terça-feira, 25 de março de 2014

MEC divulga primeira chamada de aprovados no Sisutec.

25/03/2014 09h20 - Atualizado em 25/03/2014 09h42
MEC divulga primeira chamada de aprovados no Sisutec
527 mil se inscreveram para 291 mil vagas em cursos do ensino técnico.
Segunda chamada sai no dia 1º de abril.
Do G1, em São Paulo

Candidato pode consultar o resultado no alto da página do Sisutec (Foto: Reprodução)

Candidato pode consultar o resultado no alto da página do Sisutec (Foto: Reprodução)
Candidato pode consultar o resultado no alto da página do Sisutec (Foto: Reprodução)
O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (25) a relação dos aprovados em primeira chamada no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). A lista dos aprovados pode ser consultada no site do programa. O candidato pode consultar seu resultado na opção "ver meu boletim", ou acessar as listas de aprovados nos 122 cursos disponíveis pelo filtro por instituição, local de oferta, curso e turno.
saiba mais
VEJA O BOLETIM O INDIVIDUAL
CONSULTE A LISTA DE SELECIONADOS
A matrícula dos convocados nesta primeira chamada começa nesta quarta (26) e termina na sexta-feira (28) na instituição de ensino onde o estudante foi aprovado. A segunda chamada será realizada no dia 1º de abril.
No total, 527.730 estudantes se inscreveram. Como cada candidato pode fazer até duas opções de curso, o total de inscrições ultrapassou a faixa de 1 milhão (foram 1.016.211 inscrições).
No total, 291.338 vagas foram disponibilizadas em 122 cursos técnicos de 937 instituições de ensino públicas e privadas, além das escolas do Senai e do Senac. No caso da rede particular, se contemplado, o aluno terá bolsa de estudo. A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Para concorrer, o aluno não pode ter tirado zero na redação.
Entre as vagas oferecidas nesta seleção, 85% serão destinadas para estudantes que, independentemente de renda per capita familiar, tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.

Além disso, metade dessas vagas serão reservadas para alunos com renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Mas, para ocupar uma dessas vagas, não é permitido que o aluno continue matriculado em outro curso técnico de nível médio ou superior, ou curso de graduação, em instituições públicas ou privadas como bolsista.
Distribuição
Nesta edição, 937 instituições estão habilitadas para participar. Do total, 246.228 vagas, ou 85%, estão em instituições de ensino superior ou escolas técnicas de nível médio particulares; 8.040 estão na rede federal de ensino e 37.070 são oferecidas pelo Sistema S de ensino. De acordo com o ministro Henrique Paim, o governo decidiu "utilizar essa infraestrutura [das instituições privadas] e, a partir dessa infraestrutura, garantir maior acesso dos estudantes brasileiros [aos cursos de ensino técnico".

A maioria das vagas é oferecida na Região Sudeste do Brasil, que responde por 55,72% delas. O Nordeste vem na segunda posição, com 14,45% das vagas, seguido do Sul (13,92%), Centro-Oeste (11,63%) e Norte (4,28%). Segundo o ministro da educação, esta é uma distribuição "natural" para o panorama atual da oferta de ensino técnico e profissionalizante no país.
tópicos:
Ministério da Educação
http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/03/mec-divulga-primeira-chamada-do-sisutec.html

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.