LUMINOSO

PLAY- CLIQUE PARA OUVIR A WEB RÁDIO CONEXÃO,NET

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Planos Interdisciplinares

Título: TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Eixo Temático: ALFABETIZAÇÃO
Tópico: INTERDISCIPLINARIEDADE
Habilidade: DIVERSAS
Duração: 2 DIAS Tipo de Atividade: Aula pratica
Palavras-chave: PARLENDA
Autor: Rosaura de Castro E-mail: saurac@bol.com.br
Data de Criação: 10/12/2009 11:21:44 Status: Final

PLANO DE AULA

Data: 29/09 2008

Horário:

Eixo: Desenvolvimento da Oralidade

Capacidade: Participar da interações cotidianas em sala de aula: escutando com atenção e compreensão

Objetivo: Aprender ouvir o colega e aguardar a vez de falar.

Desenvolvimento: Atividade de Ensino



- Rodinha para os alunos contarem as novidades:

* estabelecer com os alunos a regra de cada um falar na sua vez;

* conversa com os alunos sobre a necessidade de ouvir o colega com atenção para melhor compreensão do que ele está dizendo;

* dar voz e vez a todos, principalmente aos mais tímidos.




Horário:

Eixo: Compreensão e valorização da cultura escrita ,Leitura

Capacidades:

- Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade.

- Buscar pistas textuais para ler nas entrelinhas (fazer inferência), ampliando a compreensão.

Objetivos:
- Reconhecer a parlenda como um gênero textual e o cartaz como seu suporte textual.

- interpretar oralmente a parlenda, entendento o sentido implícito do texto (fazendo inferência).

Desenvolvimento: Atividade de Introduzir

- Trabalho com a parlenda, em cartaz:
Fui à roça pegar milho
Encontrei muita pipoca
Eu comi as puladeiras
Piruá, a panela choca

-Apresentar a parlenda e conversar com os alunos sobre esse gênero textual: suas características, formatação, origem, utilidade social, diferenças e semelhanças com outros gêneros já conhecidos, etc.

- Analisar o suporte do texto (cartaz): características, formatação, material, tamanho, utilidade social (inclusive na escola), etc.

- Interpretação oral da parlenda:

* o que eu fui pegar na roça?

*Que tipo de milho eu peguei?

*O que eu fiz com o milho?

* O que foi que eu comi? Por que elas foram chamadas de puladeiras?

* O que significa a frase da parlenda: “Piruá, a panela choca”? Direcionar com perguntas até o aluno chegar a uma conclusão)


Horário: 3º

Eixo: Leitura

Capacidade: Desenvolver capacidades relativas ao código, especificamente necessárias à leitura: saber decodificar palavras

Objetivo: Identificar palavras com as sílabas pa, pu, pi, pe, po já trabalhadas.

Desenvolvimento: Atividade de Ensino
- Pedir aos alunos que identifiquem palavras que tenham as sílabas pa, po, pu, pe, pi na parlenda e fazer a leitura coletiva e, depois, individualmente.

- Apresentar essas palavras em fichas, para que as colem sobre as palavras escritas no cartaz.

- Brincadeira: Chicotinho queimado

Um aluno sai da sala e a turma esconde a ficha de uma palavra.

O aluno retorna à sala e terá de descobrir onde a ficha da palavra está escondida. (Ao se aproximar do esconderijo, a turma diz que o colega está quente, ao afastar-se, a turma diz que ele está frio. Ao encontrar a ficha a turma diz: Chicotinho queitmado!)

Ao encontrá-la, o aluno deverá lê-la autonomamente ou com a ajuda da turma.

Data: 29/09 2008


Horário:4º

Artes

Desenho

Capacidade: Linguística

Eixo: Apropriação do sistema de escrita

Capacidade: Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas

Objetivos:

1- Desenvolver a criatividade e o senso estético

2- Representar o texto da parlenda utilizando desenhos

Desenvolvimento: Atividade de Ensino

- Conversa com os alunos sobre formas gráficas de se comunicar, diferente da utilização de letras, salientando o recurso do desenho.

- Pedir que os alunos representem o texto trabalhado (parlenda) utilizando desenhos.

- Acompanhar a atividade, no sentido de orientar a mellllhor disposição dos desenhos no papel, o capricho no colorido, etc

Horário:

Eixo: Produção escrita

Capacidade: Escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas.

Objetivo: Escrever palavras com pa, pe, pi, po, pu

Desenvolvimento: Introduzir

- Ditado visual das palavras: pegar – pipoca – puladeiras – piruá – panela:

. mostrar a ficha com a palavra escrita;

. pedir que observem bem a palavra, inclusive os sinais gráficos que possuirem;

. escrever a palavra no ar, junto com a professora;

. observar novamente a palavra;

. esconder a ficha e pedir que os alunos escrevam a palavra;

. mostrar novamente a ficha para o aluno corrigir a sua escrita.;


Horário:

Matemática

Operações: subtração e adição

Capacidade: Linguística

Eixo: Apropriação do sistema de escrita

Capacidade: Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frase.

Objetivos:

1-Trabalhar as operações de adição e subtração, em situações problemas, utilizando material semi-concreto (palavras escritas)

2- Possibilitar a distinção dos limites entre as palavras

Desenvolvimento: Atividade de Ensino

- Distribuir a parlenda para os alunos recortá-la em palavras e depois montá-la.

- Analisar o texto da parlenda com os alunos:

- perguntar aos alunos: quantas palavras tem na primeira frase? E na segunda? Na terceira? Na quarta?

- Qual a frase que tem mais palavras? Qual a que tem menos?

- Se eu juntar o número de palavras da primeira frase e da segunda frase, quantas palavras darão?

- Se eu juntar as palavras da primeira, segunda e terceira frases?

- Se eu juntar as palavras da primeira, segunda, terceira e quarta frases, quantas palavras darão?

- Qual é o total de palavras (se for necessário, trabalhar o conceito de “total”)

- Se do total de palavras eu tirar a quantidade de palavras da primeira frase, quantas palavras sobrarão? E se eu tirar o total de palavras da segunda frase? Da terceira? Da quarta?


OBS.” Armar” as operações horizontais e verticais.
www.educacao.mg.gov.br

PESQUISE POSTAGENS NO SITE

Filmes Educacionais

  • Escritores da Liberdade
  • Filhos do Silêncio
  • Meu Mestre minha Vida
  • Nell
  • O Livro Perigoso
  • O Milagre de Anna Sullivan
  • O Nome da Rosa
  • O Triunfo
  • O Óleo de Lorenzo
  • Sociedade dos Poetas Mortos

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.

CANAL - Professora Marcia Valeria

Loading...

ACESSOS...



1.000.000 Acessos

Meus Agradecimentos...


16/11/2013 - 1.500.000 Acessos! Obrigada Senhor!




Recent Visitors