LUMINOSO

PLAY- CLIQUE PARA OUVIR A WEB RÁDIO CONEXÃO,NET

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Cartão de Incentivo ao Aluno - Bimestral

PARABÉNS!
"O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de esoclhas. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos." Augusto Cury
Você já está construindo seu futuro sendo responsável com a sua Educação. Continue se destacando pois, o mercado de trabalho está aberto para os melhores.
E.E.Dr. Alfredo Castelo Branco
A Direção - Set/2010



Obs.: Este castão eu terminei agora. É para entregar a cada aluno que teve boa disciplina, notas e frequência no 2º Bimestre. Já os alunos que não receberão o cartão, terão que comparecer  junto com seu reponsável, para uma reunião de alerta pois já estamos no 3 º Bimestre e daqui para frente o tempo é mais corrido.

Planos Interdisciplinares

Título: TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Eixo Temático: ALFABETIZAÇÃO
Tópico: INTERDISCIPLINARIEDADE
Habilidade: DIVERSAS
Duração: 2 DIAS Tipo de Atividade: Aula pratica
Palavras-chave: PARLENDA
Autor: Rosaura de Castro E-mail: saurac@bol.com.br
Data de Criação: 10/12/2009 11:21:44 Status: Final

PLANO DE AULA

Data: 29/09 2008

Horário:

Eixo: Desenvolvimento da Oralidade

Capacidade: Participar da interações cotidianas em sala de aula: escutando com atenção e compreensão

Objetivo: Aprender ouvir o colega e aguardar a vez de falar.

Desenvolvimento: Atividade de Ensino



- Rodinha para os alunos contarem as novidades:

* estabelecer com os alunos a regra de cada um falar na sua vez;

* conversa com os alunos sobre a necessidade de ouvir o colega com atenção para melhor compreensão do que ele está dizendo;

* dar voz e vez a todos, principalmente aos mais tímidos.




Horário:

Eixo: Compreensão e valorização da cultura escrita ,Leitura

Capacidades:

- Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade.

- Buscar pistas textuais para ler nas entrelinhas (fazer inferência), ampliando a compreensão.

Objetivos:
- Reconhecer a parlenda como um gênero textual e o cartaz como seu suporte textual.

- interpretar oralmente a parlenda, entendento o sentido implícito do texto (fazendo inferência).

Desenvolvimento: Atividade de Introduzir

- Trabalho com a parlenda, em cartaz:
Fui à roça pegar milho
Encontrei muita pipoca
Eu comi as puladeiras
Piruá, a panela choca

-Apresentar a parlenda e conversar com os alunos sobre esse gênero textual: suas características, formatação, origem, utilidade social, diferenças e semelhanças com outros gêneros já conhecidos, etc.

- Analisar o suporte do texto (cartaz): características, formatação, material, tamanho, utilidade social (inclusive na escola), etc.

- Interpretação oral da parlenda:

* o que eu fui pegar na roça?

*Que tipo de milho eu peguei?

*O que eu fiz com o milho?

* O que foi que eu comi? Por que elas foram chamadas de puladeiras?

* O que significa a frase da parlenda: “Piruá, a panela choca”? Direcionar com perguntas até o aluno chegar a uma conclusão)


Horário: 3º

Eixo: Leitura

Capacidade: Desenvolver capacidades relativas ao código, especificamente necessárias à leitura: saber decodificar palavras

Objetivo: Identificar palavras com as sílabas pa, pu, pi, pe, po já trabalhadas.

Desenvolvimento: Atividade de Ensino
- Pedir aos alunos que identifiquem palavras que tenham as sílabas pa, po, pu, pe, pi na parlenda e fazer a leitura coletiva e, depois, individualmente.

- Apresentar essas palavras em fichas, para que as colem sobre as palavras escritas no cartaz.

- Brincadeira: Chicotinho queimado

Um aluno sai da sala e a turma esconde a ficha de uma palavra.

O aluno retorna à sala e terá de descobrir onde a ficha da palavra está escondida. (Ao se aproximar do esconderijo, a turma diz que o colega está quente, ao afastar-se, a turma diz que ele está frio. Ao encontrar a ficha a turma diz: Chicotinho queitmado!)

Ao encontrá-la, o aluno deverá lê-la autonomamente ou com a ajuda da turma.

Data: 29/09 2008


Horário:4º

Artes

Desenho

Capacidade: Linguística

Eixo: Apropriação do sistema de escrita

Capacidade: Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas

Objetivos:

1- Desenvolver a criatividade e o senso estético

2- Representar o texto da parlenda utilizando desenhos

Desenvolvimento: Atividade de Ensino

- Conversa com os alunos sobre formas gráficas de se comunicar, diferente da utilização de letras, salientando o recurso do desenho.

- Pedir que os alunos representem o texto trabalhado (parlenda) utilizando desenhos.

- Acompanhar a atividade, no sentido de orientar a mellllhor disposição dos desenhos no papel, o capricho no colorido, etc

Horário:

Eixo: Produção escrita

Capacidade: Escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas.

Objetivo: Escrever palavras com pa, pe, pi, po, pu

Desenvolvimento: Introduzir

- Ditado visual das palavras: pegar – pipoca – puladeiras – piruá – panela:

. mostrar a ficha com a palavra escrita;

. pedir que observem bem a palavra, inclusive os sinais gráficos que possuirem;

. escrever a palavra no ar, junto com a professora;

. observar novamente a palavra;

. esconder a ficha e pedir que os alunos escrevam a palavra;

. mostrar novamente a ficha para o aluno corrigir a sua escrita.;


Horário:

Matemática

Operações: subtração e adição

Capacidade: Linguística

Eixo: Apropriação do sistema de escrita

Capacidade: Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frase.

Objetivos:

1-Trabalhar as operações de adição e subtração, em situações problemas, utilizando material semi-concreto (palavras escritas)

2- Possibilitar a distinção dos limites entre as palavras

Desenvolvimento: Atividade de Ensino

- Distribuir a parlenda para os alunos recortá-la em palavras e depois montá-la.

- Analisar o texto da parlenda com os alunos:

- perguntar aos alunos: quantas palavras tem na primeira frase? E na segunda? Na terceira? Na quarta?

- Qual a frase que tem mais palavras? Qual a que tem menos?

- Se eu juntar o número de palavras da primeira frase e da segunda frase, quantas palavras darão?

- Se eu juntar as palavras da primeira, segunda e terceira frases?

- Se eu juntar as palavras da primeira, segunda, terceira e quarta frases, quantas palavras darão?

- Qual é o total de palavras (se for necessário, trabalhar o conceito de “total”)

- Se do total de palavras eu tirar a quantidade de palavras da primeira frase, quantas palavras sobrarão? E se eu tirar o total de palavras da segunda frase? Da terceira? Da quarta?


OBS.” Armar” as operações horizontais e verticais.
www.educacao.mg.gov.br

Marcadores

- Diversos ABUSOS NA EDUCAÇÃO Além Paraíba-MG Alfabetização AMOR ...♥ Artes Artesanato Assuntos Diversos para Comentar Atividades Diversas Atividades para confeccionar com os alunos Avaliação Diagnóstica Bíblia Biografia Biologia Bordas e Certificados Capas para Cadernos Cidadania Ciências COMUNISMO Congresso Infantil Coordenação Motora Curiosidades Datas Comemorativas Deficiência Visual Desenhos e Figuras para Atividades Diversas Dia das Mães Dia do Índio - 19 de Abril Dia Mundial da Educação 28 de Abril Dinâmicas em Grupo Diversos Documentário Doenças Doutrinação; Livros; DVDs - Diversos Educação Educação Básica Educação Especial; Educação no Trânsito Educadores ENEM Ensino Religioso Ensino Especial; Ensino Fundamental - 1ª Fase Ensino Fundamental - Ensino Médio Ensino Fundamental 6º ao 9º Ensino Médio Ensino Religioso Entrevista Epidemia Escola Bíblica de Férias Escola Bíblica Dominical Esporte Estações do Ano Família; Férias Festa Junina FICAADICA FICAADICA... Figuras Diversas Filosofia Fonoaudiologia Geografia Guerra Guerra no Brasil HANG OUT HANGOUTS; Orientação Educacional; reuni[a0 HANGOUTS; Orientação Educacional; Reunião Pedagógica; Política; Informação; ABUSOS NA EDUCAÇÃO; WEBRADIOLIVRE.ORG HANGOUTS; Orientação Educacional; Reunião Pedagógica; Política; Informação; ABUSOS NA EDUCAÇÃO;WEBRADIOLIVRE.ORG História História da Educação ... e no Brasil; IDEOLOGIA DE GÊNERO Inclusão e/ou Deficiências Diversas Informação informação. informação. 1 de Maio Dia do trabalhador interdisciplinaridade Jardim Jogos e Brincadeiras Jovens l - Ensino Médio Lateralidade LEIS Leituras Diversas Lembrancinhas Libras Literatura Infantil Livros - Títulos... Louvor Matemática Material Didático; Meditação Mensagens Diversas Meu Canal YOUTUBE Motivação Músicas Diversas Natal Oração. orientação Educacional; Orientação Pedagógica Palavra do Dia. Para Reunião com Responsáveis Paralisia Cerebral Páscoa Pedagogia Pedofilia PNE Poemas POLÍTICA Política - Geral Português Projetos/Planos Psicologia Psicomotricidade Psicopedagogia. Reciclagem Regime Militar; Reportagem Reunião Pedagógica Reunião Pedagógica reunioes: Pedagógicas e / or Funcionários Reuniões: Pedagógicas e/ou Funcionários reunioes: Reunião Pedagógica Sala de Aula Alfabetizadora Saúde Sociologia Teatro - Fotos e Textos Temas Educacionais Textos Diversos Trabalhando os Sentidos Trava Língua Vacinação vídeo Vídeos Educacionais Vivendo a História do Brasil Sangrento no século XXI WEB RADIO

PESQUISE POSTAGENS NO SITE

Filmes Educacionais

  • Escritores da Liberdade
  • Filhos do Silêncio
  • Meu Mestre minha Vida
  • Nell
  • O Livro Perigoso
  • O Milagre de Anna Sullivan
  • O Nome da Rosa
  • O Triunfo
  • O Óleo de Lorenzo
  • Sociedade dos Poetas Mortos

Contadores

Clique em PARTICIPAR deste site. OBRIGADA e Volte sempre!

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.

INSTITUTO NACIONAL EDUCAÇÃO DE SURDOS

PARTICIPE!

CANAL - Professora Marcia Valeria

Loading...

Google+ Followers

ACESSOS...



1.000.000 Acessos

Meus Agradecimentos...


16/11/2013 - 1.500.000 Acessos! Obrigada Senhor!




Recent Visitors