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sexta-feira, 14 de junho de 2013

ATIVIDADES PARA O 4º ANO - ANTIGA 3º SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Interdisciplinar














Fonte: Internet

Diagnóstico do domínio da linguagem escrita 3º ao 5º ano.


Objetivo 
Identificar o domínio de cada aluno em relação aos padrões da linguagem escrita.

Conteúdos específicos 
- Produção de texto.
- Fábulas.

Anos
Do 3º ao 5º ano

Material necessário 
Folhas para escrever, lápis e borracha.
No caso de alunos com deficiência intelectual, providencie, também, uma prancha de comunicação.
Flexibilização
Para alunos com paralisia cerebral, mas com um nível razoável de compreensão, ofereça uma explicação individual a respeito da atividade que será realizada e marque no quadro todas as etapas da aula. A repetição é fundamental para o acompanhamento.
Ao invés de realizar o trabalho de reprodução da fábula individualmente, divida a turma em duplas, para que o aluno seja apoiado por um colega. Ambos devem discutir o enredo da fábula, mas o aluno sem deficiência servirá como escriba. Caso o aluno seja incapaz de falar com clareza, uma alternativa é utilizar uma prancha de comunicação - um cartaz com imagens e trechos da fábula para que o aluno com deficiência possa apontar (com as mãos ou pés) os elementos sobre os quais deseja contar algo.
Se necessário, estenda o tempo da atividade e oriente os familiares do aluno com deficiência para que releiam a história com ele em casa, antes da produção textual.


Desenvolvimento 
1ª etapa Converse com a turma sobre a atividade que você vai propor, explicando que ela será importante para o planejamento das próximas aulas e vai ajudar todos a escrever com mais segurança. A tarefa é reproduzir por escrito uma fábula (de conhecimento da turma) que será lida por você em sala. 

2ª etapa Depois da leitura, converse sobre o enredo para que as crianças se familiarizem ao máximo com a história. Você pode solicitar que contem a fábula oralmente para ter a certeza de que 
todos têm condições de reproduzi-la por escrito. Por fim, peça que os alunos a escrevam por conta própria. 

Flexibilização para deficiência intelectual Peça à família ou ao AEE que leiam mais vezes a fábula escolhida e que o aluno a reconte. Em classe, tenha uma conversa antecipada com ele para que possa perceber melhor o comportamento esperado. Proponha ao grupo um reconto oral em que cada um conte parte da fábula. Combine antes qual será lida por ele. A escrita da fábula pode ser feita em dupla, se ele não for alfabético. Nesse caso, o colega será o escriba. 

Avaliação O diagnóstico é feito ao analisar os textos de acordo com uma lista de problemas e dificuldades previamente estabelecida, que considere tanto padrões de escrita como características do gênero escolhido. No caso das fábulas, uma sugestão possível é a seguinte: 

Padrões de escrita 
- Apresenta muitas dificuldades para representar sílabas cuja estrutura seja diferente de consoante-vogal. 
- Apresenta erros por interferência da fala na escrita em fim de palavras. 
- Apresenta erros por interferência da fala na escrita no radical. 
- Troca letras ("c"/"ç", "c"/"qu", "r"/ "rr", "s"/"ss", "g"/"gu", "m"/"n") por desconhecer as regularidades contextuais do sistema ortográfico. 
- Troca letras ("c"/"ç"/"s"/"ss"/"x", "s"/"z", "x"/"ch", "g"/"j") por desconhecer as múltiplas representações do mesmo som. 
- Realiza trocas de consoantes surdas (produzidas sem vibração das cordas vocais, como "p" e "t") e sonoras (com vibração das cordas, como "b" e "d"). 
- Revela problemas na representação da nasalização ("ã"/"an"). 
- Não domina as regras básicas de concordância nominal e verbal da língua. 
- Não segmenta o texto em frases usando letras maiúsculas e ponto (final, interrogação, exclamação). 
- Não emprega a vírgula em frases. 
- Não segmenta o texto em parágrafos. 
- Não dispõe o texto (margens, parágrafos, títulos, cabeçalhos) de acordo com as convenções.
Flexibilização para deficiência intelectual Se o aluno ainda não dominar a escrita, explore bastante o reconto oral e a leitura das ilustrações. O reconto pode ser gravado em áudio e explorado junto com todo o grupo.

Características do gênero 
- Modifica o conflito principal da história.
- Não evidencia a relação entre os personagens.
- Não constrói o clímax.
- Transforma o desfecho da história.
- Não constrói o texto de modo a retomar ideias anteriores para dar unidade de sentido (coesão referencial).
- Não usa marcadores temporais.
Assim que preencher a análise de todos os alunos, faça a tabulação dos dados. Se você tiver acesso a um computador e um software de edição de planilhas (do tipo Excel), esse trabalho poderá ser feito com mais rapidez. Consolide os dados e verifique quantas vezes os problemas listados aparecem no texto de cada criança. Em seguida, registre o total de vezes que esse problema aparece em todo o grupo. Com base nesse diagnóstico, liste os problemas principais que precisam ser trabalhados com toda a turma, tratando-os como conteúdos prioritários para o semestre.
Essa análise também vai permitir que você identifique dificuldades individuais dos alunos. Uma opção para tratá-las é planejar atividades em grupos, desde que eles reúnam alunos com diferentes níveis de conhecimento. Dessa forma, os estudantes mais avançados poderão interagir com aqueles que têm dificuldades para que possam se desenvolver juntos.
Tenha cuidado ao formar esses grupos. O nível de conhecimento dos alunos deve ser variado, porém, não muito. Caso contrário, corre-se o risco de o aluno com dificuldade não conseguir acompanhar o colega mais avançado. 

Planos de Aula de 4º e 5º ano - Português

Caros Professores e Especialistas,

Nesta postagem estamos disponibilizando um arquivo com sugestões de Planos de Aula para serem aplicados  nas salas de 4º e 5º ano.

É só clicar no link e fazer download.
Bom trabalho!



Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA)




O Ministério da Educação (MEC) formalizou a criação da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que deverá conferir, a partir deste ano, a qualidade e a eficiência do ciclo do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. Crianças do 3.º ano do Ensino Fundamental terão que fazer uma prova que vai avaliar a alfabetização em todo o País. Leia no Estadão.

Conforme o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a prova deverá ser realizada ainda este ano, com estudantes de escolas públicas que estiverem concluindo o 3.º ano do Ensino Fundamental. Uma nova portaria, regulamentando a ANA, deverá ser publicada nas próximas semanas.

Luiz Cláudio Costa, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), afirma: “Entendemos ser extremamente importante a avaliação porque vai permitir ao Brasil avançar na meta de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade. A avaliação será fundamental para que gestores possam colocar em prática as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)”.

Mas há os contras desta decisão. O professor da Faculdade de Educação da USP, Ocimar Alavarse, acredita que essa é uma decisão desnecessária: “Além da Provinha Brasil, existem também outras provas no âmbito dos Estados. E as crianças muito pequenas não têm autonomia para participar de uma avaliação externa”.

Avaliações e mais avaliações para medir não sabemos bem o quê. As salas de aula continuam repletas de alunos que tiram nota baixa no Enem e em outros tipos de “medições de conhecimento”.

Não lembramos que nos anos de 1970/80 os alunos passavam para o 2º ano do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever. Quer dizer, eles não passavam. Não podíamos conceber um aluno no 2º ano que não soubesse fazer uma interpretação de texto. Mesmo aquela: Eva viu a uva. E, com certeza, eles também sabiam qual a importância da Eva no contexto social, e quem cultivava a uva, para parafrasear Paulo Freire.

Em menos de trinta anos não conseguimos saber os resultados das mudanças políticas educacionais. Isso é estatístico. Em trinta anos assistimos a mudanças que, consequentemente, resultou na situação em que se encontra a educação brasileira. A realidade da sala de aula vai mudar com a valorização do professor, apenas isso. Muito simples, ao invés de investimentos em avaliações, vamos investir em professores e capacitação de professores! Parece uma solução óbvia, plausível e menos complexa, não?
Dê sua opinião, professor. Agora é o momento de você compartilhar sua experiência que, certamente, será importante para muitos outros.

Fonte: http://blog.horario.com.br/index.php/2013/06/avaliacao-nacional-da-alfabetizacao-ana/

Pregação: Três Grandes Mentiras

Pr. Abilio Santana.
Tema da Pregação: Três Grandes Mentiras (Uma bênção) - Agora na Web Radio.

(¯`v´¯)♥Beijinhos...Fé...Amor...Paz!♥
`*.¸.* ღ♥♥Marcia Valeria♥♥


http://marciavaleriawebradio.listen2myradio.com/

Palavra do Dia!

"Onze jornadas há desde Horebe, caminho do monte Seir, até Cades-Barnéia." 
Deuteronômio 1:2 - O que era para durar 11 dias durou 40 anos por causa da condição espiritual dos israelitas. OBEDECER É A DICA!!!



Bom dia Povo de Deus, em nome de Jesus.


✿¨*•.¸¸.•*¨✿http://marciavaleriawebradio.listen2myradio.com/ no ar.
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