terça-feira, 14 de junho de 2016

Texto final da base curricular vai atrasar pelo menos quatro meses

- Atualizado em 

Prazo de conclusão do MEC é em novembro. Segunda versão do documento que formará currículo escolar será apresentada no estados; veja calendário.

A conclusão do texto final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vai atrasar pelo menos quatro meses. O prazo que seria no dia 24 de junho mudou para o mês de novembro, segundo o Ministério da Educação.
A BNCC vai determinar conteúdos mínimos que os alunos das 190 mil escolas do país terão de aprender a cada etapa da educação básica. O documento está em sua segunda versão que será discutida em seminários com a participação de professores, alunos e especialistas nos estados brasileiros.
A agenda começa no Rio de Grande do Sul no dia 23 de junho e termina no dia 4 de agosto em Tocantins (veja calendário completo abaixo ). Os encontros são organizados pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Serão produzidos documentos depois de cada seminário estadual. Ao final, eles serão compilados em um único relatório que será enviado ao Ministério da Educação até o dia 22 de agosto, segundo o presidente da Andime Alessio Costa Lima.
As contribuições ajudarão a formar a terceira versão da base que será encaminhada ao Conselho Nacional da Educação. “Agora a análise será mais especializada. O documento avança em relação à primeira versão, mas não dá para ficar restrito ao que existe. Temos uma forte preocupação com o ensino médio, que seja mais flexível e atraente ao aluno”, afirma Deschamps.
O presidente da Andime reforça que nos fóruns estaduais será possível fazer uma leitura crítica dos objetivos de aprendizagem que constam na base para validá-los ou não. “Queremos contribuir ainda mais para o documento”, diz Lima.
Cronograma 
O documento preliminar da BNCC foi apresentado em 16 de setembro de 2015. Ele ficou disponível para consulta pública e envio de sugestões até 15 de março e recebeu mais de 12 milhões de contribuições de instituições, educadores e público em geral.

A segunda versão da base foi apresentada no dia 3 de maio. O prazo final para que o documento ficasse pronto era neste mês de junho, porém o MEC já admitiu que haverá atrasos.
Currículo ‘passivo’ 
Paulo Blikstein, professor da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, que analisou as duas versões da base lembra que o documento vai reger a educação nas próximas décadas, e uma vez promulgada, não há como retroceder, por isso é preciso tempo. “Estamos na direção certa, mas é preciso avançar. Em ciências e matemática o currículo ainda é baseado em leitura e interpretação, com um tipo de aprendizado mais passivo, de receber informação.”

Blikstein diz a BNCC pode ajudar a criar um aluno mais “protagonista de seu próprio aprendizado.” “Isso precisa começar na escola, para que o aluno não seja um aprendiz passivo.” O especialista, que participou do Seminário Internacional do Centro Lemann, em São Paulo, nesta segunda-feira (13), lembra que o currículo americano contemplou professores e escolas inovadoras e incluiu engenharia na disciplina de ciências.
“Temos de pensar na prática. Em vez dos alunos devem ‘saber’, temos de pensar no que eles devem ‘ser capazes de fazer.’”
Polêmicas 
Um dos pontos mais polêmicos da primeira versão da BNCC foi na disciplina de história. Temas como as revoluções Industrial e Francesa, e a história das civilizações grega e egípcia não constavam no documento. O mesmo acontecia com a literatura portuguesa, que não aparecia no conteúdo programático. Segundo o MEC, as falhas foram preenchidas na nova versão. O número de páginas do documento saltou de 300 para 676 páginas, na segunda versão.

Veja as datas dos seminários nos estados:
Rio Grande do Sul – 23 de junho
Distrito Federal – 28 e 30 de junho
Piauí – 29 e 30 de junho
Pará – 29 e 30 de junho (a confirmar)
Alagoas – 4 e 5 de julho
Rondônia – 5 e 6 de julho
Bahia – 12 e 13 de julho (a confirmar)
Espírito Santo – 12 e 13 de julho
Mato Grosso do Sul – 12, 13 e 14 de julho
Ceará – 14 e 15 de julho
Rio Grande do Norte – 14 e 15 de julho
Mato Grosso – 16 e 17 de julho
Roraima – 19 e 20 de julho
Santa Catarina – 19 e 20 de julho
Acre – 20 e 21 de julho
Paraíba – 25 e 26 de julho
Pernambuco – 27 e 28 de julho
Amazonas – 27 e 28 de julho
Sergipe – 27 e 28 de julho
Rio de Janeiro – 27 e 28 de julho
São Paulo – 28 e 29 de julho
Maranhão – 1 e 2 de agosto
Paraná – 2 e 3 de agosto
Minas Gerais – 2 e 3 de agosto
Amapá – 2 e 3 de agosto
Goiás – 2 e 3 de agosto
Tocantins – 3 e 4 de agosto
fonte:http://g1.globo.com/educacao/noticia/texto-final-da-base-curricular-vai-atrasar-pelo-menos-quatro-meses.ghtml?utm_source=twitter&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.