"Nasceu gente, é inteligente!!!" Jean Piaget
Bem, este organograma, se podemos chamá-lo assim, foi feito para uma criança de 9 anos (4º Ano em Escola Particular) que se encontra com notas vermelhas, neste primeiro bimestre, em TODAS as matérias.
Os pais me chamaram em sua residência e solicitaram uma ajuda até para um reforço. Sou contra Professor de Aula Particular. Toda criança tem condições de aprender e o melhor lugar para isso é na sala de aula, solicitando a ajuda do Professor e dividindo as respostar com os colegas. Aula particular acostuma a criança muito mal, fica dependente do outro sempre. Há casos e casos, por isso tudo tem que ser bem analisado, avaliado para se chegar a um ponto favorável à todos.
Por observar a falta de limite e horário, conversei com a família sobre montar um organograma. No final do ano passo já contribui com essa fórmula e deu certo. Só que agora será mais rígida pois a criança está necessitada desse aperto no começo.
Lembrando que essa organização é de acordo com a realidade dessa criança em especial. Ela mora no interior, não há perigo na rua que mora, por isso tem o hábito de brincar com os coleguinhas na rua, soltar pipa, bolinha de gude, pique, campinho jogar bola e etc.
Espero poder ajudar, não só essa criança, más outras também. Se por acaso alguém usar esse método de disciplina, favor deixar um comentário para analisarmos os prós e contras.
Beijinhos...Paz!
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."
Provérbios 22:6
Organograma: Nome da criança
No nosso
caso, organizando os horários do __________!!!
DOMINGO
|
|
MANHÃ
07:00/11:00
|
Após acordar, arrumar o quarto e fazer a higiene pessoal,
trocar de roupa. Comprar pão tomar café com pão, etc. Escovar os dentes. Brincar
ou assistir TV.
|
TARDE
12:00/18:00
|
Após o almoço, higiene pessoal, descansar por 2 horas. Ler
10 páginas do livro durante 1 hora, comentar o que entendeu. Lanchar e
escovar os dentes. Brincar ou assistir TV depois descansar.
|
NOITE
18:00/21:00
|
Ás 18:00 arrumar o
material escolar. Mochila e estojo limpos e organizados. Jantar, fazer a higiene
pessoal e dormir.
|
Além Paraíba, 22 de maio de 2012.
Marcia
Valeria
SEGUNDA-FEIRA
à SEXTA-FEIRA
|
|
07:00/08:00
|
Após acordar, arrumar o quarto e fazer a higiene pessoal,
trocar de roupa. Comprar pão. Colocar o lixo na rua (segunda e quarta-feira).
Tomar café com pão, etc.
|
08:00/09:00
|
Fazer as tarefas escolares, SOZINHO.
|
09:00/10:30
|
Caderno de Caligrafia 5 páginas – Ler 5 páginas do livro e
explicar o que entendeu. Se sentir fome comer 01 fruta, nada de
biscoitos para não atrapalhar o almoço. Se sobrar tempo pode assistir
TV.
|
10:30/11:00
|
Tomar banho, se arrumar para escola.
|
11:00/11:50
|
Almoçar, escovar os dentes e sair para escola.
|
18:30/19:30
|
Tomar banho, lanchar e descansar, pode assistir TV.
|
19:30/20:30
|
Iniciar as tarefas escolares, estudar para próxima prova. Arrumar
a mochila para o dia seguinte.
|
20:30/21:00
|
Jantar, escovar os dentes e dormir.
|
Observação: 1)
Após saber as datas das provas, estudar
de 08:00/10:30 . E de 19:30 /20:30, se não tiver tarefa para casa, ESTUDAR PARA PROVA.
Pode gravar sua voz lendo e colocar para escutar.
Obs.: (2)
Procurar se alimentar bem nos horários certos e não ficar beliscando nos intervalos.
Obs.:(3)
Nada de brincadeira em rua, nem em casa de colega, nem colega em sua casa
durante a semana.
SÁBADO
|
|
MANHÃ
07:00/12:00
|
Após acordar, arrumar o quarto e fazer a higiene pessoal,
trocar de roupa. Tomar café com pão, etc. Escovar os dentes. Brincar na
rua ou assistir TV.
|
TARDE
12:00/18:00
|
Após o almoço, higiene pessoal, descansar por 2 horas. Ler 10
páginas do livro, comentar o que
entendeu. Fazer 02 páginas do caderno de caligrafia. Lanchar e escovar os
dentes. Após às 17:00 Brincar
em casa ou assistir TV ou descansar.
|
NOITE
18:00/21:00
|
Ás 18:00 estudar para próxima prova, o material já passado
pela Professora. Jantar, fazer a higiene pessoal e dormir.
|
Obs.: Se não tiver prova
marcada, no horário de 18:00/21:00 recordar matéria dada, lendo em voz alta
para melhor compreensão. Ler em voz alta e procurar sempre imaginar o que está
lendo para fixar na memória cada detalhe lido. É uma boa forma de memorização.
O comprar pão e colocar o lixo para fora de casa é uma forma dessa criança criar uma responsabilidade . Pois não terá que ir longe, já que tudo está ao lado de casa.
Na minha infância, eu arrumava a cozinha e meu irmão enchia as garrafas de água e o filtro de barro, boas lembranças. Depois que comecei a trabalhar, aos 12 anos, minha obrigação era pagar a conta de água e comprar o gás. Isso eu não exijo do meu filho, que se formou neste ano, más, não acho errado o que meus pais fizeram. Foi uma forma que tive de crescer responsável. Hoje, sou exemplo para meus filhos em honestidade e pontualidade, graças a Deus pelos pais que me deu.
"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo."J. Petit Senn
Postado por: Professora Marcia Valeria
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário,ao final de cada atividade, é muito importante.
Tenha um dia abençoado! Paz!!!
Professora Marcia Valeria.
Inscreva-se no Canal, acione o sininho e deixe seu 👍
youtube.com/channel/UC30CdgxcO6XZPpufSUpjUDg