sexta-feira, 9 de março de 2012

ICHTHUS - O Peixinho dos Cristãos



Ao andar pela rua é comum ver nos carros o adesivo de um peixinho, como a da foto abaixo.






Alguns desses adesivos com o nome de Jesus escrito dentro. Mas quando pergunto se conhecem o significado a maioria desconhece. Afirmando apenas que é um símbolo cristão e relacionam diretamente com a passagem da multiplicação de pães e peixes, no qual Jesus alimentou uma multidão. Embora exista uma frequencia de citações sobre peixe, tanto na Bíblia, quanto nos Pais da Igreja, o real significado não se encontra na Bíblia, mas em registros históricos antigos.
Existem três explicações, que eu conheça pelo menos, sobre este desenho. Seria possível que estas três explicações seja verdadeiras, pois não se excluem.

1) A primeira explicação e mais comum é que PEIXE em grego é ICHTHUS. Abaixo, uma figura do peixe com a inscrição grega ICHTHUS (peixe).


ICHTUS, além de significar "peixe", trata-se de um acróstico, onde cada letra de I.CH.TH.U.S. corresponde a outra palavra grega, formando a frase que se encontra acima do desenho do peixinho. Transliterando seria algo como IESUS CHRISTOS THEOS UIOS SOTER.


Iesus
CHristos
THeos
Uios
Soter

A tradução dessa frase grega seria: "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador".

Tudo bem, e qual a razão disso? Vamos para a segunda parte da explicação.

2) Como os cristãos primitivos eram perseguidos, as suas reuniões se davam em locais secretos. E como saber onde seria a reunião? As reuniões não podiam ser em templos, portanto eram realizadas nas casas, catacumbas ou cavernas. E mesmo assim as reuniões não poderiam ser muitos frequentes em um mesmo lugar, para se evitar chamar atenção. Então a forma de marcarem um lugar para a reunião era desenhando este peixinho nos chãos ou paredes indicando para onde deveriam ir, usadas como setas sinalizadoras, ou onde se daria o encontro. Seria um símbolo conhecido somente pelos cristãos.

3) Outra explicação, também plausível, é de que para os cristãos se identificarem, um deles desenhava um arco no chão, com o dedo ou um pedaço de pau. Se a outra pessoa também fosse cristã, desenharia o outro arco, formando assim o peixe. E repetindo o que já foi dito, esta atitude era em função da perseguição que os cristãos sofriam naquela época e região.

Ricardo Reksidler



Postado por: Professora Marcia Valeria

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.