Clique na Imagem

WWW.WEBRADIOLIVRE.ORG

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Português: Compreensão e Produção de Texto - 6º ao 9º

Tipo de Recurso: Roteiros de Atividades 
Eixo Temático: Compreensão e Produção de Textos 
Tópico: Contexto de produção, circulação e recepção d textos 
Habilidade: Considerar os contextos de produção, circulação e recepção de textos, na compreensão e na produção textual, produtiva e autonomamente 
Duração: Tipo de Atividade: Trabalho em grupo 
Palavras-chave: leitura, produção, textos, função sociocomunicativa 
Autor: lacinia ferreira da cruz  E-mail: laciniaferreira@hotmail.com 

PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO


               RAZÃO DE SER

        Escrevo. E pronto.
        Escrevo porque preciso,
        Preciso porque estou tonto.
        Ninguém tem nada com isso.
        Escrevo porque amanhece,
        E as estrelas lá no céu
        Lembram letras no papel,
        Quando o poema me anoitece.
        A aranha tece teias.
        O peixe beija e morde o que vê.
        Eu escrevo apenas.
        Tem que ter por quê?
                      
                   Paulo Leminiski. Distraídos venceremos, 1993.
                                        São Paulo, Brasiliense.
    
O autor do poema encontra na escrita poética sua “Razão de Ser”.
Construa um texto em verso e ou em prosa sobre uma ou várias razões importantes para escrever no nosso dia – a – dia, para que seja publicado no Jornal da Escola ou da sua cidade. Use rascunho. Ilustre como desejar o seu texto construído.
Fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/

Livros Indicados

  • Bíblia Sagrada

Filmes Educacionais

  • Escritores da Liberdade
  • Filhos do Silêncio
  • Meu Mestre minha Vida
  • Nell
  • O Livro Perigoso
  • O Milagre de Anna Sullivan
  • O Nome da Rosa
  • O Triunfo
  • O Óleo de Lorenzo
  • Sociedade dos Poetas Mortos

WWW;WEBRADIOLIVRE.ORG

WWW;WEBRADIOLIVRE.ORG
Patrocínar

PARTICIPE!

Tópicos - Participe deste Site e deixe seu Comentário!