documentos antigos, que datam cerca de 2.700 anos atrás.

China antiga já observava a chuva Líridas em 687 a.C., e a descrevia como algo que "caia como chuva". O data desses documentos antigos coincidem com o Período das Primaveras e Outonos, entre 771 e 476 a.C, que é associado ao renomado pensador chinês Confúcio, conhecido popularmente pelo seu ditado: "Não faças aos outros o que não queres que façam a ti". Será que o grande professor e filósofo Confúcio observou a histórica chuva de meteoros Líridas?

O cometa Thatcher e sua aparência desconhecida...

Como foi dito anteriormente, o cometa Thatcher (C/1861 G1) é o responsável pela chuva Líridas, que ocorre sempre na mesma época do ano, quando a Terra passa pelos rastros deixados durante sua passagem por aqui. Mas por conta de sua órbita de 415 anos (tempo levado para completar uma volta ao redor do Sol), não temos nenhuma fotografia desse incrível cometa!
A última vez que ele passou pelo Sistema Solar interior, em 1861, o processo e os equipamentos fotográficos ainda não haviam sido espalhados pelo mundo. Mas não se preocupe, pois na próxima vez que o cometa Thatcher passar por aqui, nós iremos fotografá-lo incansavelmente. A parte chata da história é que a nossa geração não estará mais aqui na Terra, afinal, o cometa Thatcher só passará por aqui novamente em 2276...


http://www.galeriadometeorito.com/2016/04/tudo-sobre-chuva-de-meteoros-liridas-2016.html#.VxmwU9QrI_4

Dia 21 de Abril, DIA DAS POLÍCIA CIVIL E MILITAR. DIA DE TIRADENTES , PATRONO DAS POLÍCIAS. PARABÉNS!



Polícia Militar do Brasil

No Brasil, as Polícias Militares estaduais são as 27 forças de segurança pública que têm por função a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, com exclusividade no policiamento ostensivo, no âmbito dos estados (e do Distrito Federal).[4]Subordinam-se administrativamente aos governadores[4] e são, para fins de organização, forças auxiliares e reserva do Exército Brasileiro, e integram o sistema de segurança pública e defesa social do Brasil, ficando subordinadas às Secretarias de Estado da Segurança em nível operacional. São custeadas por cada estado-membro e, no caso do Distrito Federal, pela União[5] .
Seus integrantes são denominados militares estaduais,[6] assim como os membros dos Corpos de Bombeiros Militares, sendo, dessa forma subordinados, quando em serviço, à Justiça Militar estadual.

Origens

Até o início do século XIX não existiam instituições policiais militarizadas em Portugal (o Brasil ainda era apenas uma colônia), e a Coroa Portuguesa fazia uso de unidades do exército quando necessário. A primeira corporação com essas características foi a Guarda Real de Polícia de Lisboa, criada pelo Príncipe Regente D. João em 1801;[7] [8] tomando-se por modelo a Gendarmaria Nacional (em francêsGendarmerie Nationale) da França, instituída em 1791.
O conceito de uma gendarmaria nacional surgiu após a Revolução Francesa, em consequência da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, na qual se prescrevia que a segurança era um dos direitos naturais e imprescindíveis; contrapondo-se à concepção vigente, de uma força de segurança voltada unicamente aos interesses do Estado e dos governantes.
Com a vinda da Família Real para o Brasil, a Guarda Real de Polícia permaneceu em Portugal; sendo criada outra equivalente no Rio de Janeiro, com a denominação de Divisão Militar da Guarda Real de Polícia do Rio de Janeiro, em 13 de maio de1809.
legislação imperial registra a criação de outros Corpos Policiais nas províncias. Em 1811 em Minas Gerais1818 no Pará, em1820 no Maranhão, e em 1825 na Bahia e em Pernambuco.
O “Corpo” de Minas não era um corpo de tropas (unidade militar), mas apenas um pequeno grupamento com vinte policiais, possivelmente não militarizados. Os Corpos de Polícia do Pará e do Maranhão pertenciam a uma região com administração independente; não sendo encontradas mais informações sobre suas estruturas. Os Corpos Policiais da Bahia[9] e de Pernambuco[10] eram realmente tropas militarizadas, pois consta no documento de criação que deveriam ser constituídos com estados maiores, companhias de infantaria, e de cavalaria; e que seus uniformes[11] seriam semelhantes ao usado pelo Corpo de Polícia da Corte.
Com a abdicação de D. Pedro I em abril de 1831, a Regência realizou uma grande reformulação nas forças armadas brasileiras. As Milícias e asOrdenanças foram extintas,[12] e substituídas por uma Guarda Nacional.[13] A Guarda Real da Polícia do Rio de Janeiro foi também extinta,[14] e em seu lugar foi autorizado a formação de um Corpo de Guardas Municipais Voluntários;[15] sendo igualmente permitido às províncias criarem corporações assemelhadas, caso julgassem necessário.
Tudo isso devido ao temor de sublevações armadas e a subversão dos poderes constituídos. Até mesmo o Exército Imperial (antiga designação do Exército Brasileiro) esteve sob ameaça de desmobilização, pois se acreditava que instituições de defesa formadas por cidadãos comuns seriam mais confiáveis que tropas profissionais.

Forças Policiais das Províncias

Com a morte de D. Pedro I em 1834, afastou-se em definitivo o receio de um possível retorno do antigo monarca, e o temido realinhamento com Portugal. Ocorrendo-se então, a rejeição e o afastamento dos extremismos, e efetivando-se uma reforma constitucional; na qual sobreveio uma relativa descentralização político-administrativa, sendo instituídos Corpos Legislativos nas províncias. Com esse redirecionamento político, o Legislativo é que passou a fixar, anualmente, e sobre informação do Presidente da Província, as forças policiais respectivas.[16] As Guardas Municipais foram lentamente desativadas (algumas permaneceram até a Guerra do Paraguai) e transformadas ou substituídas por Corpos Policiais. A mudança não foi apenas uma troca de denominação, mas de fato uma completa reestruturação do aparato policial existente.
Guarda MunicipalCorpo Policial
Subordinada ao juiz de paz,
e este ao Ministro da Justiça.
Subordinado ao Presidente da Província,
e indiretamente ao Ministério da Guerra.
Jurisdição restrita aos distritos de paz.Jurisdição sobre toda a Província.
Proibida de se reunir, sob pena de
ser punida por reunião ilícita (conspiração).
Tropa aquartelada.
Formação paramilitar.Formação militar modelada no Exército.
Efetivo cadastrado, principalmente
pelas paróquias do município.
Efetivo recrutado voluntariamente,
ou forçado, nos momentos de crise.
O guarda municipal possuía outra ocupação
principal, e não deveria receber tarefas que o
distanciasse muito de sua residência.
A ocupação era profissionalizante, e o efetivo
podia ser destacado, temporariamente ou em
definitivo, para qualquer região da Província.
O guarda somente recebia pagamento quando
mobilizado por mais de três dias consecutivos de serviço.
O efetivo era assalariado às expensas da Província.
Pela formação e estrutura, os corpos policiais são os que mais se aproximam das atuais policiais militares; legítimos antecessores, com as quais possuem ligação direta e ininterrupta. Durante e após a Guerra do Paraguai, os Corpos Policiais por muito pouco não sofreram completa extinção, inicialmente por falta de efetivos, enviados para a guerra como parte dos Voluntários da pátria, e posteriormente pela carência de recursos financeiros. Entretanto, foi justamente a guerra que lhes deu uma relativa homogeneidade nacional, fortaleceu o espírito de corpo, e estabeleceu os fortes vínculos com o Exército que duram até os dias de hoje.

Corpos de Voluntários da Pátria

Praticamente todos os antigos Corpos de Polícia forneceram efetivo para a Guerra do Paraguai,
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADcia_Militar_do_Brasil
Polícia Militar
Brasão Nacional PPMM.PNG
Emblema nacional das polícias militares.[1]
País Brasil
SubordinaçãoGovernos Estaduais
MissãoGendarmaria
DenominaçãoForça Auxiliar e Reservado Exército Brasileiro
SiglaPM ou BM
Criação1834
Aniversários21 de abril
PatronoJoaquim José da Silva Xavier - Tiradentes
História
Guerras/batalhas1835 - Guerra dos Farrapos
1835 - Revolta dos Malês
1835 - Cabanagem
1838 - Balaiada
1842 - Revolução Liberal
1848 - Revolta Praieira
1851 - Ronco da Abelha
1864 - Guerra do Paraguai
1874 - Quebra-Quilos
1874 - Revolta dos Muckers
1893 - Revoltas da Armada
1893 - Revolução Federalista
1893 - Guerra de Canudos
1899 - Revolução Acriana
Combate ao Cangaço
1912 - Guerra do Contestado
1914 - Sedição de Juazeiro
1922 - Revolta Tenentista
1924 - Revolta de 1924
1925 - Coluna Prestes
1930 - Revolução de 1930
1932 - Revolução de 1932
1935 - Intentona Comunista
Guerra de Guerrilhas
Combate ao Narcotráfico
Logística
EfetivoAproximadamente 500.000[2]
Insígnias
Distintivo[3]Insignia PM.PNG

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.