domingo, 22 de maio de 2011

Gustavo Ioschpe: "Sem Educação, minha vida seria outra"

O economista faz uma reflexão sobre o impacto do estudo em sua trajetória


27/04/2011 11:13
Educar
Foto: Gustavo Ioschpe saiu de Porto Alegre aos 18 anos para fazer faculdade nos Estados Unidos
Gustavo Ioschpe saiu de Porto Alegre aos 18 anos para fazer faculdade nos Estados Unidos
Para entender o impacto da Educação na minha vida, me propus um simples exercício mental: imaginar quem eu seria se não tivesse estudado. Eu não moraria na cidade em que moro, não teria os trabalhos que hoje tenho, não teria o filho que tenho, já que não seria casado com a minha atual esposa, que conheci quando ambos fazíamos o mestrado. Aliás, é provável que não fosse casado com ninguém, ou pelo menos ninguém que valesse a pena: que mulher direita gostaria de se casar com um analfabeto, bruto, ignorante e fracassado? Sem Educação, provavelmente não teria descoberto o segundo grande amor da minha vida, depois da família: os livros.

Saí da minha Porto Alegre natal aos 18 anos para fazer faculdade nos Estados Unidos. Essa foi uma viagem literal e simbólica: além de conhecer outras culturas, de gente de todos os lugares do mundo, o conhecimento me abriu portas da percepção que eu nem sabia existirem. Me levou a outros países, outras épocas, e me levou também a mim mesmo: a descoberta de que e como pensamos, a sensação extática de estar (pelo menos um pouco mais) em controle dessa máquina fascinante e hermética que é o nosso cérebro, só foram possíveis por conta das horas e horas em bibliotecas e salas de aula.

Meu DNA vem do DNA dos meus pais, mas quase todo o resto vem de experiências e pensamentos que não teriam ocorrido se não fosse a educação. Se pudesse trocar todos os meus genes e manter tudo aquilo que aprendi, o ser resultante certamente teria mais em comum comigo do que se mantivéssemos o DNA e substituíssemos a educação. Já dizia Descartes: cogito, ergo sum.

Gustavo Ioschpe é economista e especialista em Educação. Graduou-se em Ciência política e Administração Estratégica na Universidade da Pensilvânia e fez mestrado em Economia internacional e Desenvolvimento Econômico pela Universidade Yale

Educar para Crescer
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br
Postado por: Professora Marcia Valeria

6 comentários:

  1. Educador de boa fé por favor não caia nessa armadilha chamada @gioschpe http://www.sedufsm.org.br/index.php?secao=noticias&noticia_id=1155

    ResponderExcluir
  2. tu és um gênio cara! com 18 aninhos já tinha grana prá bancar uma universidade nos States!?!?!?
    abçs
    nelson

    ResponderExcluir
  3. Poderia ter continuado por onde estudou, uma vez que por aqui nada acrescentou

    ResponderExcluir
  4. Não acho que seja especialista em educação que estudou o lado econômico da educação, também acho bem tendenciosos seus comentários, principalmente na rede globo. Servindo aos interesses econômicos de algum segmento? Será de quem defende a privatização da educação?

    ResponderExcluir
  5. Sobre a reportagem na revista veja: Até concordo com você Gustavo Ioschpe que realmente existe muita coisa errada na educação brasileira e que ela pode até ser para muitos um cabide de empregos, porém, meu querido, você foi infeliz ao comentar ironicamente sobre o "salário de fome" dos professores, pois eu como funcionário da rede pública no setror da educação posso te afirmar que esta média salarial que você expôs em sua reportagem é o que ganha um professor depois de muito tempo de serviço e com uma carga horária bem pesada. Alguns colegas chegam a trabalhar 58 horas semanais para obter essa média salarial que você relatou. Agora me diga que qualidade de vida tem uma pessoa que trabalha 58 horas para obter uma renda média de um pouco mais de 2 mil reias, que tempo ela tem para preparar uma aula, para se dedicar a família e outros afazeres. Será que essa pessoa sustenta uma família e tem uma vida tranquila com um salário desse? É devido a pensamentos como o seu que considera este um bom salário que muitos professores estão doentes e afastados do cargo por estarem estafados e/ou com outros problemas de sáude, pois além de trabalhar tudo isso ainda precisam arranjar tempo para corrigir provas e trabalhos em casa. Se você estiver com alguma dúvida veja um edital de concurso público para professores do estado de são paulo, por exemplo, e verifique quanto ganha um professor iniciante por 20 horas/aulas semanais, posso te garantir que não ultrapassa os 1.100,00 reais. Aproveite também e constate valor do vale alimentação de um professor que quando existe chega a ser em muitos casos de 4 reais (valor máximo 80 reais)!!! Será que você trabalha tudo isso semanalmente para ter uma renda média de um pouco mais de 2 mil reais???? kkkk... com certeza você dever estar rindo ao ler isso né porque seu salário deve ser bemmmm maior que isso e você deve trabalhar bemmmm menos para obter tal renda!!! Seja verdadeiro, antes de postar determinados comentários, análise o todo e não exponha somente os fragmentos!!!

    ResponderExcluir
  6. Postei sua opinião (anônimo) pois não tem nada ofensivo, mas por favor na próxima se identifique. Não vejo nada de errado no que você postou e concordo com sua posição pois eu tenho 3 empregos e por não ter tempo para nada e ninguém, fora meus trabalhos, estou de licença saúde por tempo indeterminado. Preciso dos empregos para sustentar minha família e dar uma educação de qualidade para meus filhos.
    Volte sempre e obrigada pela participação.
    Beijinhos...Paz!

    ResponderExcluir

Seu comentário,ao final de cada atividade, é muito importante.
Tenha um dia abençoado! Paz!!!
Professora Marcia Valeria.

Inscreva-se no Canal, acione o sininho e deixe seu 👍
youtube.com/channel/UC30CdgxcO6XZPpufSUpjUDg

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.