LUMINOSO

PLAY- CLIQUE PARA OUVIR A WEB RÁDIO CONEXÃO,NET

sábado, 8 de junho de 2013

Informação para os DORMINHOCOS de Plantão.

Dormir muito faz mal?

Os dorminhocos de plantão têm motivos para se preocupar. A ciência vem mostrando que dormir muitas horas por dia pode prejudicar a saúde, aumentando os riscos de desenvolver algumas doenças. Um estudo liderado por pesquisadores brasileiros e publicado ano passado na revista Journal of Sleep Research, periódico oficial da Sociedade Européia de Pesquisa em Sono, associou o excesso de sono pode indicar uma má condição de saúde. A pesquisa acompanhou 1512 pessoas com mais de 60 anos na cidade de Bambuí (MG) durante em média nove anos e concluiu que os idosos que dormiam mais de 9 horas por noite apresentavam maiores índices de mortalidade, independente da causa, quando comparados àqueles que dormiam 7 horas. Outros estudos com adultos jovens já haviam demonstrado que tanto dormir pouco como dormir demais está associado a uma maior mortalidade.
Segundo o pneumologista Pablo Moritz, especialista em Medicina do Sono, os mecanismos pelos quais o excesso ou a falta de sono prejudicam o nosso organismo ainda não estão completamente esclarecidos. “A menor exposição a desafios fisiológicos é um dos mecanismos propostos, cujo maior impacto é no nosso sistema imunológico e no controle dos nossos ritmos biológicos. A exposição à luz durante o dia é o mais importante deles. Disso depende a regulação do nosso relógio biológico, que por sua vez interfere na regulação do nosso humor e no funcionamento do nosso sistema de defesa”, explica o médico.
Imagem da Ilha: Dormir muito pode aumentar os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares?
Pablo Moritz: Sim. O excesso de sono altera o nosso metabolismo e a nossa regulação hormonal, principalmente no que tange a liberação da leptina (hormônio da saciedade) e do cortisol (hormônio do estresse), e isso desencadeia uma série de desequilíbrios que leva ao aumento de peso, maior propensão ao diabetes, e lesão direta do sistema cardiovascular. Além disso, o desequilíbrio do nosso sistema imunológico causado pelo sono em excesso atua diretamente nas paredes das artérias do nosso corpo, envelhecendo-as e contribuindo para o processo de aterosclerose.
A que outras doenças os dorminhocos estão expostos?
Dormir em excesso está relacionado a maior incidência de depressão, câncer em geral, infarto do miocárdio, derrame cerebral, dentre outras.
Mas o número de horas de sono não varia de pessoa para pessoa? Existe um número máximo recomendado de horas de sono por dia?
É fato que cada pessoa tem a sua necessidade de sono, que varia ao longo da vida. Em um adulto, esse número varia entre 7 e 8 horas por noite. Os estudos demonstram é que para a maioria da população menos de 6 horas e mais do que 9 horas está significativamente relacionado a doenças e maior mortalidade. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é do respeito à necessidade de sono individual dentro da faixa das 6 a 9 horas. Não há um número fixado para toda a população.
Dormir demais pode contribuir para o aumento de peso?
Sim, dormir demais desequilibra a secreção hormonal, especialmente a Leptina, que é o hormônio da saciedade, e altera o nosso metabolismo, promovendo o aumento do peso. O mesmo vale para pouco sono e para sono de qualidade ruim.
Que sensações a pessoa que dorme muito pode ter ao longo do dia?
Os sintomas mais comuns são irritabilidade, sonolência e redução da memória, concentração e atenção.





✻ღϠ₡ღ✻♥Então... vamos dormir o suficiente♥
(¯`✻´¯)✫✫✫.♥Beijinhos...Fé...Amor...Paz!♥♪♪
`*.¸✻ღϠ₡ღ♥♥Marcia Valeria♥♥

http://www.previg.org.br/index.asp?dep=96&pg=1131

PESQUISE POSTAGENS NO SITE

Filmes Educacionais

  • Escritores da Liberdade
  • Filhos do Silêncio
  • Meu Mestre minha Vida
  • Nell
  • O Livro Perigoso
  • O Milagre de Anna Sullivan
  • O Nome da Rosa
  • O Triunfo
  • O Óleo de Lorenzo
  • Sociedade dos Poetas Mortos

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.

CANAL - Professora Marcia Valeria

Loading...

ACESSOS...



1.000.000 Acessos

Meus Agradecimentos...


16/11/2013 - 1.500.000 Acessos! Obrigada Senhor!




Recent Visitors