“A Autoestima, a Criança e a Aprendizagem”
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"A opinião que o indivíduo tem de si mesmo está
ligada ao seu desenvolvimento e aprendizagem. O autoconceito se desenvolve desde muito cedo na relação da criança consigo mesma e com os outros. No trabalho de autoestima com o aluno, o relaxamento e a automassagem são fundamentais, para que o princípio do "se sentir bem consigo mesmo", aconteça.. "
Este é um dos atendimentos da Equipe de Apoio a Aprendizagem -
SEAA -Alunos que apresentam baixo rendimento escolar,
repetências, defasagem de conteúdos, problemas emocionais,
comportamentos inadequados (agressividade ou apatia), inadaptação
á escola, e/ou á turma... situações de dificuldades refletindo
em baixo rendimento escolar.
SEAA -Alunos que apresentam baixo rendimento escolar,
repetências, defasagem de conteúdos, problemas emocionais,
comportamentos inadequados (agressividade ou apatia), inadaptação
á escola, e/ou á turma... situações de dificuldades refletindo
em baixo rendimento escolar.
- Encaminhados pelo professor ou por solicitação da família ou do serviço médico.
-Com o acompanhamento do professor e participação da família.
Caso as dificuldades apresentadas em sala de aula estiverem ligadas apenas á baixa autoestima, vai haver uma diferença significativa. Se, porém, o problema persistir, as oficinas de autoestima atuam, também, como instrumento de investigação psicopedagógica sugerindo uma investigação completa da história de vida do aluno.
Julia Virginia de Moura - Pedagoga
“Projeto Resgatando a Autoestima – a Criança e a Aprendizagem"
A importância das relações interpessoais, da integração dos grupos, descoberta do seu próprio fazer, autovalorização, da autoestima, e o quanto tudo isso influencia na capacidade do ser humano de aprender, principalmente no período escolar, estas oficinas se destinam aos alunos que estão sendo encaminhados á Equipe de Apoio Pedagógico com queixas de agressividade ou apatia, repetências, defasagem, dificuldades acentuadas de aprendizagem, resultando em suspeitas de ANEEs.
Alunos provenientes de famílias desestruturadas em que os conflitos emocionais, sentimentos depressivos, gerados através de vários fatores como: separação dos pais e novo casamento, negligência, ou abuso sexual, criança enlutada por morte, natural ou violenta, de alguém querido, situações que tem o caráter de perda.
Tais comportamentos podem mascarar a realidade, como uma dificuldade de aprendizagem acentuada, aluno com necessidades educacionais especiais, um transtorno funcional (hiperatividade, dislexia, disgrafia... entre outros). Em todos os casos há uma queda na autoestima.
Dessa forma uma série de Oficinas de Autoestima vai dar um norte para cada um e uma melhora na qualidade de vida da criança.
Se persistirem em situações de dificuldades, observadas no inicio pelo professor, estas oficinas passam a um ser instrumento de investigação psicopedagógica, com acompanhamento da família, do professor e um parecer médico, caso seja necessário, para adequar o atendimento educacional destes alunos de acordo com suas necessidades.
Objetivo Geral
Trabalhar a afetividade, socialização, relações emocionais e os aspectos psicomotores, de uma maneira lúdica, visando resgatar autoestima e despertar o interesse do educando em aprender e proporcionar condições para que todos os alunos sejam capazes de possuir autonomia, independência frente ao conhecimento construído socialmente, em sala de aula, e seu sucesso no seu processo de letramento.
Objetivos Específicos
A partir das observações e informações dos professores, foi definido o seguinte objetivo para a realização destas oficinas de autoestima: oportunizar ao aluno atividades que possibilitem o conhecimento de si mesmo e dos demais participantes do grupo, a fim de elevar sua autoestima, para que desenvolva um convívio melhor , aprendizagem dentro de atividades de inclusão social, melhorando suas relações com o mundo, a família, a escola, a comunidade e consigo mesmo.
Público Alvo
Alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental que se encontram em situação de dificuldades de aprendizagem e/ou disciplina.Turmas de alunos, no máximo, 12 (doze) alunos.
Metodologia
As Oficinas serão desenvolvidas com base em dinâmicas de trabalho na Sala de Oficinas Pedagógicas/Equipe de Apoio á Aprendizagem, pela pedagoga, semanalmente, sob a responsabilidade da Equipe de Apoio á aprendizagem.
-O aluno, em um momento apropriado será "escutado” (sobre seu desempenho na sala de aula, o motivo pelo qual vai participar das Oficinas, e no final fará uma autoavaliação.
- Deverá participar de atividades de Relaxamento, Auto Massagem e Sensibilização.
-Ler e interpretar textos (textos reflexivos, músicas, poesias, contos, histórias...), alunos de 3º Ano, 3ª e 4ª Série/ 4º e 5º Ano.
- Interpretar gravuras músicas, poesias e contos oralmente (alunos de 1ºe 2ºAnos e 2ª Série.
* De acordo com a capacidade de cada um dos participantes que se constituirão, muitas vezes de séries/anos diferente.
-Participar de dinâmicas de grupos
-Participar de atividades psicomotoras de recreação...
-Valorizar a afetividade e as regras de convivências;
Duração
Dois encontros semanais, no horário contrario ao horário de aula. Cada Oficina terá a duração de 1 hora divida em três tempos: 20 minutos: Auto massagem - Dinâmica- Sensibilização - 20 minutos: Explosão de Ideias - 20 minutos - Atividades pedagógicas, oralidade, expressão corporal, expressão artística produção/interpretação de gravuras, textos e dramatizações (de acordo com a dinâmica aplicada). Encerramento com uma mensagem e uma lembrancinha.
Cronograma
O Projeto Oficinas Pedagógicas Grupos de Vivência e Autoestima será executado no decorrer do ano letivo.
Avaliação
A avaliação será qualitativa e processual á cada bimestre, junto com o professor e o aluno também fará periodicamente uma autoavaliação.
Automassagem e seus efeitos, como realizar nas oficinas de autoestima
A massagem relaxante é realizada aplicando movimentos firmes e suaves sobre os tecidos do corpo proporcionando relaxamento muscular, melhoria da circulação sanguínea, alívio das tensões no pescoço e ombros entre outros benefícios.
O movimento da massagem relaxante proporciona benefícios físicos e psicológicos, aliviando o estresse, dores musculares, diminuição da ansiedade, irritabilidade, aumenta a flexibilidade, elasticidade.
É feita no corpo todo e pode ser aplicada em homens, em mulheres, e crianças em situação de stress.
Posições que podem ser usadas na automassagem
A massagem relaxante é uma técnica para eliminar o stress e a dor física, desfrutar de uma sensação de bem-estar e relaxamento e até mesmo dissolver as preocupações e melhorar o humor.
Foi cientificamente provado que o corpo faz contato com algumas alterações, tanto físicas como psicológicas. isto permite que libere os hormônios que criam uma sensação de bem-estar e felicidade. O contato, ou toque, transmite ao sistema nervoso impulsos que permitem afrouxar os nervos e dissolver os nódulos de tensão.
A massagem trabalha na pessoa com profundidade e modifica o estado físico e mental. Se repetidas, podemos dizer que é curativa.
Quando estamos trabalhando com crianças em situações de stress, temos efeitos significativos como: relaxamento, bem estar e elevação da autoestima, uma vez que além dos efeitos terapêuticos, a criança está sendo trabalhada no seu esquema corporal (localização espacial) motricidade, e inclusão social.
Introdução
“Sentados em círculo “olhinhos fechados”,” respirando
pelo nariz soltando lentamente e devagarzinho pela boca...
"vamos aquecer as mãos , esfregando uma na outra, fechar
mãozinhas em concha e colocar várias vezes em determinados
pontos do corpo. Cada um fazer vai em si mesmo,
por isso chama -se automassagem.
pelo nariz soltando lentamente e devagarzinho pela boca...
"vamos aquecer as mãos , esfregando uma na outra, fechar
mãozinhas em concha e colocar várias vezes em determinados
pontos do corpo. Cada um fazer vai em si mesmo,
por isso chama -se automassagem.
Passo a passo
3-colocar as mãozinhas no local que vou indicando, fazendo
a respiração por três vezes em cada local: na cabeça, nos
ouvidos, na garganta, nas costas... abaixo do peito, no rosto,
no coração. Estes são alguns pontos de tensão muscular
e sede das emoções . Sempre no início de todas as oficinas
realizar o relaxamento e automassagem.
1ª OFICINA - Acolhimento -
Um lanche e uma conversa informal explicando o que vamos
fazer nos nossos encontros, a rotina das oficinas:
automassagem, dinâmica, e expressão oral ou artística.
fazer nos nossos encontros, a rotina das oficinas:
automassagem, dinâmica, e expressão oral ou artística.
Falar sobre os vínculos do grupo: “somos um grupo de
amigos que vamos fazer uma série de atividades,
jogos, brincadeiras e principalmente, estamos aqui pra
sermos amigos e "ouvir um ao outro". aqui não é a sala
do castigo... é a sala do bate-papo. hoje as pessoas não
querem escutar umas ás outras, ninguém quer ouvir
o outro, e as crianças então... não são ouvidas. Aqui é o
espaço da “escuta”. -falar sobre a automassagem,
o relaxamento, que faz a gente se sentir bem...
Roteiro de uma Oficina de Autoestima
1- Ambiente acolhedor musica suave, e balas com mensagens de
motivação, para o final.
motivação, para o final.
2_ Auto Massagem - Relaxamento - Respiração
3 - Aplicar uma dinâmica, ler um conto de fadas(por exemplo)
que fala muito de sentimentos, para estimular a criança a falar
como se sente. E nos outros encontros dinâmicas de autovalorização.
que fala muito de sentimentos, para estimular a criança a falar
como se sente. E nos outros encontros dinâmicas de autovalorização.
4_ Explosão de Ideias - quando as crianças falam de
seus sentimentos, dificuldades emocionais, através da escrita,
ou escolha de gravuras, os participantes são convidados a
"dar ideias" sobre como o colega que vai lidar com aquela situação...
seus sentimentos, dificuldades emocionais, através da escrita,
ou escolha de gravuras, os participantes são convidados a
"dar ideias" sobre como o colega que vai lidar com aquela situação...
O efeito das ideias colocadas pelos seus pelos pares
tem mais efeito (poderá haver provocação ou intervenção
“espontânea” da articuladora, que também é uma participante).
tem mais efeito (poderá haver provocação ou intervenção
“espontânea” da articuladora, que também é uma participante).
5- Atividades
- Expressão dos sentimentos através da ESCRITA ou do DESENHO.
Exposição no mural.
6- Finalização –
Reafirmando a confiança da criança no grupo e na coordenadora
da Oficina “a gente, aqui, não chama pai, mãe, professora...
somos amigos, estamos aqui, para um escutar o outro, e tudo
que for dito aqui fica entre a gente."
da Oficina “a gente, aqui, não chama pai, mãe, professora...
somos amigos, estamos aqui, para um escutar o outro, e tudo
que for dito aqui fica entre a gente."
Entrega de balas ou doces com uma mensagem.
MODELO DE OFICINA DE AUTOESTIMA
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OFICINA “COMO ESTOU ME SENTINDO”
Usar Carinhas que sentimentos diversos, positivos e negativos:
CHATEADO |
TRANQUILA(o) |
PREOCUPADO |
e pedir que cada participante escreva seu nome (numa ficha)
e cole embaixo da carinha com a qual ele identifica a
forma como está se sentindo hoje.
Em seguida, "Quem Que Falar Sobre o que
está acontecendo que faz com que e se sinta
dessa forma (a escolhida pelo aluno)”?
está acontecendo que faz com que e se sinta
dessa forma (a escolhida pelo aluno)”?
A dinâmica da dinâmica - Neste momento em que há uma
“Explosão de Ideias"
“Explosão de Ideias"
Participantes vão apontar possíveis soluções, que se
forem corretas serão reforçadas pela articuladora.
forem corretas serão reforçadas pela articuladora.
E, finalizando, uma bala e uma mensagem afetiva de
otimismo são distribuídas.
otimismo são distribuídas.
*Usar em outras oficinas dinâmicas de autoestima e
interação social, e sempre voltar á Oficina
"Como estou me Sentindo Hoje" - pois quando o aluno
fala, e ouve os seus pares - parte de seus conflitos
emocionais minimizam e os reflexos apresentam-se
na sala de aula, na sua aprendizagem e comportamento.
interação social, e sempre voltar á Oficina
"Como estou me Sentindo Hoje" - pois quando o aluno
fala, e ouve os seus pares - parte de seus conflitos
emocionais minimizam e os reflexos apresentam-se
na sala de aula, na sua aprendizagem e comportamento.
Fonte: Júlia Virginia de Moura
Postado por: Marcia Valeria
OLÁ!! ESTOU TENTANDO BAIXAR UNS LIVROS DE BOAS COLEÇÕES PEDAGÓGICAS ,MAS NÃO FUNCIONA.
ResponderExcluirVC ME AJUDA ???
Amada, me passa mais detalhes que tentarei te ajudar.
ExcluirObrigada e que Deus te abençoe sempre.
Beijinhos...Paz!
Olá Márcia!
ResponderExcluirParabéns pleo trabalho.
TÔ levando algumas ideias como inspiração.
Conte comigo!
UM abraço.
www.rosangelaprendizagem.blogspot.com
www.rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com
Fique a vontade amada Rosangela, estamos aqui para trocar.
ResponderExcluirObrigada e que Deus te abençoe sempre.
Beijinhos...Paz!