Título: TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Eixo Temático: ALFABETIZAÇÃO
Tópico: INTERDISCIPLINARIEDADE Habilidade: DIVERSAS
Duração: 2 DIAS Tipo de Atividade: Aula pratica
Palavras-chave: PARLENDA
Autor: Rosaura de Castro E-mail: saurac@bol.com.br
Data de Criação: 10/12/2009 11:21:44 Status: Final
PLANO DE AULA
Data: 29/09 2008
Horário: 1º
Eixo: Desenvolvimento da Oralidade
Capacidade: Participar da interações cotidianas em sala de aula: escutando com atenção e compreensão
- Rodinha para os alunos contarem as novidades:
* estabelecer com os alunos a regra de cada um falar na sua vez;
* conversa com os alunos sobre a necessidade de ouvir o colega com atenção para melhor compreensão do que ele está dizendo;
* dar voz e vez a todos, principalmente aos mais tímidos.
Horário: 2º
Capacidades:
- Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade.
- Buscar pistas textuais para ler nas entrelinhas (fazer inferência), ampliando a compreensão.
Objetivos:
- Reconhecer a parlenda como um gênero textual e o cartaz como seu suporte textual.- interpretar oralmente a parlenda, entendento o sentido implícito do texto (fazendo inferência).
- Trabalho com a parlenda, em cartaz:
Fui à roça pegar milho
Encontrei muita pipoca
Eu comi as puladeiras
Piruá, a panela choca
-Apresentar a parlenda e conversar com os alunos sobre esse gênero textual: suas características, formatação, origem, utilidade social, diferenças e semelhanças com outros gêneros já conhecidos, etc.
- Analisar o suporte do texto (cartaz): características, formatação, material, tamanho, utilidade social (inclusive na escola), etc.
- Interpretação oral da parlenda:
* o que eu fui pegar na roça?
*Que tipo de milho eu peguei?
*O que eu fiz com o milho?
* O que foi que eu comi? Por que elas foram chamadas de puladeiras?
* O que significa a frase da parlenda: “Piruá, a panela choca”? Direcionar com perguntas até o aluno chegar a uma conclusão)
Capacidade: Desenvolver capacidades relativas ao código, especificamente necessárias à leitura: saber decodificar palavras
Objetivo: Identificar palavras com as sílabas pa, pu, pi, pe, po já trabalhadas.
Desenvolvimento: Atividade de Ensino
- Pedir aos alunos que identifiquem palavras que tenham as sílabas pa, po, pu, pe, pi na parlenda e fazer a leitura coletiva e, depois, individualmente.
- Apresentar essas palavras em fichas, para que as colem sobre as palavras escritas no cartaz.
- Brincadeira: Chicotinho queimado
Um aluno sai da sala e a turma esconde a ficha de uma palavra.
O aluno retorna à sala e terá de descobrir onde a ficha da palavra está escondida. (Ao se aproximar do esconderijo, a turma diz que o colega está quente, ao afastar-se, a turma diz que ele está frio. Ao encontrar a ficha a turma diz: Chicotinho queitmado!)
Ao encontrá-la, o aluno deverá lê-la autonomamente ou com a ajuda da turma.
Data: 29/09 2008
Horário:4º
Artes
Desenho
Eixo: Apropriação do sistema de escrita
Objetivos:
1- Desenvolver a criatividade e o senso estético
2- Representar o texto da parlenda utilizando desenhos
- Conversa com os alunos sobre formas gráficas de se comunicar, diferente da utilização de letras, salientando o recurso do desenho.
- Pedir que os alunos representem o texto trabalhado (parlenda) utilizando desenhos.
- Acompanhar a atividade, no sentido de orientar a mellllhor disposição dos desenhos no papel, o capricho no colorido, etc
Capacidade: Escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas.
Objetivo: Escrever palavras com pa, pe, pi, po, pu
- Ditado visual das palavras: pegar – pipoca – puladeiras – piruá – panela:
. mostrar a ficha com a palavra escrita;
. pedir que observem bem a palavra, inclusive os sinais gráficos que possuirem;
. escrever a palavra no ar, junto com a professora;
. observar novamente a palavra;
. esconder a ficha e pedir que os alunos escrevam a palavra;
. mostrar novamente a ficha para o aluno corrigir a sua escrita.;
Horário: 6º
Matemática
Operações: subtração e adição
Eixo: Apropriação do sistema de escrita
Objetivos:
1-Trabalhar as operações de adição e subtração, em situações problemas, utilizando material semi-concreto (palavras escritas)
2- Possibilitar a distinção dos limites entre as palavras
Desenvolvimento: Atividade de Ensino
- Distribuir a parlenda para os alunos recortá-la em palavras e depois montá-la.
- Analisar o texto da parlenda com os alunos:
- perguntar aos alunos: quantas palavras tem na primeira frase? E na segunda? Na terceira? Na quarta?
- Qual a frase que tem mais palavras? Qual a que tem menos?
- Se eu juntar o número de palavras da primeira frase e da segunda frase, quantas palavras darão?
- Se eu juntar as palavras da primeira, segunda e terceira frases?
- Se eu juntar as palavras da primeira, segunda, terceira e quarta frases, quantas palavras darão?
- Qual é o total de palavras (se for necessário, trabalhar o conceito de “total”)
- Se do total de palavras eu tirar a quantidade de palavras da primeira frase, quantas palavras sobrarão? E se eu tirar o total de palavras da segunda frase? Da terceira? Da quarta?
OBS.” Armar” as operações horizontais e verticais.
www.educacao.mg.gov.br
OOOOOOI! Meu nome é Andressa sou normalista e tenho que preparar uma aula pratica com o tema Porque o milho de pipoca vira pipoca? E tem que ser de acordo com o PCN's de matematica ciencias,meio ambiente e saude e pluralidade cultural. sem que o de ciencias tem que ter todos os blocos dele.A aula tem que ser dada para alunos do primeiro ciclo.peço-lhe que por favor me ajude. Com a maior urgencia pois é para sexta feira de manha.Des de ja muito obrigado.
ResponderExcluireE parabens pelo site.
Andressa, gostaria muito de poder lhe ajudar mas para sexta-feira é difícil. Eu trabalho manhã, tarde e noite. Tenho condições de tentar te ajudar no final de semana. Se houver possíbilidade de adiar, com certeza, ajudarei.
ResponderExcluirObrigada pela visita, volte sempre!
Beijinhos...PAZ!
olá! adorei suas atividades to começando agora como pedagoga e to dando aula de reforço e estou tendo q criar atividades e habilidades sempre trabalhando um genero! se puder me ajudar gostaria mto de seu email pra contato!beth
ResponderExcluirObrigada, Beth. Volte sempre.
ResponderExcluirMeu e-mail mv_cristovam@oi.com.br, se eu puder te ajudar será um prazer.
Beijinhos...Paz!
Boa Tarde Marcia este ano peguei uma turma de alfabetização e estou meio perdida são crianças que em sua maioria frequentam a escola pela primeira vez não sei o que fazer.Me ajude, pois aqui na escola os planos de aula tem que ter eixo e capacidades,peguei a turma no dia o4/03/13 tenho dado muito pontilhado sendo que a maioria das vezes eu tenho pontilha as atividades para 6alunos pois a cota de xerox é 12 atividades por mes imagime só.Pelo amor de Deus me ajude.Obrigada
ResponderExcluirAmado(a) me add no face que ficará mais fácil para eu tentar de ajudar.
ResponderExcluirhttp://facebook.com/marciavaleriacristovam
Beijinhos...Paz!