segunda-feira, 7 de março de 2011

Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade

Para produzir textos de qualidade, seus alunos têm de saber o que querem dizer, para quem escrevem e qual é o gênero que melhor exprime essas ideias. A chave é ler muito e revisar continuamente.

 

TEXTOS DE QUALIDADE  Editorial, biografia, fábula e conto. Para redigir textos com significado, alunos de São Paulo, do Recife e do Rio de Janeiro leram o gênero estudado e aprenderam a planejar o que vão produzir e a revisar o material antes que ele possa circular entre colegas e familiares. Foto: Marcos Rosa


Narração, descrição e dissertação. Por muito tempo, esses três tipos de texto reinaram absolutos nas propostas de escrita. Consenso entre professores, essa maneira de ensinar a escrever foi uma das principais responsáveis pela falta de proficiência entre nossos estudantes. O trabalho baseado nas famosas composições e redações escolares tem uma fragilidade essencial: ele não garante o conhecimento necessário para produzir os textos que os alunos terão de escrever ao longo da vida. "Nessa abordagem, ninguém  considerava quem seriam os leitores. Não havia a ref lexão sobre a melhor estratégia para colocar uma ideia no papel", resume Telma Ferraz Leal, da Universidade Federal de Pernambuco.
Para aproximar a produção escrita das necessidades enfrentadas no dia-a-dia, o caminho atual é enfocar o desenvolvimento dos comportamentos leitores e escritores. Ou seja: levar a criança a participar de forma eficiente de atividades da vida social que envolvam ler e escrever. Noticiar um fato num jornal, ensinar os passos para fazer uma sobremesa ou argumentar para conseguir que um problema seja resolvido por um órgão público: cada uma dessas ações envolve um tipo de texto com uma finalidade, um suporte e um meio de veiculação específicos. Conhecer esses aspectos é condição mínima para decidir, enfim, o que escrever e de que forma fazer isso. Fica evidente que não são apenas as questões gramaticais ou notacionais (a ortografia, por exemplo) que ocupam o centro das atenções na construção da escrita, mas a maneira de elaborar o discurso .
Há outro ponto fundamental nessa transformação das atividades de produção de texto: quem vai ler. E, nesse caso, você não conta. "Entregar um texto para o professor é cumprir tarefa", argumenta Fernanda Liberali, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. "Escrever não é fácil. Para que o aluno fique estimulado com a proposta, é preciso que veja sentido nisso." O objetivo é fazer com que um leitor ausente no momento da produção compreenda o que se quis comunicar - e esse desafio requer diferentes aprendizagens.

O primeiro passo é conhecer os diversos gêneros. Mas é preciso atenção: isso não significa que os recursos discursivos, textuais e linguísticos dos contos de fadas e da reportagem, por exemplo, sejam conteúdos a apresentar aos alunos sem que eles os tenham identificado pela leitura, como ressalta Delia Lerner no livro Ler e Escrever na Escola. Um primeiro risco é o de cair na tentação de transmitir verbalmente as diferentes estruturas textuais. De acordo com a pesquisadora em didática, cabe a todo professor permitir que as crianças adquiram os comportamentos do leitor e do escritor pela participação em situações práticas e não "por meras verbalizações".

Ensinar a produzir textos nessa perspectiva prevê abordar três aspectos principais: a construção das condições didáticas, a revisão e a criação de um percurso de autoria, como se pode ver a seguir.
Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/
Organizado por: Professora Marcia Valeria

4 comentários:

  1. Amém, querida. Primeiramente, bom dia. Você não acha que muito se fala a respeito de revolucionar o ensino de língua portuguesa, mas pouco se faz efetivamente? Quero dizer, 36 anos atrás, Carlos Faraco escreveu sobre modo errôneo que a língua era ensinada nas salas de aula, mas hoje, 36 anos depois, todos dão sua opinião e receitas de aparente sucesso, mas ainda encontramos nas universidades futuros professores que mal sabem interpretar um texto que dirá produzir um que tenha boa qualidade. Por que isto se dá?

    ResponderExcluir
  2. Amada, concordo plenamente com você. Na minha época tinhamos que copiar do quadro, fazer leitura oral, avaliação oral, atividades práticas fora da sala de aula por falta de recursos, imagina??? E mesmo com a merenda que era sopa, todos respeitavam as Professoras, não existia dificuldade de aprendizagem na proporção de hoje e a letra da mairoria era bonita. Hoje com toda essa facilidade tecnológica, corretor ortográfico, etc... a memória fica pouco explorada. Temos a prova disso ao ler as pérolas do ENEM, que vergonha!!! Fora o risco que todos correm com essa violência.

    Agora respondendo sua pergunta, penso que depois do ECA as família colocaram toda a responsabilidade de Educar seus filhos para Escola sendo que o papel da Escola é a Educação Acadêmica. E nossas Leis nada nos favorece, não podemos cobrar horário, não podemos cobrar uniforme, não podemos cobrar material que é doado pelo Governo, não podemos NADA! Nada nem tanto, pois podemos apanhar de aluno, podemos trabalhar em dois ou três estabelecimentos de ensino pois nem piso salarial temos agora é subsídio. E por aí vai...Mas com tudo isso te confesso, amo minha profissão e vou trabalhar com a mesma garra do primeiro dia em que entrei em uma sala de aula. Acredito que se colocarmos Deus em primeiro plano em nossas vidas e fizermos nosso trabalho bem feito, esse quadro pode melhorar.

    Deixa seu e-mail ou orkut para nos comunicarmos eu escrevo demais, tenho muito assunto e gostaria muito de adquirir mais conhecimento com a sua prática. E saber as novidades das Faculdades.

    Beijinhos...PAZ!

    ResponderExcluir

Seu comentário,ao final de cada atividade, é muito importante.
Tenha um dia abençoado! Paz!!!
Professora Marcia Valeria.

Inscreva-se no Canal, acione o sininho e deixe seu 👍
youtube.com/channel/UC30CdgxcO6XZPpufSUpjUDg

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.