terça-feira, 22 de março de 2011

22 de Março - Dia Mundial da Água


O "Dia Mundial da Água" foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993,[1] declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.
Nesse período vários Estados foram convidados, como fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21.
A cada ano, uma agência diferente das Nações Unidas produz um kit para imprensa sobre o DMA que é distribuído nas redes de agências contatadas. Este kit tem como objetivos, além de focar a atenção nas necessidades, entre outras, de:
  • Tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável;
  • Aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável;
  • Aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não-governamentais e setor privado;
  • Participação e cooperação na organização nas celebrações do DMA.
Os temas dos DMA anteriores foram:
  • 2010: Água limpa para um mundo saudável
  • 2009: Águas Transfronteiriças: a água da partilha, partilha de oportunidades.
  • 2008: Saneamento
  • 2007: Lidando com a escassez de água
  • 2006: Água e cultura
  • 2005: Água para a vida
  • 2004: Água e desastres
  • 2003: Água para o futuro
  • 2002: Água para o desenvolvimento
  • 2001: Água e saúde
  • 2000: Água para o século XXI
  • 1999: Todos vivem rio abaixo
  • 1998: Água subterrânea: o recurso invisível
  • 1997: Águas do Mundo: há suficiente?
  • 1996: Água para cidades sedentas
  • 1995: Mulheres e Água
  • 1994: Cuidar de nossos recursos hídricos é função de cada um.
A partir de 2001 ficou restrito a cada país a adoção da Agenda 21
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_da_%C3%81gua


Lembrancinhas




http://suzettepaula.blogspot.com/2009/03/lembrancas-para-o-dia-mundial-da-agua.html

Organizado por: Professora Marcia Valeria

Por que sabão e detergente removem a gordura?

Esses produtos permitem que as gorduras e a água se misturem, explica a CHC 216!
Por: Joab Trajano da Silva, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Publicado em 27/09/2010 | Atualizado em 27/09/2010
 

(Ilustração: Fernando). 
Atire o primeiro sachê de catchup aquele que nunca teve a roupa respingada de molho ao morder um delicioso cachorro-quente! Quem já passou por isso sabe que de nada adianta correr para o banheiro e tentar remover a mancha com água. O resultado, quase sempre, é um borrão avermelhado. Numa situação como essa, só o sabão (ou o detergente) poderá nos salvar!

Sabões e detergentes conseguem remover manchas gordurosas porque atuam como emulsificantes, isto é, eles permitem que as gorduras e a água se misturem, e sejam removidas durante a lavagem. A ação destes produtos só é possível porque eles são formados por moléculas que apresentam dupla característica. Vejamos...

Parte das moléculas que constituem o sabão e o detergente tem atração por gorduras, enquanto a outra parte tem atração pela água. Assim, elas interagem ao mesmo tempo com as gorduras e com a água, fazendo com que as duas substâncias se misturem e as manchas de gorduras possam ser removidas pela ação desengordurante desses produtos.

A diferença entre sabões e detergentes está em suas origens. Sabões são produzidos a partir de gorduras animais ou vegetais por um processo chamado de saponificação e, por isso, são naturalmente biodegradáveis – isto é, podem ser decompostos pela ação de micro-organismos. Já os detergentes são produtos sintéticos, fabricados a partir de um derivado do petróleo, e foram desenvolvidos devido à falta de gorduras animais e vegetais que ocorreu durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais. 

Originalmente, os detergentes não eram biodegradáveis, e causavam muita poluição. Hoje, os detergentes são fabricados a partir de um derivado de petróleo diferente. Estes novos detergentes são menos poluidores, porque podem ser facilmente degradados na natureza. Os detergentes vendidos no Brasil são considerados biodegradáveis. 

Joab Trajano da Silva
Instituto de Química
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2010/216/por-que-sabao-e-detergente-removem-a-gordura
Organizado por: Professora Marcia Valeria

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.