domingo, 2 de agosto de 2015

Morre em São Paulo o Escritor e Psiquiatra Içami Tiba.



Autor do best seller ‘

Quem ama, educa!’ 

faleceu neste 

domingo,aos 74 anos.


RIO e SÃO PAULO — O psiquiatra e escritor Içami Tiba morreu neste domingo, aos 74 anos, em São Paulo, de acordo com informações da assessoria de imprensa do Hospital Sírio Libanês, onde ele estava internado desde o final do ano passado para tratar de um câncer. A causa da morte não foi divulgada pelo hospital. Segunda nota da assessoria da Integrare Editora, responsável pela publicação de seus livros, o enterro será amanhã, às 16h, no Cemitério do Morumbi, na zona Sul da capital paulista.

Psiquiatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 1968, Tiba era psicoterapeuta de adolescentes e família, com mais de 77 mil atendimentos feitos. Autor de 29 livros e quatro milhões de exemplares vendidos, o médico especializou-se em Psiquiatria no Hospital das Clínicas da USP, onde foi professor assistente por sete anos e, por mais de 15 anos, professor de Psicodrama de Adolescentes no Instituto Sedes Sapientiae. Foi também palestrante, com mais de 3.400 palestras proferidas. Entre os livros mais conhecidos estão “Quem ama, educa!” e “Limite na Medida Certa”.

Foi o primeiro presidente da Federação Brasileira de Psicodrama entre os anos de 1977 e 1978, e membro diretor da Associação Internacional de Psicoterapia de Grupo, de 1997 a 2006.

Em 2004, o Conselho Federal de Psicologia, por meio do IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), pesquisou qual o maior profissional de referência e admiração dentre os colegas. O doutor Içami Tiba foi o primeiro nome lembrado dentre os brasileiros, e o terceiro dentre os internacionais, precedido apenas por Sigmund Freud e Gustav Jung.

Seu livro “Quem ama, educa!”, o 14º título, publicado em 2002, entrou para a lista dos best-sellers como a obra mais vendida do ano, e continua até hoje como long-seller. Ele também mantinha colunas em jornais, revistas, sites e um programa semanal na TV, sempre com o tema “Educação Familiar”. Em 2005, fundou a Integrare Editora.

Filho de imigrantes japoneses e um dos educadores mais populares do país, Tiba deixa a esposa Maria Natércia, os filhos Natércia, André e Luciana. Deixa também os netos Kaká e Dudu.

FONTE: http://oglobo.globo.com/brasil/morre-em-sao-paulo-escritor-psiquiatra-icami-tiba-17058398?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo
--------------------------------------------------------------------------------------------------------



Biografia de Içami Tiba

Içami Tiba estudou na Faculdade de Medicina da USP, onde terminou os estudos em medicina, é psiquiatra no Hospital das Clínicas da FMUSP, professor-supervisor de Psicodrama de Adolescentes pela Federação Brasileira de Psicodrama. É um membro activo na Equipe Técnica da Associação Parceria Contra Drogas (APCD).
Há três décadas que trabalha com adolescentes e conflitos familiares, o psiquiatra Içami Tiba é hoje um dos maiores especialistas nessa área no Brasil. Professor em diversos cursos no Brasil e no exterior, criou a Teoria da Integração Relacional, que facilita o entendimento e a aplicação da Psicologia por pais e educadores.
Depois de ter um quadro em programas da TV Record e da TV Bandeirantes por vários anos, hoje Içami Tiba participa com freqüência de vários programas na televisão e no rádio. Desde 1985, ano em que lançou seu primeiro livro, ele já publicou outros onze, atingindo a marca de meio milhão de exemplares vendidos. Sua última obra, "Anjos Caídos", aborda a prevenção das drogas na adolescência. Produziu ainda diversos vídeos, entre eles "Adolescência, Drogas e Rebeldia" e "Onipotência Juvenil".
No seu currículo existem mais de 3 mil palestras proferidas, mais de 72 mil atendimentos psicoterápicos a adolescentes e suas famílias e também 15 livros publicados, com um total de 850 mil livros vendidos.
----------------------------------------------------------------------------
Içami Tiba (Tapiraí15 de março de 1941 - São Paulo2 de agosto de 2015)1 foi um médico psiquiatra, psicodramatista, colunista,escritor de livros sobre educação familiar e escolar e palestrante brasileiro. Professor em diversos cursos no Brasil e no exterior, criou a Teoria da Integração Relacional, que facilita o entendimento e a aplicação da psicologia por pais e educadores.
Segundo uma pesquisa feita pelo IBOPE, a pedido do Conselho Federal de Psicologia, seu nome está em terceiro lugar como o autor de pesquisa e referência, antecedido porFreud (1° lugar) e Jung (2° lugar).10 Há três décadas que trabalha com adolescentes e conflitos familiares, Içami Tiba atualmente é um dos maiores especialistas nessa área no Brasil.2
https://pt.wikipedia.org/wiki/I%C3%A7ami_Tiba
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PENSAMENTOS & FRASES...

1. Os responsáveis que levam o filho para a igreja, não vai buscá-lo na cadeia..."

2. Quem ama Educa.

3. Eu sou branco. Você é vermelho.
Quando estamos juntos somos rosa.
Antes de eu conhecer você, eu não sabia o que era rosa.
Até que eu vivia bem sozinho: comia o que e na hora que eu queria; saía na hora quando bem entendia para ir ao lugar que tinha vontade de ir,numa liberdade, independência e auto-suficiência.
Quando eu vi você, fiquei vermelho de paixão e nem me incomodei com os meus brancos.
Até perceber-me que eu já não era mais o branco.
Foi quando o vermelho começou a me sufocar e então, brancamente, me protegi.
Mas às vezes eu me irritava e brigava com você.
No fundo, era porque você era vermelha e não branca igualzinho a mim.
Percebi-me em alguns variados momentos querendo mudar a sua cor. Ainda bem que você soube permanecer-se vermelha,
ter suas próprias emoções, sentimentos, comportamentos e pontos de vista.
Caso contrário, você seria também branca.
Mas tive minhas reticências, pois estava acostumado ao meu ritmo e modo de vida branco.
Temi perder minha individualidade.
Mas aos poucos fui descobrindo que o branco para se transformar em rosa
não é perder, desestruturar-se e desaparecer, mas é completar-se com o vermelho.
O rosa me atemorizou, mas hoje vejo quanto é gostoso conviver, relacionar-me, amar e ser amada.
Dá mais trabalho porque nem tudo pode e deve ser feito brancamente, mas sem dúvida tudo pode ser mais gostoso e rico com o vermelho.
Freqüentemente, um bom lanche branco não é tão agradável quanto um singelo jantar rosa.
Um mundo muito Cor de Rosa a todos....
4. Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida, o temor, e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se ! Mas, também, tem um preço... São inúmeras outras portas que você descobre. Às vezes curte-se mil e uma. O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta. A vida não é rigorosa, ela propicia erros e acertos. Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno. A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobre-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas. Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente. É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida... Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens!
5. Nenhum projeto é viável se não começa a construir-se desde já:o futuro será o que começamos a fazer dele no presente.
6. Piadas e bom humor aliviam a dor porque liberam endorfinas- cuja composição química, similar à morfina e à da heroína, tem efeito tranquilizante no corpo. O humor cura, pois o riso anestesia o corpo, ativa o sistema imunológico, protege contra doenças, auxilia a memória, melhora o aprendizado e prolonga a vida.
7. O vegetal sobrevive,o animal sacia seus instintos e o ser humano deseja ser feliz!
8. E o grande drama é que o consumista nunca é feliz, 
pois desvaloriza o que tem para sofrer com o que
ainda não tem.




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

OBRAS...

  • Sexo e Adolescência, Editora Ática, 10ª- ed., 1985.
  • Puberdade e Adolescência, Editora Ágora, 6ª- ed., 1986.
  • Saiba Mais sobre Maconha e Jovens, Editora Ágora, 6ª- ed., 1989
  • 123 Respostas sobre Drogas, Editora Scipione, 3ª- ed., 11ª- impr., 1994.
  • Adolescência, o Despertar do Sexo, Editora Gente, 18ª- ed., 1994.
  • Seja Feliz, Meu Filho, Editora Gente, 21ª- ed., 1995.
  • Abaixo a Irritação, Editora Gente, 16ª- ed., 1995.
  • Disciplina, limite na medida certa, Editora Gente, 72ª- ed. 1996
  • O(A) Executivo(a) & Sua Família - O Sucesso dos Pais Não Garante a Felicidade dos Filhos, Editora Gente, 8ª- ed., 1998.
  • Amor, Felicidade & Cia., Editora Gente, 7ª- ed., 1998.
  • Ensinar Aprendendo, Editora Gente, 24ª- ed., 1998.
  • Anjos Caídos - Como Prevenir e Eliminar as Drogas na Vida do Adolescente, Editora Gente, 31ª- ed., 1999.
  • Obrigado, Minha Esposa, Editora Gente, 2ª- ed., 2001.
  • Quem Ama, Educa!, Editora Gente, 160ª- ed., 2002.
  • Homem-Cobra, Mulher-Polvo, Editora Gente, 26ª- ed., 2004.
  • Adolescentes: Quem Ama, Educa! - Integrare Editora, 38ª ed., 2008.
Entre 2006 e 2007 lançou as versões revisadas e atualizadas dos livros:
  • Disciplina: limite na medida certa. Novos Paradigmas, Integrare Editora, 80ª ed., 2008;
  • Ensinar Aprendendo. Novos paradigmas na educação, Integrare Editora, 28ª ed., 2008;
  • Educação & Amor, Integrare Editora, 2ª ed., 2007;
  • Seja Feliz, Meu Filho, Integrare Editora, 25ª. ed., 2007;
  • Juventude & Drogas: Anjos Caídos, Integrare Editora, 9ª ed., 2008;
  • Quem Ama, Educa! Formando cidadãos éticos; Integrare Editora,10ª ed., 2008.







Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.