MEC não pode virar o 'Ministério da Verdade'
O projeto criminoso de poder quer destruir a estrutura da educação brasileira. Entenda a mudança curricular proposta pelo governo no 'Sem Edição', com Marco Antonio Villa e Augusto Nunes.
Professora Marcia Valeria: Professores, não se deixam levar pelo MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COMUNISTA, se algum PAI TE PROCESSAR o MEC não irá te defender. Ele dirá que lhe enviou uma BASE, você aplicou por que quis. NÃO APLIQUE ESSAS AULAS, NÃO AJUDEM DESTRUIR NOSSAS CRIANÇAS, JOVENS e nossa HISTÓRIA, PELO AMOR QUE VOCÊ TEM A SUA FAMÍLIA, A DEUS!
CONHECIMENTOS RELIGIOSOS - 9 ANO
Professora Marcia Valeria: Professores, não se deixam levar pelo MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COMUNISTA, se algum PAI TE PROCESSAR o MEC não irá te defender. Ele dirá que lhe enviou uma BASE, você aplicou por que quis. NÃO APLIQUE ESSAS AULAS, NÃO AJUDEM DESTRUIR NOSSAS CRIANÇAS, JOVENS e nossa HISTÓRIA, PELO AMOR QUE VOCÊ TEM A SUA FAMÍLIA, A DEUS!
CONHECIMENTOS RELIGIOSOS - 9 ANO
9° ANO
SER HUMANO
SER HUMANO
CHER9FOA001
Conhecer concepções de corpo, pessoa e pessoalidades em tradições religiosas e filosofias de vida.
Conhecer concepções de corpo, pessoa e pessoalidades em tradições religiosas e filosofias de vida.
CHER9FOA002
Reconhecer o valor da vida e do corpo, problematizando a mercantilização das corporeidades e a banalização da dignidade humana.
Reconhecer o valor da vida e do corpo, problematizando a mercantilização das corporeidades e a banalização da dignidade humana.
CHER9FOA003
Reconhecer a finitude humana e a transcendência como possibilidade de sua superação por meio de práticas e vivências espirituais.
Reconhecer a finitude humana e a transcendência como possibilidade de sua superação por meio de práticas e vivências espirituais.
CHER9FOA004
Organizar e projetar a própria vida na coletividade, considerando princípios éticos, estéticos, econômicos, políticos e socioculturais.
Organizar e projetar a própria vida na coletividade, considerando princípios éticos, estéticos, econômicos, políticos e socioculturais.
CONHECIMENTOS RELIGIOSOS
CHER9FOA005
Compreender a morte como geradora de sentido para a vida e produtora de culturas.
Compreender a morte como geradora de sentido para a vida e produtora de culturas.
CHER9FOA006
Conhecer as concepções de morte em culturas e tradições religiosas, bem como seus respectivos ritos mortuários ou fúnebres.
Conhecer as concepções de morte em culturas e tradições religiosas, bem como seus respectivos ritos mortuários ou fúnebres.
CHER9FOA007
Conhecer as diferentes ideias de imortalidade elaboradas por tradições religiosas, tais como a ancestralidade, a reencarnação, a transmigração e a ressurreição.
Conhecer as diferentes ideias de imortalidade elaboradas por tradições religiosas, tais como a ancestralidade, a reencarnação, a transmigração e a ressurreição.
CHER9FOA008
Compreender os sentidos e significados da vida e da morte para o Ateísmo, Niilismo, Ceticismo e Agnosticismo.
Compreender os sentidos e significados da vida e da morte para o Ateísmo, Niilismo, Ceticismo e Agnosticismo.
CHER9FOA009
Perceber a relação existente entre ideias de imortalidade e mitos sagrados.
Perceber a relação existente entre ideias de imortalidade e mitos sagrados.
PRÁTICAS RELIGIOSAS E NÃO RELIGIOSAS
CHER9FOA010
Problematizar situações de banalização da vida e da morte, refletindo sobre os sentidos do viver e do morrer.
Problematizar situações de banalização da vida e da morte, refletindo sobre os sentidos do viver e do morrer.
CHER9FOA011
Reconhecer a importância de crenças, doutrinas religiosas e filosofias de vida na construção e na transmissão dos sentidos da vida e da morte.
Reconhecer a importância de crenças, doutrinas religiosas e filosofias de vida na construção e na transmissão dos sentidos da vida e da morte.
CHER9FOA012
Elaborar questionamentos referentes à existência humana e às situações limites que integram a vida, articulados às questões socioambientais, geopolíticas, culturais, religiosas e às opções de ser e de se apresentar como pessoa digna de respeito na diversidade.
CHER9FOA009
Perceber a relação existente entre ideias de imortalidade e mitos sagrados.
Cada ano escolar apresenta um enfoque predominante, mas não exclusivo, traduzido em títulos para facilitar a identificação de tal foco:
ENSINO FUNDAMENTAL
1º ANO – Sujeitos e Grupos Sociais.
2º ANO – Grupos Sociais e Comunidades.
3º ANO – Comunidades e outros lugares de vivências.
4º ANO – Lugares de vivências e relações sociais.
5º ANO – Mundos brasileiros.
6º ANO – Representações, sentidos e significados do tempo histórico.
7º ANO – Processos e Sujeitos.
8º ANO – Análise de processos históricos.
9º ANO – Análise de processos históricos.
ENSINO MÉDIO
1º ANO – Mundos ameríndios, africanos e afro-brasileiros.
2º ANO – Mundos americanos.
3º ANO – Mundos europeus e asiáticos.
É importante destacar que as repetições que se observam em alguns títulos – como nos títulos dos quatro primeiros anos e nos dois últimos do Ensino Fundamental – objetivam apontar para a recursividade que caracteriza a progressão no processo de construção de conhecimentos e de desenvolvimento do estudante.
Considerando a progressão formativa ao longo da Educação Básica, quatro eixos estão presentes nos objetivos de aprendizagem do primeiro ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio: procedimentos de pesquisa; representações do tempo; categorias, noções e conceitos; dimensões político-cidadãs. Trata-se de uma tipologia para explicitar a operação predominante, mas não a única, em cada objetivo de aprendizagem.
Elaborar questionamentos referentes à existência humana e às situações limites que integram a vida, articulados às questões socioambientais, geopolíticas, culturais, religiosas e às opções de ser e de se apresentar como pessoa digna de respeito na diversidade.
CHER9FOA009
Perceber a relação existente entre ideias de imortalidade e mitos sagrados.
Cada ano escolar apresenta um enfoque predominante, mas não exclusivo, traduzido em títulos para facilitar a identificação de tal foco:
ENSINO FUNDAMENTAL
1º ANO – Sujeitos e Grupos Sociais.
2º ANO – Grupos Sociais e Comunidades.
3º ANO – Comunidades e outros lugares de vivências.
4º ANO – Lugares de vivências e relações sociais.
5º ANO – Mundos brasileiros.
6º ANO – Representações, sentidos e significados do tempo histórico.
7º ANO – Processos e Sujeitos.
8º ANO – Análise de processos históricos.
9º ANO – Análise de processos históricos.
ENSINO MÉDIO
1º ANO – Mundos ameríndios, africanos e afro-brasileiros.
2º ANO – Mundos americanos.
3º ANO – Mundos europeus e asiáticos.
É importante destacar que as repetições que se observam em alguns títulos – como nos títulos dos quatro primeiros anos e nos dois últimos do Ensino Fundamental – objetivam apontar para a recursividade que caracteriza a progressão no processo de construção de conhecimentos e de desenvolvimento do estudante.
Considerando a progressão formativa ao longo da Educação Básica, quatro eixos estão presentes nos objetivos de aprendizagem do primeiro ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio: procedimentos de pesquisa; representações do tempo; categorias, noções e conceitos; dimensões político-cidadãs. Trata-se de uma tipologia para explicitar a operação predominante, mas não a única, em cada objetivo de aprendizagem.
APRESENTAÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA
Em função dessa postura, a proposição curricular estabelece articulação entre os anos iniciais e os finais do Ensino Fundamental e entre esses e o Ensino Médio. Assim, parte-se, nos anos iniciais, dos saberes necessários à apropriação histórica do tempo e ao desenvolvimento de conhecimentos para a compreensão contínua de processos históricos cada vez mais complexos. Para tanto, enfatiza-se a História do Brasil como o alicerce a partir do qual tais conhecimentos serão construídos ao longo da Educação Básica. Tal ênfase, é importante ressaltar, não significa exclusividade na abordagem da história brasileira nem tampouco a exclusão dos nexos e articulações com as histórias africanas, americanas, asiáticas e europeias. Aliás, tais nexos e articulações são apontados em vários objetivos de aprendizagem tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio.
Deixo aqui o link para verificarem toda essa MÁSCARA COMUNISTA, para destruir nossa HISTÓRIA.
O que será do futuro de nossos Filhos, Netos, NOSSO FUTURO, se nossas crianças e jovens tiverem "isso" como Base de Ensino? Você Professor conseguirá dormir tranquilo depois de aplicar esse CRIME, para o Futuro de nossa NAÇÃO?
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/conhecaDisciplina?disciplina=AC_CIH&tipoEnsino=TE_EF
Em função dessa postura, a proposição curricular estabelece articulação entre os anos iniciais e os finais do Ensino Fundamental e entre esses e o Ensino Médio. Assim, parte-se, nos anos iniciais, dos saberes necessários à apropriação histórica do tempo e ao desenvolvimento de conhecimentos para a compreensão contínua de processos históricos cada vez mais complexos. Para tanto, enfatiza-se a História do Brasil como o alicerce a partir do qual tais conhecimentos serão construídos ao longo da Educação Básica. Tal ênfase, é importante ressaltar, não significa exclusividade na abordagem da história brasileira nem tampouco a exclusão dos nexos e articulações com as histórias africanas, americanas, asiáticas e europeias. Aliás, tais nexos e articulações são apontados em vários objetivos de aprendizagem tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio.
Deixo aqui o link para verificarem toda essa MÁSCARA COMUNISTA, para destruir nossa HISTÓRIA.
O que será do futuro de nossos Filhos, Netos, NOSSO FUTURO, se nossas crianças e jovens tiverem "isso" como Base de Ensino? Você Professor conseguirá dormir tranquilo depois de aplicar esse CRIME, para o Futuro de nossa NAÇÃO?
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