domingo, 5 de dezembro de 2010

Atividades para o Natal
























Fonte: http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br

Ideias para o NATAL

[48_1179.jpg]
[48_203.jpg]
[48_4493.jpg]
[48_4131.jpg]
[48_4773.jpg]
[PICT0577.JPG]
[fabiola8.jpg]





Ideias natal



[arvore

Projetos de Natal





PROJETO Natal
Duração : 1 Mês
 JUSTIFICATIVA:
Qual a tradição que nossa família possui para comemorar o Natal? Qual a origem desta tradição? E as origens das peculiaridades desta festa, como as meias na lareira, o pinheirinho, a bola de enfeite, o canto do galo, as castanhas, a troca de presentes, o presépio? Qual o significado histórico/religioso do Natal?
Este projeto surgiu ao pensarmos no tema Natal, no quanto ele pode ser atrativo para as crianças, nas questões acima e em tantas outras que poderão surgir na busca de respostas às mesmas. Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais, etc.
II- Conteúdos:
1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
Saber sobre a origem da data, quem foi Jesus?
 Reconhecer a importância das boas ações para nossa vida.
Compreender a importância do nascimento de Cristo para a Humanidade, e o que ele nos ensinou.
 Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos:
- Por que na ceia de Natal sempre há castanhas? (Ciências)
- Por que Papai Noel usa roupas de inverno? (Geografia)
- Por que as pessoas trocam presentes no Natal? (História Religiosa)
- Por que tem gente que como peru no Natal? (História)
- Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História)
- Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia)
- E os contos, filmes, sobre o Natal ?... Que tal ler, assistir, discutir, escrever sobre eles
 Perceber a importância de se estar junto de quem se ama, confraternizando e compartilhando do verdadeiro espírito de Natal!

2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
 Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
 Realizar atividades que proporcionem a confraternização, o construir conjuntamente.
 Observar as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo, inclusive dos países não Cristãos.
 Analisar as comemorações das famílias dos alunos e discutir sobre as diferenças.
 Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
 Construir presentes artesanais que serão trocados nos amigos-secretos.
Confeccionar enfeites para a árvore do jardim amora.
 Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
 Que a criança saiba que o natal representa o amor de Jesus, e a importância de suas mensagens para melhorar o mundo em que vivemos.
 Que perceba o verdadeiro significado de praticar boas-ações e continue a fazê-las todos o dias de sua vida.
 Participar de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente.
 Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre:
- Valorizar a família,
- Desvencilhar o natal do comercial, da necessidade do presente.
II  OBJETIVOS GERAIS:
 Incentivar a criança e o jovem a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas;
 Valorizar a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas;
III- ETAPAS PREVISTAS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
 Leitura de textos, histórias poesias que falem sobre o assunto.
 Produção coletiva de pequenos textos.
 Escrita espontânea.
 Cruzadinhas, caça-palavras.
 Atividades com alfabeto móvel.
 Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.

MATEMÁTICA
 Situações-problema envolvendo o tema.
 Estatísticas (quantos países comemoram o natal, quantos não comemoram).
NATUREZA E SOCIEDADE
 Vídeos que abordam o tema.
 Pesquisa sobre as comemorações do Natal pelo mundo e suas peculiaridades.
ARTES VISUAIS
 Desenho livre e de observação.
 Recorte e colagem
 Dobraduras
 Releitura de obras de arte
 Modelagem com massinha
 Técnicas de pintura.
Confecção de caixinhas para a troca de presentes.
Confecção dos enfeites da árvore.
MÚSICA E MOVIMENTO
 Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema.
 Cd especial de natal (gravado especialmente para a data)
 Corais de músicas natalinas
AVALIAÇÃO
 Hora social e/ou exposição de trabalhos.
Dia-a-dia na sala de aula, participação dos alunos nas atividades
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa
 Fazer um levantamento com as crianças sobre o que sabem sobre o natal, relatando também como é comemorado o natal em sua casa, Se na família de alguma criança não possuir esta tradição, questionar os motivos deste fato.

2ª Etapa
 Criação de cartaz com mensagem de natal
Criação de enfeites de natal

3ª Etapa
 Apresentar no final do projeto (dia da confraternização final), ou uma música, dança ou peça de teatro.
 Painel com atividades feitas durante o projeto para exposição.
 Fazer uma oficina com as crianças de confecção de caixinhas de presentes, que serão pintadas por eles e com balas, e serão trocadas através de amigo-secreto.
Trocas de  bilhetes
by: blog educando mundo

Projeto de Natal

PROJETO NATAL
1.2. OBJETIVOS DO PROJETO:
GERAL:
 Preparar as crianças para a chegada do Natal, desenvolvendo valores, a sensibilidade e os sentimentos alusivos que o nascimento de Jesus despertam na humanidade, interdisciplinalizando a contagem regressiva, a temporalidade e a formação para a cidadania.
.
ESPECÍFICO:
 Resgatar os sentimentos natalinos.
 Ampliar a linguagem oral e escrita, favorecendo assim, a construção da mesma.
Criar situações de aprendizagem que possibilitem a construção do conhecimento lógico-matemático, estimulando o raciocínio e desenvolvendo a agilidade.
 Desenvolver a criatividade e a psicomotricidade.
 Desenvolver o gosto pela música, pela dança e por ouvir histórias.
 Promover o interesse por manifestações artísticas.
 Desenvolver a coordenação motora global e fina e o equilíbrio.
 Usar a linguagem visual como expressão.
 Despertar a curiosidade e o interesse pela pesquisa.
 Exercitar a leitura e a escrita.
 Produzir textos coletivos.
 Produzir textos partindo de gravuras.
 Realizar oficinas que estimulem a criatividade.
1.3.JUSTIFICATIVA E BENEFÍCIOS:
O ambiente escolar é um espaço rico de trocas e vivências em que as crianças se desenvolvem nos mais diferente aspectos, tanto no que diz respeito ao conhecimento intelectual quanto em relação aos sentimentos. Por isso, se torna propício trabalhar o tema Natal, visto que o mesmo nos possibilita a desenvolver valores tão importantes e esquecidos e não praticados, desenvolvendo nos alunos a afetividade, a fraternidade, o companheirismo, o amor, a preocupação com o outro.
É justamente por isso, que pais, familiares e professores tem um papel tão importante na concepção e manutenção de valores verdadeiros.
Este é, portanto, um momento em que o papel do professor é guiá-los por esse terreno tão fértil, fazendo-os tirar o máximo proveito e aprendizado de cada momento. Sem dúvida alguma, este é um processo muito compensador para os dois lados, mestres e alunos, pois possibilita que ambos cresçam intelectualmente e como pessoas.
É aí que a sementinha é plantada.

1.4. ÁREA(S) DE ABRANGÊNCIA(S) PEDAGÓGICA(S)
Todas as disciplinas da Base Nacional Comum
1.5. PÚBLICO- ALVO
O projeto possibilita que os alunos realizem um trabalho coletivo, onde haja o envolvimento de todos, estimulando a integração, e a pesquisa em várias fontes tais como livros, revistas, jornais e até mesmo o saber que é passado de geração para geração, como as tradições. Pois, todo o país, toda a cidade, todo o bairro e toda a família comemora o Natal, uma festa linda e colorida que encantam as crianças e os adultos. Por isso, discutir em sala de aula, pesquisar e trabalhar essa data assim como as músicas, brincadeiras, costumes, receitas, etc., estimula a curiosidade dos alunos e desenvolve o espírito de solidadriedade, amor e paz, envolvendo a todos na busca de um mundo melhor.
1.6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES (período de execução)
De 16 de novembro ao término do ano letivo de 2009.
1.7. MECANISMOS DE AVALIAÇÃO (qualitativa e quantitativa)
A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.
1.8 ATIVIDADES (ação do projeto)
As atividades serão desenvolvidas por cada professor em seu planejamento semanal .
ATIVIDADES SUGERIDAS:
Língua Portuguesa: Textos, grafia, interpretação, produção de textos...
Matemática: Receitas, quantidades, peso, medida ...
História e Geografia: Tradições de diferentes regiões do país.
Artes: Produção de imagens, confecção de brinquedos, enfeites, etc.
Música e movimento: Cantigas de natal, brincadeiras natalinas, etc.
1.9. CONCLUSÃO
Por ser este um tema rico em valores, conteúdos e atividades a serem desenvolvidos possibilitando um bom rendimento no trabalho dos conteúdos acima citados, conclui-se que esse é um tema relevante para o desenvolvimento das habilidades e competências já anteriormente citadas.

Cartão de Natal




Fonte: http://www.educacaoadventista.org.br/blog

Presépio!!!



Símbolos do Natal










Ideias Natal






Fonte: http://www.educacaoadventista.org.br/blogOrganizado por: Professora Marcia Valeria

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.