LUMINOSO

PLAY- CLIQUE PARA OUVIR A WEB RÁDIO CONEXÃO,NET

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Tudo sobre a chuva de meteoros Líridas 2016 - aguardando...

Professora Marcia Valeria: AMO VER CHUVAS DE METEOROS, AGUARDANDO!!! HUHUHUHU


20/04/16 - É na última quinzena de abril que acontece a chuva de meteoros Líridas! E aí, já está preparado(a)?

20/04/16 - É na última quinzena de abril que acontece a chuva de meteoros Líridas! E aí, já está preparado(a)? 

Todos os anos, entre os dias 16 e 25 de abril, acontece a chuva de meteoros Líridas, mas é nos dias 21 e 22 de abril que ocorre seu pico, ou seja, o momento em que a maior quantidade de meteoros risca o céu!

A chuva de meteoros Líridas é resultado da passagem da Terra pelos rastros de detritos deixados pelo cometa Thatcher C/1861 G1. Nessa época do ano, o nosso planeta passa justamente nessa esteira de poeira desse antigo cometa, o que atrai os pequenos fragmentos que penetram em nossa atmosfera, criando as magníficas "estrelas cadentes", como são popularmente conhecidos os meteoros.

Não deixe de conferir nossa matéria sobre o mito da Lua Verde, que está tomando conta da internet. E não se esqueçam: está acontecendo a Mini Lua de 2016!


Como observar a chuva de meteoros Líridas 2016?

Seja pra observar essa ou qualquer outra chuva de meteoros, a regra é a mesma: buscar um lugar com o mínimo de poluição luminosa possível, longe de luzes que podem atrapalhar a nossa observação.

O radiante (região do céu onde os meteoros parecem se originar) encontra-se ao lado da constelação de Lira, o que justifica o nome da chuva. Pouco antes do amanhecer, por volta das 04h00 da madrugada, olhe para a direção norte do céu, e encontre a estrela Vega (como mostra a imagem abaixo).

radiante da chuva de meteoros Liridas 2016
Radiante da chuva de meteoros Líridas. Neste momento, por volta das 04h00 da madrugada,
a Lua estará à esquerda, em direção ao poente próxima do horizonte oeste.
Créditos: STELLARIUM / Galeria do Meteorito

Quanto mais ao norte do Brasil você estiver, melhor será sua observação da chuva Líridas. Em São Paulo, por exemplo, seu radiante se encontra muito próximo do horizonte, o que dificulta um pouco sua observação.

Nenhum equipamento é necessário, já que os meteoros riscam uma grande extensão do firmamento em questão de instantes. Telescópios ou binóculos iriam apenas atrapalhar a nossa observação.

Antes de continuar lendo essa matéria, se você puder, curta nossa página no Facebook para dar um apoio ao nosso trabalho. É só clicar em curtir, e você já estará nos ajudando:

Quantos meteoros poderemos ver? A Lua pode atrapalhar a observação?

O pico da chuva de meteoros Líridas costuma gerar cerca de 15 meteoros por hora, e em alguns anos, esse número pode chegar a 100 meteoros por hora. Infelizmente, por conta da Lua Cheia (também no dia 22 de abril), a quantidade de meteoros será menor, já que a luz do luar ofuscará o brilho tênue dos meteoros. Somado a isso, se você estiver em uma cidade grande, as condições de observação serão muito ruins, e apenas meteoros muito brilhantes (como os bólidos/bolas de fogo) é que poderão ser vistos.

Para nossa sorte, dentro de alguns dias teremos a chuva de meteoros Eta Aquaridas, que além de ser mais intensa (cerca de 50 meteoros por hora), não terá interferência da Lua, que estará praticamente na fase Nova. O céu estará bem escuro, e teremos uma das mais excelentes chuvas de meteoros do ano!

Chuva de meteoros Liridas registrada pela NASA
Chuva de meteoros Liridas registrada pela NASA.
Créditos: NASA / MSFC / D. Moser

Curiosidade sobre a chuva de meteoros Líridas: na verdade, ela deveria se chamar "Herculidas", e não "Líridas", pois seu radiante fica na constelação de Hércules. Essa chuva foi nomeada e identificada no século 19, quando a UAI (União Astronômica Internacional) ainda não havia adotado "oficialmente" a configuração das constelações, o que ocorreu somente em 1922.


Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Líridas 2016

Em parceria com o Observatório Slooh, o site Galeria do Meteorito disponibilizará imagens em tempo real de câmeras instaladas em regiões remotas do globo, para que você acompanhe a chuva de meteoros Líridas 2016 ao vivo, mesmo que o tempo esteja nublado em sua cidade. Para não perder esse e outros eventos, clique aqui e confirme sua presença em todos, assim você recebe uma notificação quando eles estiverem próximos! Para ser redirecionado(a) para a transmissão ao vivo da chuva de meteoros Líridas 2016, clique aqui!


Um pouco mais sobre a chuva de meteoros Líridas

Uma das razões que faz a chuva de meteoros Líridas ser uma das mais famosas, é o fato dela nos surpreender de tempos em tempos, criando grandes "outbursts", ou seja, um grande aumento abrupto na quantidade de meteoros. Sempre existe a possibilidade de surgir uma quantidade de aproximadamente 10 meteoros riscarem o céu, como ocorreu na Grécia em 1922, no Japão em 1945 e nas Américas em 1982.

Confúcio -  pintor Wu Daozi entre  685-758
Pintura de Confúcio,
feita por Wu Daozi entre  685-758
Créditos: Wikimedia Commons / Wu Daozi
A chuva de meteoro Líridas é uma das mais antigas chuva de meteoros relatadas em documentos antigos, que datam cerca de 2.700 anos atrás.

China antiga já observava a chuva Líridas em 687 a.C., e a descrevia como algo que "caia como chuva". O data desses documentos antigos coincidem com o Período das Primaveras e Outonos, entre 771 e 476 a.C, que é associado ao renomado pensador chinês Confúcio, conhecido popularmente pelo seu ditado: "Não faças aos outros o que não queres que façam a ti". Será que o grande professor e filósofo Confúcio observou a histórica chuva de meteoros Líridas?

O cometa Thatcher e sua aparência desconhecida...

Como foi dito anteriormente, o cometa Thatcher (C/1861 G1) é o responsável pela chuva Líridas, que ocorre sempre na mesma época do ano, quando a Terra passa pelos rastros deixados durante sua passagem por aqui. Mas por conta de sua órbita de 415 anos (tempo levado para completar uma volta ao redor do Sol), não temos nenhuma fotografia desse incrível cometa!
A última vez que ele passou pelo Sistema Solar interior, em 1861, o processo e os equipamentos fotográficos ainda não haviam sido espalhados pelo mundo. Mas não se preocupe, pois na próxima vez que o cometa Thatcher passar por aqui, nós iremos fotografá-lo incansavelmente. A parte chata da história é que a nossa geração não estará mais aqui na Terra, afinal, o cometa Thatcher só passará por aqui novamente em 2276...


http://www.galeriadometeorito.com/2016/04/tudo-sobre-chuva-de-meteoros-liridas-2016.html#.VxmwU9QrI_4

PESQUISE POSTAGENS NO SITE

Filmes Educacionais

  • Escritores da Liberdade
  • Filhos do Silêncio
  • Meu Mestre minha Vida
  • Nell
  • O Livro Perigoso
  • O Milagre de Anna Sullivan
  • O Nome da Rosa
  • O Triunfo
  • O Óleo de Lorenzo
  • Sociedade dos Poetas Mortos

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.

CANAL - Professora Marcia Valeria

Loading...

ACESSOS...



1.000.000 Acessos

Meus Agradecimentos...


16/11/2013 - 1.500.000 Acessos! Obrigada Senhor!




Recent Visitors