sábado, 19 de março de 2011

De onde vem o nome dos Meses?



Jano e a porta da paz - Jano era o deus romano das aberturas e entradas de todas as espécies. Era representado como tendo duas caras, olhando cada uma na direção oposta a outra. Em termos de localização, era o deus da passagem das portas e dos cruzamentos, e as nascentes dos rios e ribeiros eram sagradas para ele. Era também o deus dos viajantes, esses que atravessam fronteiras por terra e por mar. Em termos de tempo, era o deus do crepúsculo e da aurora, as passagens entre a noite e o dia, e da transição de mês para mês e de ano para ano.
O primeiro mês do ano, Janeiro, derivou do seu nome. Em Roma, as portas do seu santuário estavam abertas quando era declarada guerra e fechada em tempo de paz (um evento muito raro na história de Roma).
Jano era também o deus dos inícios. Os romanos acreditavam que todos os inícios eram cruciais para o sucesso de qualquer aventura, e consideravam-nos como portais para o futuro. Contava-se com a benção de Jano no início de cada mês e ano.
E os outros meses?
E por que fevereiro é fevereiro, março é março e assim por diante? Qual a origem desses nomes? Pois é, eles são do primeiro calendário romano criado por Rômulo, em 753 a.C.
Naquela época, o calendário só tinha dez meses e começava em março! Foi o segundo rei de Roma, Numa Pumpílio (aprox. 700 a.C. – 673 a.C.), quem acrescentou mais 2 meses no início do ano e resolveu dar nome aos bois. Os meses mais antigos permaneceram com seus nomes originais e, mais tarde, alguns foram trocados para homenagear o imperador César Augusto.
Janeiro - O nome é uma homenagem ao deus romano Jano, guardião do universo e o deus dos inícios.
Fevereiro - Februarius mensis, mês das expiações. Referência ao festival romano Februália (onde ocorria rituais de purificação). Todos os anos, em 15 de fevereiro, era realizado um festival de purificação chamado februa, plural de februum, relacionado com o verbo februare, purificar, fazer penitências religiosas. Na ocasião, eram oferecidos sacrifícios aos mortos para apaziguá-los.
Março - Martius mensis. Mais uma homenagem a um deus, dessa vez é Marte, deus da guerra, muito querido entre os romanos que, durante esse período, celebravam festar em sua honra. Também deus da agricultura e pai de Rômulo e Remo, os fundadores de Roma. Marcava o início da primavera, primeira estação do ano.
Abril - Aphrilis. Existem duas versões para a origem do nome desse mês: a primeira é uma homenagem à Afrodite, deusa do amor e da beleza; a segunda é a de que o nome tenha vindo do latim aperire, uma referência ao desabrochar das flores, já que em abril é primavera no hemisfério norte.
Maio - Maius mensis. Homenagem à deusa romana Maia. Segundo a Mitologia, uma ninfa que se uniu a Júpiter para tornar-se mãe de Mercúrio. Divindade identificada com majestade, grandeza divina, também chamada de Maiesta, origem remota de majestade, era também a deusa da honra e da reverência, e presidia o florescimento das plantas.
Junho - Junius mensis, Mais uma deusa sendo homenageada: deusa Juno, irmã e esposa de Júpiter, segundo a Mitologia, protetora das mulheres e da maternidade. Todas as mulheres tinham em Juno uma espécie de anjo da guarda.
Julho - Julius mensis. O nome desse mês é uma homenagem ao imperador Júlio César. Antes da entrada dos meses de janeiro e fevereiro era chamado de quintillis, por ser o quinto mês. Depois do assassinato de Júlio César, em 44 a.C, passou a ser denominado julho em homenagem à ele.
Agosto - Augustius mensis. Agora é a vez dos imperadores: homenagem ao imperador César Augusto! Era chamado de sextillis, o sexto mês, mas teve o nome mudado para augustus como auto-homenagem do imperador romano Otávio Augusto, um dos maiores administradores da história, que reformou a estrutura de governo do império e agregou a ele novos territórios. Sextillis tinha 30 dias mas, para não ficar menor que o mês de julho, que tinha 31, o imperador Otávio Augusto, retirou um dia de outro mês (fevereiro), para que agosto também tivesse 31 dias, razão pela qual julho e agosto são os únicos meses consecutivos com 31 dias.

Já setembro, outubro, novembro e dezembro vêm do antigo calendário de Numa Pumpílio:
Setembro - Vem do latim septem (sete), o sétimo mês.
Outubro - Do latim octo (oito), o oitavo mês.
Novembro - Vem do latim novem, o nono mês

Dezembro - Do latim decem, o décimo mês
Interessante, não?

Fonte: Mitos e Lendas de todo o mundo. In: A Era Clássica. Mitologia Grega e Romana. Edição Portuguesa.2006 Lisma. 
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=58388&tipo=ob&cp=000000&cb=

Organizado por: Professora Marcia Valeria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário,ao final de cada atividade, é muito importante.
Tenha um dia abençoado! Paz!!!
Professora Marcia Valeria.

Inscreva-se no Canal, acione o sininho e deixe seu 👍
youtube.com/channel/UC30CdgxcO6XZPpufSUpjUDg

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.