sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Capacitação

3º Encontro Nacional de Educadores

Dia da Bandeira - 19 de novembro

Atividades para o Dia da Bandeira




























Mosaico de casca de ovo para o Dia da Bandeira
Dia 19 de novembro é o Dia da Bandeira. Que tal uma atividade manual com seus alunos? Que tal fazer uma bandeira com a técnica do mosaico? Só que esse é um mosaico diferente, feito com cascas de ovos. A idéia é do pessoal da Editora Informal. Visite o site deles e você encontrará outras sugestões de jogos e atividades interativas.
O mosaico foi uma forma de expressão artística importante no Império Bizantino. Na Itália ele foi muito utilizado nas construções religiosas, em paredes, teto e pisos de muitas igrejas. No Brasil, Portinari foi um artista que utilizou muito mosaico em suas obras.
É muito difícil repetir as formas do mosaico, pois seus pedaços são todos diferentes, o que faz com que cada objeto feito em mosaico se torne único.
Como fazer:
Inicialmente, faça o desenho da bandeira do Brasil.
Pegue casca de ovos (aproximadamente de 6 a 10, depende do tamanho dos pedaços que irá quebrar) e as lave antes de usar.
Separe tinta guache das cores verde, amarelo e azul. Eventualmente branca, se a casca for marrom, se for branca usamos com a cor natural.
Com um pincel ou até mesmo com o dedo pinte umas 2 a 4 cascas de verde, outras 2 a 4 de amarelo, 2 de azul e 1 de branco.
Após a casca estar pintada e seca, quebre-a em pedacinhos, separando as cores em diferentes potes (use um copo plástico de café descartável).
Passe cola branca na bandeira pouco a pouco e cole os pedacinhos, deixando o mínimo de espaços entre eles
Pronto, sua bandeira brasileira feita de mosaico de casca de ovos está pronta! Pesquise também um pouco sobre a história do mosaico e sua repercussão na arte para explicar aos seus alunos um estilo de arte que eles estão reproduzindo.




Fonte: http://amigasdaedu.blogspot.com















Organizado por: Professora Marcia Valeria

Inclusão: Material para pesquisa MEC

DOCUMENTOS DO MEC e SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL:

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1998)
Estratégias para a Educação de alunos com Necessidades Educacionais Especiais
http://www.musica.ufrn.br/licenciatura/pcn.pdf

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL (2000)
Estratégias e Orientações para a Educação de crianças com Necessidades Educaionais Especiais
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/eduinf_esp_ref.pdf

DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA (2001)
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf

SABERES E PRÁTICAS DA INCLUSÃO (2003)
Estratégias para a educação de alunos com necessidades especiais
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/formador.pdf

SABERES E PRÁTICAS DA INCLUSÃO (2006)
Avaliação para identificação das Necessidades Educacionais Especiais
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/avaliacao.pdf

SABERES E PRÁTICAS DA INCLUSÃO / EDUCAÇÃO INFANTIL (2006)
Divididos nas seguintes cartilhas:

1-Introdução
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/introducao.pdf

2. Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem ou Limitações no Processo de Desenvolvimento
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dificuldadesdeaprendizagem.pdf

3. Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem (deficiência múltipla)
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/deficienciamultipla.pdf

4. Dificuldades de Comunicação e Sinalização (deficiência física)
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/deficienciafisica.pdf

5. Dificuldade de Comunicação e Sinalização (surdocegueira/múltipla deficiência sensorial)
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/surdosegueira.pdf

6. Dificuldade de Comunicação e Sinalização (surdez)
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/surdez.pdf

7. Dificuldade de Comunicação e Sinalização (deficiência visual)
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/deficienciavisual.pdf

8. Altas habilidades/ Superdotação
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/superdotacao.pdf


============================


ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (2006)

DEFICIÊNCIA VISUAL
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf

DEFICIÊNCIA FÍSICA
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_df.pdf

DEFICIÊNCIA AUDITIVA http://www.fecra.edu.br/admin/arquivos/Atendimento_Educacional_Especializado.pdf

DEFICIÊNCIA MENTAL
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/defmental.pdf


=============================

Adaptações de acesso ao currículo:

ADAPTAÇÕES CURRICULARES (o que é?)
http://www.bancodeescola.com/verbete5.htm

ADAPTAÇÕES CURRICULARES DE GRANDE PORTE
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/cartilha05.pdf

ADAPTAÇÕES CURRICULARES DE PEQUENO PORTE
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000449.pdf

=============================

ESPECÍFICOS DEFICIÊNCIA VISUAL


Orientação e Mobilidade: conhecimentos básicos para a inclusão da pessoa com deficiência visual (2003)
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ori_mobi.pdf

A construção e o conceito de número e o pré-soroban (2006)
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/pre_soroban.pdf

Grafia Braille para a Língua Portuguesa (2006)
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/grafiaport.pdf

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.