LUMINOSO

PLAY- CLIQUE PARA OUVIR A WEB RÁDIO CONEXÃO,NET

domingo, 22 de maio de 2011

Gustavo Ioschpe: "Sem Educação, minha vida seria outra"

O economista faz uma reflexão sobre o impacto do estudo em sua trajetória


27/04/2011 11:13
Educar
Foto: Gustavo Ioschpe saiu de Porto Alegre aos 18 anos para fazer faculdade nos Estados Unidos
Gustavo Ioschpe saiu de Porto Alegre aos 18 anos para fazer faculdade nos Estados Unidos
Para entender o impacto da Educação na minha vida, me propus um simples exercício mental: imaginar quem eu seria se não tivesse estudado. Eu não moraria na cidade em que moro, não teria os trabalhos que hoje tenho, não teria o filho que tenho, já que não seria casado com a minha atual esposa, que conheci quando ambos fazíamos o mestrado. Aliás, é provável que não fosse casado com ninguém, ou pelo menos ninguém que valesse a pena: que mulher direita gostaria de se casar com um analfabeto, bruto, ignorante e fracassado? Sem Educação, provavelmente não teria descoberto o segundo grande amor da minha vida, depois da família: os livros.

Saí da minha Porto Alegre natal aos 18 anos para fazer faculdade nos Estados Unidos. Essa foi uma viagem literal e simbólica: além de conhecer outras culturas, de gente de todos os lugares do mundo, o conhecimento me abriu portas da percepção que eu nem sabia existirem. Me levou a outros países, outras épocas, e me levou também a mim mesmo: a descoberta de que e como pensamos, a sensação extática de estar (pelo menos um pouco mais) em controle dessa máquina fascinante e hermética que é o nosso cérebro, só foram possíveis por conta das horas e horas em bibliotecas e salas de aula.

Meu DNA vem do DNA dos meus pais, mas quase todo o resto vem de experiências e pensamentos que não teriam ocorrido se não fosse a educação. Se pudesse trocar todos os meus genes e manter tudo aquilo que aprendi, o ser resultante certamente teria mais em comum comigo do que se mantivéssemos o DNA e substituíssemos a educação. Já dizia Descartes: cogito, ergo sum.

Gustavo Ioschpe é economista e especialista em Educação. Graduou-se em Ciência política e Administração Estratégica na Universidade da Pensilvânia e fez mestrado em Economia internacional e Desenvolvimento Econômico pela Universidade Yale

Educar para Crescer
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br
Postado por: Professora Marcia Valeria

PESQUISE POSTAGENS NO SITE

Filmes Educacionais

  • Escritores da Liberdade
  • Filhos do Silêncio
  • Meu Mestre minha Vida
  • Nell
  • O Livro Perigoso
  • O Milagre de Anna Sullivan
  • O Nome da Rosa
  • O Triunfo
  • O Óleo de Lorenzo
  • Sociedade dos Poetas Mortos

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.

CANAL - Professora Marcia Valeria

Loading...

ACESSOS...



1.000.000 Acessos

Meus Agradecimentos...


16/11/2013 - 1.500.000 Acessos! Obrigada Senhor!




Recent Visitors