Kinesio Tapping
As Bandagens Funcionais são um instrumento terapêutico muito utilizado em
todo o mundo, em outros países recebem o nome de Taping ou Strapping
(USA), Ligaduras funcionais (Portugal), Functional Bandages (Alemanha) e
Contentions souples (França e Suíça).
específicos e de utilização única, sendo estes elásticos com a
devida graduação de tensão para cada caso. Temos que levar
em conta a indicação para cada tipo de problema e o objetivo
que se quer alcançar dentro do tratamento. O uso de materiais
próprios e aplicação correta das técnicas fará com esta
modalidade contribua para o êxito da recuperação funcional
do paciente.
Algumas propostas da bandagem são: 1) Dar suporte a uma
estrutura lesada; 2) Limitar os movimentos prejudiciais;
3) Permitir movimentos funcionais livres e
4) Permitir o retorno precoce as atividades.
Importância de Brinquedos Paralisia Cerebral
Brinquedos para as crianças com paralisia cerebral são importante
para melhorar as habilidades de viso-motora e cognitiva da
criança. No entanto, é essencial compreender que todas as crianças
com paralisia cerebral sofre de um tipo diferente de deficiência
e o nível de gravidade (motora e intelectual) O brinquedo deve
ser escolhidor de forma eficaz para evitar uma certa frustração
Brinquedos especiais para Crianças com Paralisia Cerebral
Uma grande variedade de brinquedos para crianças com paralisia
cerebral estão disponíveis hoje. Estes incluem blocos de construção,
jogos de puzzles, problemas matemáticos,brinquedos de encaixe,
bolas de vários tamanhos e cores, puxar e empurrar jogos,
som e jogos de luz e jogos de vídeo, mesmo especialmente concebidos.
Normalmente, para os jogos, tais como blocos de construção ou
quebra-cabeças, os blocos ou peças do puzzle são de um tamanho
maior Devido a isto, a criança com paralisia cerebral encontra-se
relativamente mais fácil agarrá-los.Brincando com bolas de diferentes
tamanhos e cores é bom para melhorar a coordenação da criança e
preferências sensoriais. Jogos com luz e som têm os mesmos benefícios.
Efeitos da terapia de movimento induzido por
restrição na funcionalidade de crianças
com paralisia cerebral
A paralisia cerebral do tipo hemiplegia espástica pode acarretar prejuízos
em estruturas e funções músculo-esqueléticas do corpo e limitar o desempenho
da criança em atividades e tarefas nos ambientes domiciliar, escolar e
comunitário. As disfunções da extremidade superior decorrentes de lesão
ou má-formação cerebral podem comprometer o uso da extremidade
afetada nas tarefas diárias, a bimanualidade e a funcionalidade da criança.
Diversas abordagens vêm sendo desenvolvidas para essa população, dentre elas,
a terapia de movimento induzido por restrição. Essa técnica envolve a
restrição da extremidade superior não afetada, combinada com programa
de treinamento intensivo da extremidade afetada e uso de estratégias
comportamentais visando à participação do indivíduo no protocolo de intervenção.
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da terapia de movimento induzido
por restrição no uso da extremidade acometida, na bimanualidade e no
desempenho de atividades da rotina diária.
Diferentes adaptações no dia-a dia
Adaptações para o vaso sanitário
Adaptação andador na postura de gato.(engatinhar)
Adaptações na Bicicleta
Adaptação no velotrol
Mobiliário(mesa e cadeira com adaptações)
Dicas de adaptações para Hora do
Banho da Criança
Banheira
Ótima para usar em casa e muito prática e útil para viagens
Abre-se e fecha-se com toda a facilidade e comodidade.
Com tapete anti-derrapante,toalha ou casca de ovo para conforto e
segurança
correta)para melhorar a postura e conforto da criança.
Esta banheira foi desenvolvida para uso de crianças que precisa
tomar banho em banheira,porém sua estatura já ultrapassou as medidas
convencionais do mercado para melhor postura e conforto da criança
e do auxiliar do banho.
Banheira confeccionada em forma de concha para melhor segurança e
conforto da criança e o auxiliar.
Rede para banho para crianças pequenas.Cuidado para segurança e conforto
da criança.Se a criança,tem medo ou insegurança gravitacional evita
o uso da rede durante o banho para evitar choro e irritabilidade.
Dica: uso do espaguete de piscina.Ajuda posicionamento da criança e
diminui o peso no braço do auxiliar do banho.
Dica para crianças maiores,utilizar uma bucha coloque dentro o
sabonete,
saquinho ou meia calça e colocar dentro o sabonete.Evita escorregar o
sabonete
da mão da criança várias vezes.Usar com um elástico ou corda.
THERA TOGS
crianças com desordens neuromotoras complexas, e agora está disponível
em uma grande quantidade de tamanhos para uma variedade de aplicações.
O sistema envolve o tronco em um “campo para enfaixamento” sensível à
Velcro que permite ao clínico que coloquem faixas que podem melhorar o
alinhamento e estabilidade postural, e podem abordar uma grande variedade
de questões relacionadas ao alinhamento funcional e ao movimento
nas extremidades próximas aos punhos e tornozelos.
Indicações do Sistema Corpo Total
-Cifose flexível ou escoliose (leve)
-Lordose flexível / inclinação pélvica excessiva
-Dificuldade em manter o tronco na linha média e equilíbrio sentado
-Tesouramento em pé e na marcha
-Problemas de equilíbrio devido à fraqueza da musculatura do quadril
-Problemas com controle articular proximal dos membros, incluindo cotovelo
e joelho.
-Marcha com pés para dentro ou fora; marcha em ventania, acompanhada
de questões relacionadas ao alinhamento e controle de tronco.
-Recuperação após cirurgia ortopédica na coluna, quadril ou fêmur.
Objetivos do TheraTogs
-Melhorar a postura e a capacidade respiratória
-Melhorar a postura
-Reduzir desvios entre tronco e pélvis; aumentar a consciência sensorial
-Aumentar a base de suporte, e auxiliar abdutores de quadril
-Auxiliar musculatura estabilizadora de quadril
-Reduzir os graus de liberdade funcionais; auxiliar perda do recrutamento
adequado de músculos
-Reduzir desvios na marcha, com cautela respeitando a geometria do
osso e posição articular.
-Melhorar estabilidade e conforto, enquanto enfaixa para alcançar
os objetivos cirúrgicos.
Carteira Escolar Inclusiva
seguindo as normas da ABNT e do Inmetro para mobiliário escolar,
com o objetivo de suprir as necessidades de uma carteira escolar completa
e diversificada. Ela possui diferentes regulagens, que se moldam aos
diferentes tamanhos de crianças.
As inovações do projeto já podem ser visualizadas no assento em baixo
relevo próximo ao encosto, que busca uma melhor postura do quadril e
da coluna do estudante. As laterais possuem elevações que servem de
barreira para auxiliar crianças com dificuldades de locomoção, de
sentar e de levantar. O assento conta com um cinto de segurança que
impende as crianças com necessidades especiais escorregarem da cadeira.
A largura pode ser regulada de acordo com o necessário, assim como o
tampo da mesa levanta de acordo com a vontade da criança. Ao lado da
mesa, existe um local apropriado para colocar livros e cadernos, além
de um aparador que fica em cima do tampo para prender o material utilizado.
Para realizar o projeto a ONG fez uma pesquisa antropométrica com
28 escolas das redes pública e privada de Belo Horizonte. Nessas
instituições foram analisadas a acessibilidade arquitetônica e do
mobiliário. A partir daí, Índio da Costa e sua equipe projetaram
uma carteira para todas as crianças - com base no banco de dados
da pesquisa - que proporcionasse um bom posicionamento, estabilidade,
segurança intelectual na realização de tarefas escolares, e,
principalmente, a inclusão de crianças deficientes na rotina das escolas.
A carteira - de plástico injetável; material barato, resistente e reciclável
em estrutura metálica interna - tem o objetivo de atender ao maior
número de usuários, considerando particularidade como altura, peso,
e as demais dimensões do corpo da criança deficiente ou não.
"No assento é encontrado um baixo relevo no encosto para estabilizar
o quadril. As laterais são um pouco mais altas servindo de barreira
garantindo firmeza e controle dos movimentos. O cinto e a "sela"
evitam que as crianças deficientes físicas escorreguem do assento",
explica.
Além disso, o encosto tem como principal função o suporte da região
lombar, as sapatilhas auxiliam no posicionamento dos pés e o cinto
retrátil pode ser usado quando a criança necessitar de maior apoio.
"Todos esses acessórios garantem seu correto posicionamento
na cadeira, a criança é obrigada a sentar-se corretamente".
Para encomendas entre em contato por email: carteiraescolarinclusiva@gmail.com
Fonte:
Mariana Brito Brandão
http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/MSMR-7CHJFM
Postado por: Professora Marcia Valeria
Teu Blog é lindo e informativo. Parabéns! :)
ResponderExcluirObrigada amada.
ResponderExcluirVolte sempre!
Beijinhos...Paz!
JESUS TE AMA! ♥