segunda-feira, 29 de junho de 2015

Jogos e Brincadeiras para as Férias Escolares 2015.



Férias Escolares - Jogo 5 Marias

Jogo 5 pedrinhas

Um brinquedo à moda antiga.

Hoje em dia existem muitos brinquedos prontos e lindos, mas acredito que resgatar brinquedos e brincadeiras de antigamente é manter viva a história de um povo, além de aguçar a imaginação.

Criar e recriar brinquedos e brincadeiras é um exercício bastante rico para as crianças. Sem contar, que o "FAZER" é muito importante para o desenvolvimento criativo. Pensando nisso, resolvi fazer uma postagem sobre o Jogo das 5 Marias, uma das antigas brincadeiras que rende momentos de pura alegria para a família toda.

Neste caso, fiz saquinhos coloridos com arroz, mas você pode colocar areia ou outras sementes.

Veja como fazer:

# comofazerjogo5marias

Materiais Necessário:

  • 5 tipos de retalhos de tecido. 
  • Arroz

Como Fazer:


1- Corte 10 retângulos de retalho no tamanho de 3 cm por 4 cm, sendo 2 de cada tipo de tecido.

# brincadeira5marias


2- Costure os pares, avesso com avesso, somente os três lados do retângulo à mão ou máquina.


# Brincadeiradecriança
3- Enche-os com arroz, e costure a mão o último lado do retângulo.




# saquinho5marias




4 - Agora que os cinco saquinhos estão prontos, faça um saco maior de tecido de 12 cm por 12 cm, para guardá-los, e se desejar personalizar o brinquedo escreva o nome da criança com uma caneta para tecido.






#jogodaspedrinhas

Como jogar:

1- As 5 Marias são lançadas no chão ou em uma mesa.

2- Jogue uma delas para o alto e com a mesma mão, pegue uma das outras quatro que ficaram no solo e tente recuperar a que está no ar sem deixá-la cair. 

3-A seguir, jogue novamente uma das Marias para o alto e segure duas delas, antes de agarrar a que está no alto. E assim por diante, até apanhar as quatro de uma vez.

4- Para finalizar, faça uma ponte com a mão esquerda apoiada pelas pontas do polegar e do indicador. Jogue uma peça para cima e passe outra rapidamente por baixo da ponte e pegue a que está no ar. Quem erra perde a vez e depois retorna de onde parou.

É possível criar as próprias regras ou mesmo jogar com pedrinhas. 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Com uma mão só
Pegando do chão
  1. Espalhe os cinco saquinhos (ou pedrinhas) no chão. O melhor jeito é jogá-los para cima e deixar cair de qualquer jeito, sem que fiquem muito longe um do outro.
  2. Escolha um saquinho, jogue-o para cima e pegue outro do chão com a mesma mão. Você precisa ser rápido o bastante para conseguir pegar o primeiro na volta.
  3. Jogue os que estão na mão para o alto e, sem deixá-los cair, tente pegar mais um. Continue até que esteja com os cinco na mão.
  4. Agora que conseguiu, tente fazer diferente: em vez de pegar um saquinho por vez enquanto o que jogou para cima não cai, você tem que pegar mais de um por vez.
  5. Comece tentando pegar dois de cada vez. Lembre-se que não pode deixar cair nenhum dos que estão na mão enquanto pega os próximos. Conseguiu? Agora tente pegar dois saquinhos na primeira vez e três na segunda. Por fim: jogue um para cima e tente pegar os quatro restantes de uma vez só!
cinco-marias toc-toc
Jogando no chão
  1. A partir de agora, o jogo muda: em vez de começar com as cinco marias no chão, você começa com todas elas na sua mão.
  2. Jogue uma para cima, deixe as outras quatro caírem e pegue de novo a primeira. Recolha todas.
  3. Jogue uma para cima, deixe três no chão e pegue a primeira antes de cair. Você vai ficar com duas na mão. Jogue uma para cima, deixe uma cair e pegue a primeira de novo.
  4. Recolha as cinco para continuar. Agora, jogue uma para o alto e coloque no chão apenas uma por vez, até sobrar apenas uma.
cinco-marias início
Beijinho
  1. Para deixar a brincadeira mais divertida, repita a primeira fase (Pegando do chão), só que, cada vez que pegar um saquinho do chão, você precisa dar um beijinho nele antes de capturar a que lançou para o alto.
Cinco-marias Beijinho
Zigue-zague
  1. Coloque três saquinhos no chão em linha reta, com uma certa distância entre eles.
  2. Jogue um para cima e dê toquinhos na que sobrar fazendo com que ela percorra um zigue-zague em torno das que estão alinhadas, sem encostar nelas (nem com o saquinho nem com a mão).
Cinco-marias zigue-zague
Faca
  1. Enfileire quatro saquinhos no chão
  2. Seu objetivo é bater com a lateral da mão (aberta, com dedos juntos e esticados, em forma de faca) nos espaços entre elas
  3. Você deve jogar um para cima e fazer isso tem de ser feito enquanto ele não cai.
cinco-marias faca
Chuvinha
  1. Jogue um saquinho para cima e pegue um do chão
  2. Jogue para o alto um dos que estão na mão e, antes que caia, troque o que sobrar por outro, ou seja, deixe-o cair e pegue outro do chão
  3. Faça isso com todos os saquinhos.
cinco-marias chuvinha
Pontos
  1. Pegue todos os saquinhos na mesma mão
  2. Jogue-os para cima e e capture o maior número possível com as costas da mão
  3. Jogue-os novamente para cima e vire a mão, pegando o maior número possível com a palma.
cinco-marias pontos
Com as duas mãos
Também dá para brincar de cinco marias usando as duas mãos. Aqui, o grau de dificuldade aumenta. Veja algumas etapas desse tipo.
Túnel
Com uma mão, você forma um túnel. Os saquinhos ficam no chão, do lado. Com a outra mão, você joga um para cima e, enquanto ele não cai, você tenta fazer com que as outras passem por dentro do túnel.
cinco-marias túnel
  1. Para começar, apóie o dedo indicador e o polegar no chão com um espaço entre eles, formando um “túnel” com a mão. O dedo médio passa por cima do indicador
  2. Segure os saquinhos com a outra mão, passe-a por debaixo do braço oposto e jogue os saquinhos por cima, de forma que caiam na “porta” do túnel. Um dos seus adversários escolhe o saquinho que deverá ser o último a passar para o outro lado. Você não pode encostar nele com a mão ou com as outras pedras, senão perde a vez.
  3. Com a mão livre, pegue um dos saquinhos, jogue para cima e, enquanto não cai, empurre um dos que estão no chão em direção ao túnel. Tudo bem se ele não passar de primeira. Você pode jogar o saquinho para cima várias vezes e dar quantos toquinhos quiser no outro, desde que não deixe o primeiro cair nem encoste nos outros.
Muro
Uma mão faz o papel de muro e a outra faz com que os saquinhos pulem o obstáculo enquanto um saquinho lançado para cima não cai.
cinco-marias muro alto
Cinco-marias muro alto
  1. Coloque uma das mãos no chão de lado, com os dedos fechados. Esta mão será o muro. Segure os saquinhos com a outra, passe por debaixo do braço oposto e, de lá, jogue os saquinhos para o outro lado do muro.
  2. Agora, pegue um deles e jogue para cima. Enquanto não cai, você deve pegar um dos saquinhos e jogá-lo para o outro lado do muro. Faça isso até passar todos.
  3. Essa forma é chamada de muro alto. Se a mão que faz o obstáculo for colocada com a palma no chão, então é muro baixo. As regras são as mesmas.
cinco-marias muro baixo
Cinco-marias muro baixo
Conchinha
  1. Coloque os saquinhos no chão.
  2. Posicione uma das mãos perto do seu corpo, em forma de conchinha com a palma para cima.
  3. Com a outra, você deve jogar um saquinho para o alto e, antes que ele caia, pegar outro do chão e colocá-lo dentro da concha.
cinco-marias conchinha
Bico de pato
  1. Junte as duas mãos, palma com palma, e entrelace os dedos, deixando esticados apenas os indicadores.
  2. Com eles, pegue um saquinho do chão, jogue para cima e tente fazê-lo cair no espaço entre as mãos.
  3. Repita com todos os saquinhos, acumulando-os na mão.
cinco-marias bico-de-pato
Aranha
  1. Apóie as pontas dos dedos de uma das mãos no chão, em forma de aranha.
  2. Jogue um saquinho para o alto e, enquanto não cai, tente colocar outro no espaço entre dois dedos.
  3. Cada um dos quatro saquinhos deve ficar entre dois dedos. Dá para fazer a mesma brincadeira com a mão espalmada, com os dedos abertos. Aí, se chama Aranha morta.
Cinco-marias aranha-viva
Cinco-marias aranha-viva
Cinco-marias aranha-viva (ao alto) e cinco-marias aranha-morta
Nota: As imagens acima foram gentilmente cedidas por
Veridiana Magalhães/ "Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos
meninos do Brasil"/ Renata Meirelles. - São Paulo: Editora Terceiro
Nome, 2007
.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Grupo de estudantes aproveita recesso escolar do meio do ano para divertidas brincadeiras










http://s2.glbimg.com/rHzQ7B9Ov4AhEGe0J89T_dGL6Ak=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/06/25/super_ferias_3.jpg






 








É preciso reciclar - Turma da Mônica. Música e Vídeo.

Música de Márcio Araujo e Robson Bala, 

interpretada pelos 

personagens da Turma da Mônica, que 

conscientiza as 

crianças sobre a importância da reciclagem.




https://youtu.be/NgV7O_fJsD8



Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.