Atividade permanente – Hora da chamada
Flexibilização para deficiência intelectual (com pouco conhecimento do alfabeto e da sonoridade)
Objetivos
· Realizar a leitura do próprio nome e de alguns colegas.
· Reconhecer as letras.
· Escrever o próprio nome.
Conteúdo
· Leitura
Tempo estimado
Até que todos aprendam a escrever seu nome e reconhecer o dos colegas.
Não dá para prever o tempo que o aluno poderá atingir esse conhecimento. Ele pode até aprender a grafar o próprio nome somente nos próximos anos.
Material necessário:
Caixa de sapato, cartaz de pregas, fichas com o nome das crianças, alfabeto (com letras maiúsculas e de fôrma) e letras móveis.
Desenvolvimento
· 1ª etapa
Pergunte às crianças: como saber quem veio ou não à aula? Será que dá para descobrir isso sem ter que contar cada um ou sem ter que usar somente a memória? Anote as sugestões. Coloque as fichas com os nomes na caixa. Organize os pequenos em roda e explique que são os nomes deles que estão nas fichas.
Lance o desafio: “Vamos descobrir quem veio e quem não veio lendo o que está dentro dessa caixa?”. Pegue uma ficha e incentive-os a ler. Deixe que eles se esforcem e debatam. Quando o nome for identificado, a criança deve levantar e pregar a plaquinha no cartaz.
Em alguns nomes, coloque símbolos que representem o amigo para estimular sua vontade pela leitura. Tente fazer com que o aluno consiga ver a ficha.
· 2ª etapa
Incentive as crianças a arriscar a primeira letra. Avance para as outras, usando como referência o nome de outros colegas. Por exemplo, se na ficha estiver grafado “Amanda”, conduza a discussão indicando que a palavra começa com o mesmo A de “Ana” e de “Amélia”. Pergunte: “Quem mais tem um nome que começa com A e que está aqui na aula hoje?”
Retire três cartões com nomes em tamanhos, que iniciem com letras diferentes do nome do aluno e peça que pegue o dele.
· 3ª etapa
Utilize estratégias para diversificar a atividade. Para alguns nomes terminados em A e O, revele a última letra e pergunte: “É de menino ou de menina?”
Para nomes parecidos – Rodrigo e Rogério, por exemplo -, revele as duas primeiras letras e vá explorando as diferenças no resto da palavra.
Em outros, como Maria e Mariana, é possível ainda comparar os diferentes tamanhos dos dois.
· 4ª etapa
Após a leitura, distribua a cada um a ficha com seu nome. Peça que todos reproduzam o que está escrito utilizando as letras móveis. O processo deve ser auxiliado com questionamentos: “Tem certeza de que é essa letra?”, “A letra está do lado correto?” ou “Vamos contar para ver se tem a mesma quantidade de letras que seu nome na ficha?” Observe as crianças que não precisam mais do modelo na hora de escrever.
Forme uma dupla com um amigo que esteja mais avançado nas hipóteses de leitura. Se preciso for, seja você o par do aluno nessa atividade.
· 5ª etapa
Proponha que as crianças escrevam o próprio nome em seus desenhos e em outras atividades. Sempre que houver confusões entre letras parecidas (o “S” e o “Z”, por exemplo), oriente os pequenos a consultar o alfabeto fixo acima do quadro para tirar dúvidas. Incentive também que perguntem a um colega o que pensa.
Mantenha à disposição a ficha do aluno para que ele possa copiar seu nome nas atividades. Peça que deixe uma ficha com seu nome para que a utilize em suas lições de casa. Produza fichas com nomes dos outros colegas para ele trabalhar no AEE.
Avaliação
Durante toda a atividade, observe as muitas tentativas de escrita. Registre os avanços. Contemple a diversidade da classe. Para estimular quem já aprendeu a escrever o nome, proponha que passe para o nome de um colega (com ou sem o auxílio das fichas, dependendo do caso).
Fonte Adaptação das apostilas Escrita do Nome Próprio e Agenda, Jogos e Lista de Nomes do Programa Além das Letras (Instituto Avisa Lá).
www.ne.org.br ESPECIAL PLANOS DE AULA – LÍNGUA PORTUGUESA
Organizado por: Professora Marcia Valeria
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Professora Marcia Valeria.
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