LUMINOSO

PLAY- CLIQUE PARA OUVIR A WEB RÁDIO CONEXÃO,NET

sábado, 19 de fevereiro de 2011

PARALISIA CEREBRAL - Tecnologia e Acessibilidade

-- 1 - Paralisia Cerebral, Tecnologias Assistivas e Acessibilidade -- Vivemos atualmente em uma época em que a tecnologia tem contribuído para facilitar o ser humano em diversos setores de sua vida. Em função das limitações de coordenação motoras e/ou de comunicação oral, as pessoas com Paralisia Cerebral são muitas vezes excluídas do convívio social. No propósito de melhorar a qualidade de vida destas pessoas, tornando-as mais participativas na sociedade, estão sendo criadas e aperfeçoadas as Tecnologias Assistivas, que se constituem como: toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa com deficiência.


Menina com  P.C. usando o computador



a) Adaptações físicas ou órteses: São aparelhos ou adaptações fixadas no corpo, que quando utilizados facilitam a interação da pessoa com Paralisia Cerebral com o computador. Conheça abaixo algumas dessas tecnologias:
- Capacete com Ponteira: É uma haste que é fixada na cabeça para facilitar a digitação para pessoas com comprometimento de membros superiores.


 Capacete com Ponteira

- Pulseira de pesos: Algumas pessoas com Paralisia Cerebral apresentam movimentos involuntários de pequena amplitude ( atetose) em diferentes partes do corpo . Tais movimentos, quando presentes nos membros superiores podem dificultar o processo de digitação. A Pulseira de pesos é utilizada para reduzir esses movimentos.



Pulseira de pesos
b) Adaptações de hardware: São aparelhos ou adaptações presentes nos componentes físicos do computador, nos periféricos, ou mesmo, quando os próprios periféricos, em suas concepções e construção, são especiais e adaptados.
- Mascara de teclado (Colméia): Placa de plástico ou acrílico com perfurações correspondentes a cada tecla do teclado, que quando fixada a uma certa distância acima deste, tem por finalidade evitar que a pessoa que apresenta movimentos involutários pressione teclas indesejadas .



Máscara de teclado


-Teclado Adaptado: Possui 7 (sete) lâminas que são adaptadas ao teclado tradicional. Além de substituem funções de uso do mouse para pessoas com dificuldades motoras, essas lâminas podem auxiliar: no processo de alfabetização, na navegação na internet e no acesso a funções que exigem que se pressione duas teclas simultâneamente. O uso das lâminas poderá ser ajustado de acordo com a necessidade do usuário.




Teclado Adaptado

- Switch Mouse: É um dispositivo que substitui a ação do mouse convencional através de 7 (sete) acionadores de toque simples, permitindo os movimentos direcionais do cursor, clique simples ou duplo e clique direito do mouse. Cada acionador é uma caixa independente podendo ser disposta conforme a habilidade/necessidade do usuário. Apresenta chave liga/desliga para a função arrastar.



Switch Mouse


- Roller Mouse: Substitui o mouse através de dois roletes para controle dos movimentos direcionais do cursor. Possui teclas para clique simples ou duplo e chave do tipo liga/desliga para a função arrastar



Roller Mouse


- Mouse ++: Mouse adaptado com três teclas individuais grandes que permitem o clique, duplo clique e "arrastar".


Mouse ++

NCE/UFRJ

Fonte: http://intervox.nce.ufrj.br/microfenix/adap.htm#Softwares
Organizado por: Professora Marcia Valeria

PESQUISE POSTAGENS NO SITE

Filmes Educacionais

  • Escritores da Liberdade
  • Filhos do Silêncio
  • Meu Mestre minha Vida
  • Nell
  • O Livro Perigoso
  • O Milagre de Anna Sullivan
  • O Nome da Rosa
  • O Triunfo
  • O Óleo de Lorenzo
  • Sociedade dos Poetas Mortos

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.

CANAL - Professora Marcia Valeria

Loading...

ACESSOS...



1.000.000 Acessos

Meus Agradecimentos...


16/11/2013 - 1.500.000 Acessos! Obrigada Senhor!




Recent Visitors