Homens fazendo exames preventivos, é isso aí.
♥Marcia Valeria♥♥
quinta-feira, 31 de outubro de 2013
Dia da Reforma Protestante - 31 de Outubro.
A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 1 2 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no catolicismo romano. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco solas.3
Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, estendendo-se pelaSuíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contra-Reforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento.
O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o Protestantismo.
terça-feira, 29 de outubro de 2013
Hoje é o Dia Nacional do Livro!
Hoje é o Dia Nacional do Livro!
Plante a semente da leitura em seu filho desde cedo.
Acesse a Biblioteca Básica para ver os livros indicados para
a idade dele:

Plante a semente da leitura em seu filho desde cedo.
Acesse a Biblioteca Básica para ver os livros indicados para
a idade dele:
Livros para uma vida
Dezoito educadores selecionaram 204 obras essenciais para serem lidas do Ensino Infantil ao Ensino Médio.



Projeto Minha Pátria Proclamação da República, Dia da Bandeira e Eleições podem ser trabalhados de forma interligada, ajudando a resgatar valores éticos e morais
| ||||||||||
![]() |
No início do ano de 2010, a Escola Municipal Manoel Joaquim Gonçalves, de Rialma, GO, propôs um desafio para professores e alunos do Ensino Fundamental I: trabalhar os temas Proclamação da República, Dia da Bandeira e Eleições de forma interligada. O Projeto Minha Pátria caiu no gosto dos alunos e dos educadores, sobrando envolvimento e criatividade. "A nossa intenção é estimular a reflexão e mostrar a importância de fazer Lindalva Maria da Silva Rodrigues, a professora responsável pelo projeto.
Apresentar direitos e deveres e, ao mesmo tempo, resgatar valores fundamentais, como justiça e respeito, foram alguns frutos colhidos pelo projeto. "Durante um concurso para eleger a Bandeira Nacional mais criativa, os alunos tiveram a oportunidade de avaliar a importância de ser coerente e justo nas escolhas", conta Lindalva. Confira sugestões de atividades aplicadas pela escola e promova verdadeiras aulas de cidadania!
Abertura do projeto
Contou com a participação das turmas de 2º a 5º ano e incluiu as seguintes atividades:
★ Hasteamento da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional.
★ Apresentação de "Paródias da Pátria" desenvolvidas em grupo pelos alunos.
★ Apresentação do Hino à Bandeira Nacional (veja a letra na pág. 9).
★ Apresentação de "Paródias da Pátria" desenvolvidas em grupo pelos alunos.
★ Apresentação do Hino à Bandeira Nacional (veja a letra na pág. 9).
Interpretação do Hino Nacional e do Hino à Bandeira (5º ano)
Divida a turma em dois grupos e entregue a letra do Hino Nacional para uma equipe e a letra do Hino à Bandeira para o outro grupo. Disponibilize papel crepom nas cores do Brasil, EVA, cola, tesoura sem ponta e outros itens para que os alunos possam interpretar as canções por meio de figuras. Incentive a procura do significado das palavras desconhecidas. Promova a apresentação dos trabalhos e incentive a troca de ideias.
Ciclo de debates Estabeleça um dia da semana para promover debates, com alunos do 5º ano, sobre temas relacionados ao projeto. Sugestões: ★ O que é ser patriota hoje no Brasil? ★ Cidadania - Como colocá-la em prática? ★ Falta patriotismo dos políticos brasileiros? ★ O que significou a Proclamação da República? ★ Qual a importância do voto consciente? |
Concurso Bandeira Nacional (3º e 4º anos)
Reúna os alunos e apresente as regras do Concurso Bandeira Nacional. Exemplos: vence a Bandeira mais criativa, a comissão julgadora será formada por professores, os participantes poderão organizar uma campanha eleitoral para divulgar o trabalho, entre outras. Mostre a possibilidade de colagens, pinturas e recortes para a confecção das Bandeiras. Disponibilize cartolina, cola, tesoura sem ponta, tintas, pincéis, papel crepom nas cores da Bandeira, isopor, papel camurça e outros itens.
Após a confecção e exposição das Bandeiras, o aluno terá uma semana para promover uma campanha eleitoral e tentar conquistar votos. Sugira que o "candidato" aproveite para explicar a proposta do desenho à comissão julgadora, que argumente por que optou por determinado material e o que aquele símbolo representa para a Nação.
Os professores deverão votar com coerência, elegendo as três melhores Bandeiras. Prepare uma comissão para fazer a contagem dos votos. É importante que seja formada por alunos que não participaram do concurso. Organize um pódio para os vencedores e uma homenagem como, por exemplo, a canção "Eu te Amo Meu Brasil", da dupla Dom e Ravel.
Dica! Ressalte a importância da Bandeira para o país, aborde a sua história, relacione as cores, comente sobre a representação das estrelas, promova a identificação dos Estados e procure saber o que a turma entende pelo lema "Ordem e Progresso". |
Leitura em grupo (5º ano)
Solicite a pesquisa de notícias sobre o processo de eleição ocorrido em diferentes regiões do Brasil. Para facilitar, divida a classe em grupos e estabeleça uma região para cada um. Em sala de aula, apresente o mapa do Brasil, identifique junto com os alunos os Estados citados nas notícias e aborde as diferentes características de cada região. Mencione a diversidade natural e aspectos socioeconômicos marcantes. Promova a leitura e a discussão sobre as notícias selecionadas.
Dica! Aborde a polêmica "Lei da Ficha Limpa" e estimule o debate sobre a reputação e o perfil do candidato ideal. |
Produção de texto (2º e 3º anos)
Proponha temas para a produção de textos. Exemplos: Brasil, Terra que eu amo; Por que gosto do Brasil?; e Voto consciente. Escolha os melhores textos e peça para que os autores leiam para a classe. Promova a discussão, questione quem pensa diferente, quem está de acordo etc
Palestra Cidadania - A Importância do Voto A escola também promoveu uma palestra para os alunos do 5º ano sobre o voto consciente e a importância de o eleitor acompanhar o mandato do candidato e verificar se as promessas da campanha estão sendo cumpridas. |
Caça-palavras Eleições 2010 (2º ano)
Com a ajuda do responsável pela informática, prepare um caça-palavras para familiarizar a turma com os termos da eleição. Inclua também os cargos que foram disputados em 2010.
![]() |
Dica! Após a atividade, explique as funções de cada cargo e aborde o pioneirismo do Brasil ao adotar a urna eletrônica. Muitos nem imaginam que a votação já foi realizada em cédula de papel. |
Vamos fazer um acróstico? (4º ano)
Explique que um acróstico é uma composição poética na qual as letras iniciais, intermediárias ou finais formam palavras ou até mesmo frases. Proponha os seguintes temas: Brasil, Pátria, Cidadania e Proclamação da República. Dê um exemplo de acróstico:
Brasil, pátria querida
Raio de luz em minha vida
Amor à nação é papel do cidadão
Ser brasileiro explica tanta paixão
Ilusão é deixar de exercer o direito de cidadão
Lutar em defesa da pátria é nossa obrigação!
Raio de luz em minha vida
Amor à nação é papel do cidadão
Ser brasileiro explica tanta paixão
Ilusão é deixar de exercer o direito de cidadão
Lutar em defesa da pátria é nossa obrigação!
Ao final, promova a leitura e o registro dos acrósticos redigidos pelos alunos. Outra possibilidade é expor em uma mural para que toda a comunida escolar possa apreciar.
Palavra Cruzada (5º ano)
Solicite que os alunos pesquisem sobre a Proclamação da República. Com o auxílio do responsável pela informática, confeccione uma palavra cruzada com termos ligados a esse contecimento histórico. Exemplo:
Horizontal
Marechal responsável pela Proclamação da República
Marechal responsável pela Proclamação da República
Vertical
Mês em que é comemorada a Proclamação da República.
Mês em que é comemorada a Proclamação da República.
![]() |
Análise de charges (5º ano)
Selecione charges divertidas e adequadas para a faixa etária das crianças. Escolha ilustrações que abordem questões políticas e o processo eleitoral ocorrido neste ano. Divida os alunos em grupos e entregue uma imagem diferente para cada um. Explique que a charge é um estilo de ilustração cuja finalidade é satirizar, principalmente acontecimentos atuais. Peça para que os grupos analisem as ilustrações, identifiquem elementos de humor e comparem com a realidade.
Aulas de arte
O arte-educador Leonardo Polido, do Guia Prático, criou uma atividade para fazer com os alunos nas aulas sobre Proclamação da República. Confira.
Chapéu de marechal
Materiais:
★ jornal
★ tinta guache verde
★ fitas de cetim azul, amarela e vermelha
★ papel dourado
★ cola e tesoura
★ tinta guache verde
★ fitas de cetim azul, amarela e vermelha
★ papel dourado
★ cola e tesoura
![]() |
1. Dobre uma folha de jornal ao meio.
2. Dobre suas extremidades para dentro, formando quase uma "casinha".
3. Dobre para fora o excesso de papel, para que fique de fato no formato de um triângulo.
5. Abra o triângulo e dobre no sentido oposto, formando um quadrado.
6. Dobre as pontas do quadrado para dentro, formando novamente um triangulo.
7. Pinte o chapéu com guache verde.
8. Cole as fitas azul e amarela e a medalha dourada com fitas vermelhas.
2. Dobre suas extremidades para dentro, formando quase uma "casinha".
3. Dobre para fora o excesso de papel, para que fique de fato no formato de um triângulo.
5. Abra o triângulo e dobre no sentido oposto, formando um quadrado.
6. Dobre as pontas do quadrado para dentro, formando novamente um triangulo.
7. Pinte o chapéu com guache verde.
8. Cole as fitas azul e amarela e a medalha dourada com fitas vermelhas.
Bandeira do Brasil de EVA
Toda comemoração do Dia da Bandeira merece um trabalho artístico bem bonito e patriota. Confira essa atividade, também proposta pelo arte-educador Leonardo.
Materiais:
★ EVA verde, amarelo, azul e branco
★ algodão
★ linha azul e amarela
★ agulha
★ tesoura e cola branca
★ algodão
★ linha azul e amarela
★ agulha
★ tesoura e cola branca
![]() |
1. Recorte um retângulo com o EVA verde, um losango de EVA amarelo, um círculo de EVA azul e duas estrelas e uma faixa de EVA branco (conforme os moldes).
2. Cole as estrelas e a faixa brancas no círculo azul. Costure o circulo azul no losango amarelo com a linha azul.
3. Antes de fechar a costura do círculo, coloque bolas de algodão dentro da costura.
4. Costure com a linha amarela o losango no retângulo verde, e encha de algodão também antes de fechar.
Hino à Bandeira Nacional Letra: Olavo Bilac Música: Francisco Braga Salve, lindo pendão da esperança, Salve, símbolo augusto da paz! Tua nobre presença à lembrança A grandeza da Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! Em teu seio formoso retratas Este céu de puríssimo azul, A verdura sem par destas matas, E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! Contemplando o teu vulto sagrado, Compreendemos o nosso dever; E o Brasil, por seus filhos amado, Poderoso e feliz há de ser. Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! Sobre a imensa Nação Brasileira, Nos momentos de festa ou de dor, Paira sempre, sagrada bandeira, Pavilhão da Justiça e do Amor! Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! |
Fonte: http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/80/imprime192108.asp

Fonte: Internet
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
Aprender...sempre!!!
Gente, não confunda o “MAS” com o “MAIS”!
MAS: Exprime oposição e é sinônimo de “PORÉM”.
Ex: Não sou rico, mas sou feliz..
MAIS: Designa aumento, grandeza. É o oposto de “MENOS”.
Ex: Quanto mais estudamos, mais aprendemos.
domingo, 27 de outubro de 2013
Atividades: Proclamação da República dia 15 de Novembro.

.jpg)




















.gif)
.jpg)

A História da Independência do Brasil
Marcadores:
Alfabetização,
Datas Comemorativas,
Dia 15 de Novembro Dia da Proclamação da República,
Orientação Pedagógica
Assinar:
Postagens (Atom)
Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
Contadores
1578574
