
Atividade permanente – Hora da chamada
Flexibilização para deficiência intelectual (com pouco conhecimento do alfabeto e da sonoridade)
Objetivos
· Realizar a leitura do próprio nome e de alguns colegas.
· Reconhecer as letras.
· Escrever o próprio nome.
Conteúdo
· Leitura
Tempo estimado
Até que todos aprendam a escrever seu nome e reconhecer o dos colegas.

Não dá para prever o tempo que o aluno poderá atingir esse conhecimento. Ele pode até aprender a grafar o próprio nome somente nos próximos anos.
Material necessário:
Caixa de sapato, cartaz de pregas, fichas com o nome das crianças, alfabeto (com letras maiúsculas e de fôrma) e letras móveis.
Desenvolvimento
· 1ª etapa
Pergunte às crianças: como saber quem veio ou não à aula? Será que dá para descobrir isso sem ter que contar cada um ou sem ter que usar somente a memória? Anote as sugestões. Coloque as fichas com os nomes na caixa. Organize os pequenos em roda e explique que são os nomes deles que estão nas fichas.
Lance o desafio: “Vamos descobrir quem veio e quem não veio lendo o que está dentro dessa caixa?”. Pegue uma ficha e incentive-os a ler. Deixe que eles se esforcem e debatam. Quando o nome for identificado, a criança deve levantar e pregar a plaquinha no cartaz.

Em alguns nomes, coloque símbolos que representem o amigo para estimular sua vontade pela leitura. Tente fazer com que o aluno consiga ver a ficha.
· 2ª etapa
Incentive as crianças a arriscar a primeira letra. Avance para as outras, usando como referência o nome de outros colegas. Por exemplo, se na ficha estiver grafado “Amanda”, conduza a discussão indicando que a palavra começa com o mesmo A de “Ana” e de “Amélia”. Pergunte: “Quem mais tem um nome que começa com A e que está aqui na aula hoje?”

Retire três cartões com nomes em tamanhos, que iniciem com letras diferentes do nome do aluno e peça que pegue o dele.
· 3ª etapa
Utilize estratégias para diversificar a atividade. Para alguns nomes terminados em A e O, revele a última letra e pergunte: “É de menino ou de menina?”
Para nomes parecidos – Rodrigo e Rogério, por exemplo -, revele as duas primeiras letras e vá explorando as diferenças no resto da palavra.
Em outros, como Maria e Mariana, é possível ainda comparar os diferentes tamanhos dos dois.
· 4ª etapa
Após a leitura, distribua a cada um a ficha com seu nome. Peça que todos reproduzam o que está escrito utilizando as letras móveis. O processo deve ser auxiliado com questionamentos: “Tem certeza de que é essa letra?”, “A letra está do lado correto?” ou “Vamos contar para ver se tem a mesma quantidade de letras que seu nome na ficha?” Observe as crianças que não precisam mais do modelo na hora de escrever.
![]() |
Forme uma dupla com um amigo que esteja mais avançado nas hipóteses de leitura. Se preciso for, seja você o par do aluno nessa atividade.
· 5ª etapa
Proponha que as crianças escrevam o próprio nome em seus desenhos e em outras atividades. Sempre que houver confusões entre letras parecidas (o “S” e o “Z”, por exemplo), oriente os pequenos a consultar o alfabeto fixo acima do quadro para tirar dúvidas. Incentive também que perguntem a um colega o que pensa.

Mantenha à disposição a ficha do aluno para que ele possa copiar seu nome nas atividades. Peça que deixe uma ficha com seu nome para que a utilize em suas lições de casa. Produza fichas com nomes dos outros colegas para ele trabalhar no AEE.
Avaliação
Durante toda a atividade, observe as muitas tentativas de escrita. Registre os avanços. Contemple a diversidade da classe. Para estimular quem já aprendeu a escrever o nome, proponha que passe para o nome de um colega (com ou sem o auxílio das fichas, dependendo do caso).
Fonte Adaptação das apostilas Escrita do Nome Próprio e Agenda, Jogos e Lista de Nomes do Programa Além das Letras (Instituto Avisa Lá).
www.ne.org.br ESPECIAL PLANOS DE AULA – LÍNGUA PORTUGUESA
Organizado por: Professora Marcia Valeria
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário,ao final de cada atividade, é muito importante.
Tenha um dia abençoado! Paz!!!
Professora Marcia Valeria.
Inscreva-se no Canal, acione o sininho e deixe seu 👍
youtube.com/channel/UC30CdgxcO6XZPpufSUpjUDg