O economista faz uma reflexão sobre o impacto do estudo em sua trajetória
Gustavo Ioschpe saiu de Porto Alegre aos 18 anos para fazer faculdade nos Estados Unidos
Saí da minha Porto Alegre natal aos 18 anos para fazer faculdade nos Estados Unidos. Essa foi uma viagem literal e simbólica: além de conhecer outras culturas, de gente de todos os lugares do mundo, o conhecimento me abriu portas da percepção que eu nem sabia existirem. Me levou a outros países, outras épocas, e me levou também a mim mesmo: a descoberta de que e como pensamos, a sensação extática de estar (pelo menos um pouco mais) em controle dessa máquina fascinante e hermética que é o nosso cérebro, só foram possíveis por conta das horas e horas em bibliotecas e salas de aula.
Meu DNA vem do DNA dos meus pais, mas quase todo o resto vem de experiências e pensamentos que não teriam ocorrido se não fosse a educação. Se pudesse trocar todos os meus genes e manter tudo aquilo que aprendi, o ser resultante certamente teria mais em comum comigo do que se mantivéssemos o DNA e substituíssemos a educação. Já dizia Descartes: cogito, ergo sum.
Gustavo Ioschpe é economista e especialista em Educação. Graduou-se em Ciência política e Administração Estratégica na Universidade da Pensilvânia e fez mestrado em Economia internacional e Desenvolvimento Econômico pela Universidade Yale
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br
Postado por: Professora Marcia Valeria
Educador de boa fé por favor não caia nessa armadilha chamada @gioschpe http://www.sedufsm.org.br/index.php?secao=noticias¬icia_id=1155
ResponderExcluirtu és um gênio cara! com 18 aninhos já tinha grana prá bancar uma universidade nos States!?!?!?
ResponderExcluirabçs
nelson
Poderia ter continuado por onde estudou, uma vez que por aqui nada acrescentou
ResponderExcluirNão acho que seja especialista em educação que estudou o lado econômico da educação, também acho bem tendenciosos seus comentários, principalmente na rede globo. Servindo aos interesses econômicos de algum segmento? Será de quem defende a privatização da educação?
ResponderExcluirSobre a reportagem na revista veja: Até concordo com você Gustavo Ioschpe que realmente existe muita coisa errada na educação brasileira e que ela pode até ser para muitos um cabide de empregos, porém, meu querido, você foi infeliz ao comentar ironicamente sobre o "salário de fome" dos professores, pois eu como funcionário da rede pública no setror da educação posso te afirmar que esta média salarial que você expôs em sua reportagem é o que ganha um professor depois de muito tempo de serviço e com uma carga horária bem pesada. Alguns colegas chegam a trabalhar 58 horas semanais para obter essa média salarial que você relatou. Agora me diga que qualidade de vida tem uma pessoa que trabalha 58 horas para obter uma renda média de um pouco mais de 2 mil reias, que tempo ela tem para preparar uma aula, para se dedicar a família e outros afazeres. Será que essa pessoa sustenta uma família e tem uma vida tranquila com um salário desse? É devido a pensamentos como o seu que considera este um bom salário que muitos professores estão doentes e afastados do cargo por estarem estafados e/ou com outros problemas de sáude, pois além de trabalhar tudo isso ainda precisam arranjar tempo para corrigir provas e trabalhos em casa. Se você estiver com alguma dúvida veja um edital de concurso público para professores do estado de são paulo, por exemplo, e verifique quanto ganha um professor iniciante por 20 horas/aulas semanais, posso te garantir que não ultrapassa os 1.100,00 reais. Aproveite também e constate valor do vale alimentação de um professor que quando existe chega a ser em muitos casos de 4 reais (valor máximo 80 reais)!!! Será que você trabalha tudo isso semanalmente para ter uma renda média de um pouco mais de 2 mil reais???? kkkk... com certeza você dever estar rindo ao ler isso né porque seu salário deve ser bemmmm maior que isso e você deve trabalhar bemmmm menos para obter tal renda!!! Seja verdadeiro, antes de postar determinados comentários, análise o todo e não exponha somente os fragmentos!!!
ResponderExcluirPostei sua opinião (anônimo) pois não tem nada ofensivo, mas por favor na próxima se identifique. Não vejo nada de errado no que você postou e concordo com sua posição pois eu tenho 3 empregos e por não ter tempo para nada e ninguém, fora meus trabalhos, estou de licença saúde por tempo indeterminado. Preciso dos empregos para sustentar minha família e dar uma educação de qualidade para meus filhos.
ResponderExcluirVolte sempre e obrigada pela participação.
Beijinhos...Paz!