terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Volta às Aulas...


Especialistas dão dicas para a volta às aulas



Presença dos pais na fase da adaptação é fundamental; peso da mochila também deve ser verificado

Da Redação do G1
Parte das escolas da rede particular de ensino inicia o ano letivo nesta segunda-feira (31). O período é um momento de adaptação para as crianças que irão à escola pela primeira vez ou mudaram de instituição de ensino.

Confira as dicas da pedagoga e professora de psicologia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Silvia Gasparian Colello e a pedagoga e coordenadora da Universidade de Guarulhos (UnG), Rosane Teixeira de Barros:

Controle da ansiedade
O ideal é que antes da matrícula os pais tenham visitado o espaço e conhecido o projeto pedagógico da escola. "Além de se informar sobre a filosofia, os pais têm de saber regras como horários, uso de uniformes, lanches e canais de comunicação", diz Silvia Colello. Estar bem informado, segundo educadores, permite que os pais tenham mais segurança e tranquilizem os filhos em qualquer idade.

No caso das crianças menores, é necessário se livrar da culpa. "Neste momento a maior dor é dos pais, principalmente da mãe, que sente que deixa de cumprir uma tarefa. Escola não é castigo, é um lugar ótimo para a criança se socializar, se alimentar e criar horários", afirma Rosane de Barros.

Presença na adaptação
Muitas escolas permitem que os pais permaneçam na escola durante a fase de adaptação da criança. Nesta fase, o ideal é que o pai ou mãe da criança participem do processo ou invés da babá ou até mesmo de outro parente próximo. - Tempo reduzido na escola: Manter a crianças em períodos mais curtos do que a carga horária regular para que ela se acostume e não canse é uma estratégia recomendada.

Mudança na rotina
Com as férias, crianças e principalmente adolescentes não têm horário para dormir ou se alimentar. Para evitar o cansaço e fazer com que o estudante se adapte ao ritmo de aulas, o ideal é mudar a rotina dias antes do início das aulas, como por exemplo, fazendo com que ele durma mais cedo.

Importância do diálogo
Pais devem sempre alertar os filhos, independente da idade, sobre a importância da escola e dos estudos. No caso das crianças pequenas, é necessário explicar o que ele vai fazer na escola e que os pais irão buscá-la ao fim do dia. Entre os adolescentes é necessário reforçar a importância de levar o estudos a sério. "Independente da idade é preciso haver uma negociação para que se perceba a importância da vida escolar", diz Silvia.

Cada aluno tem seu tempo

Não há tempo ideal para que uma criança se adapte na escola. Enquanto uma se sente bem em uma semana de aulas, outra pode chorar diariamente nos três primeiros meses. O importante é respeitar os limites de cada criança. Segundo especialistas, dificilmente há casos em que não ocorre a adaptação.

Peso da mochila
Outro item a ser verificado pelos pais na volta das aulas é o peso das mochilas das crianças. Para evitar futuras lesões na coluna, o peso da mochila não pode ultrapassar 10% do peso corporal do aluno, segundo o fisioterapeuta e professor da UnG, José Renato Romero.

Para garantir uma carga adequada, a dica de Romero é para que o estudante divida o material usado durante a semana.

Outra recomendação é apostar nos modelos de mochilas que têm três alças - duas para os ombros e uma terceira que é amarrada na cintura. Dessa forma, segundo o fisioterapeuta, o peso é descarregado no osso do quadril e não na coluna. Um dos piores erros, é carregar a mochila em um ombro só.

Puxar a mala escolar por meio de carrinhos também é uma boa alternativa, de acordo com Romero, desde que o puxador esteja na altura do braço paralelo ao tronco. Caso contrário, em outras posições, também é prejudicial.

"Todos nós, um dia, vamos sentir dores na coluna. Carregar mochilas muitos pesadas pode provocar desvios posturais que, às vezes, demoram para se instalar", afirma Romero.

http://www.escolaconego.com.br/0,,materia,especialistas-dao-dicas-para-a-volta-as-aulas,217.aspx

Postado por: Professora Marcia Valeria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário,ao final de cada atividade, é muito importante.
Tenha um dia abençoado! Paz!!!
Professora Marcia Valeria.

Inscreva-se no Canal, acione o sininho e deixe seu 👍
youtube.com/channel/UC30CdgxcO6XZPpufSUpjUDg

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.