“Todos contra o Mosquito
Aedes Aegypti”
Sequência Didática
Objetivos específicos:
Diante do surto atual de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti como Dengue, febre Zika e febre Chikungunya, faz-se necessário promover ações a fim de sensibilizar os alunos e ensiná-los a lidar com o problema, auxiliando na construção do senso de responsabilidade individual e social; despertando o interesse pelo bem estar coletivo, além de aprimorar as habilidades de higiene e manutenção da limpeza do local onde vivem e transitam.
O tema também propõe a apresentação de novas doenças provocadas pelo mosquito, quais os sintomas e, principalmente, quais ações preventivas devem ser adotadas.
Recursos materiais:
· Vídeos;
· Folhas impressas com atividades diversas;
· Revistas e jornais para pesquisa;
· Sulfite, cartolina, papel pardo para confecção de cartazes e folhetos;
· Caderno do aluno para registros diversos.
· Maquina fotográfica ou celular para registro de fotos.
Etapas previstas: 4 ou 5 aulas.
· Leitura de textos informativos;
· Vídeos de entrevistas e documentários;
· Rodas de conversa sobre o tema;
· Confecção de cartazes e folhetos informativos;
· Vistoria nas dependências da escola em busca de possível foco do mosquito.
· Orientações diversas.
· Confecção do mosquito em garrafa pet.
Desenvolvimento:
1ª Etapa:
a) Inicialmente, partindo de uma roda de conversa, o(a) professor(a) fará o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, a fim de elencar o que eles sabem sobre o mosquito Aedes Aegypit, seus criadouros, formas de prevenção e doenças.
b) Vídeos 1: Palestra com o Dr. Druazio Varella – “Chikungunya é muito pior que a dengue!” (Tempo: 6min)
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=6pdljQOq1u4.
Vídeo 2: “Todos contra a Dengue”, com Dr. Drauzio Varella (Tempo: 11min).
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=u9kQKGkeAwg
c) Leitura de texto informativo sobre o Zika Vírus e atividades do tipo cruzadinha, caça-palavras.
2ª Etapa:
a) Pesquisa feita nas dependências da escola: em grupos, os alunos terão 20 minutos para encontrar, na escola, possíveis focos do mosquito. Em seguida irão registrar em uma tabela e socializar suas descobertas com a turma.
b) Após o levantamento dos possíveis focos, os alunos deverão apontar quais ações preventivas deverão ser tomadas.
3ª Etapa:
a) Confecção de cartazes informativos (em grupos), com imagens e textos. Para isso, o(a) professor(a) deverá sugerir a produção de um rascunho prévio, para as devidas orientações e intervenções quanto à parte escrita (produção textual) e ao layout dos cartazes.
b) Distribuir os cartazes pela escola ou comunidade.
4ª Etapa:
a) Confecção de folhetos informativos, seguindo as mesmas orientações para a produção dos cartazes.
b) Distribuição dos folhetos nas salas de aula. Os alunos também poderão optar em levar o folheto para casa, entregar para familiares, amigos ou nos comércios locais.
Atividades complementares
(Extraídas da internet)
Texto para Leitura e Interpretação - 4º e 5º anos
O PERIGO NÃO MORA APENAS EM ÁREAS DESMATADAS. A DENGUE, DOENÇA INFECCIOSA FEBRIL, CAUSADA POR UM VÍRUS, É TRANSMITIDA PELO MOSQUITO AEDES AEGYPTI, QUE PARECIA TER SIDO ERRADICADO DO BRASIL E DE OUTROS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA. A URBANIZAÇÃO ACELERADA E A LENTIDÃO DO GOVERNO EM RESTABELECER MEDIDAS DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ACABARAM FACILITANDO A VOLTA DESSES TRANSMISSORES. ISSO FOI POSSÍVEL PORQUE ELES ENCONTRARAM CONDIÇÕES IDEAIS PARA SE REPRODUZIR EM PNEUS E FERROS-VELHOS, MAS TAMBÉM EM DEPÓSITOS DE LIXO E EM LOCAIS DE ÁGUA LIMPA E PARADA, COM VASOS DE PLANTAS E CISTERNAS, COMUNS NAS GRANDES CIDADES.
COM MAIOR QUANTIDADE DE MOSQUITOS TRANSMISSORES E DE CRIADOUROS ONDE ELES PODEM COLOCAR OS OVOS, CRESCEU O NÚMERO DE PESSOAS EXPOSTAS À INFECÇÃO. ATUALMENTE, A DENGUE É A DOENÇA TRANSMISSÍVEL MAIS PREOCUPANTE NO SUDESTE, TENDO SIDO REGISTRADOS QUASE 250 MIL CASOS NO RIO DE JANEIRO. COM 174 MORTES DURANTE O ANO DE 2008 E A AMEAÇA DE NÚMEROS IGUALMENTE ALARMANTES PARA 2009. PREOCUPA TAMBÉM O FATO DE QUE O VÍRUS DA DENGUE SE DIVIDE EM QUATRO TIPOS DIFERENTES, QUE PODEM CAUSAR TANTO A MANIFESTAÇÃO CLÁSSICA DA DOENÇA QUANTO A HEMORRÁGICA, MUITO MAIS GRAVE. APÓS A INTRODUÇÃO DO TIPO 2 NA REGIÃO DO RIO DE JANEIRO EM 1991, FOI O OBSERVADO QUE OS SINTOMAS DOS DOENTES SE AGRAVARAM E, EM 2001, COM A EPIDEMIA DO VÍRUS TIPO 3, A DOENÇA FICOU MAIS SÉRIA AINDA. SETE ANOS DEPOIS, COM O RETORNO DO TIPO 2, SURGIRAM OS CASOS LETAIS PARA QUEM JÁ TINHA SIDO INFECTADO ANTERIORMENTE.
NA REALIDADE, O SURGIMENTO DA DENGUE É RESULTADO DA EXPANSÃO DO HOMEM PARA ÁREAS DE FLORESTA HÁ MUITOS SÉCULOS, PROVAVELMENTE NA ÁFRICA. “NO MEIO SILVESTRE, O VÍRUS ERA MANTIDO SOB CONTROLE, SEDO TRANSMITIDO DE FORMA INOFENSIVA POR INSETOS PARA MACACOS QUE NÃO DESENVOLVEM A DOENÇA”, EXPLICA ANTHONY ÉRICO GUIMARÃES, PESQUISADOR DA FIOCRUZ. ESSES INSETOS ACOMPANHARAM O HOMEM EM SUAS MIGRAÇÕES E, PROVAVELMENTE, CHEGARAM AO BRASIL COM OS NAVIOS NEGREIROS HÁ MAIS DE 100 ANOS. TAMBÉM POR NAVIOS, FORAM LEVADOS PARA O SUDESTE ASIÁTICO, SUL DO PACÍFICO, ILHAS DO CARIBE E OUTROS PAÍSES DA AMERICA LATINA.
(ADEODATO, SÉRGIO. REVISTA HORIZONTE GEOGRÁFICO, SÃO PAULO: ED. HORIZONTE, N. 121, 2009)
COMPREENSÃO DO TEXTO
1) MARQUE A ALTERNATIVA QUE MOSTRA A FUNÇÃO DO TEXTO ACIMA:
a) UM ARTIGO DE OPINIÃO.
b) UMA PROPAGANDA.
c) UMA FÁBULA
d) UM CONTO.
2) QUAL O TÍTULO DO TEXTO?
3) QUAL O PRINCIPAL TEMA ABORDADO?
4) DE ONDE FOI RETIRADO ESTE TEXTO?
5) QUEM É O AUTOR DO TEXTO?
6) DE ACORDO COM O TEXTO O QUE É DENGUE?
7) COMO É TRANSMITIDA A DENGUE?
8) QUAIS SÃO OS LOCAIS IDEAIS PARA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI ENCONTRA AS CONDIÇÕES IDEAIS PARA SE REPRODUZIR?
9) O TEXTO NOS DIZ QUE “O MOSQUITO AEDES AEGYPTI PARECIA TER SIDO ERRADICADO NO BRASIL E DE OUTROS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA”, MAS ALGUMAS CONDIÇÕES FACILITARAM A VOLTA DOS MOSQUITOS. QUAIS FORAM ESSES FATORES?
10) QUE MEDIDAS PREVENTIVAS DEVEMOS TOMAR PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO DA DENGUE?
11) DE ACORDO COM O TEXTO EXISTEM QUANTOS TIPOS DE VÍRUS DA DENGUE?
Leitura e interpretação de dados em mapa
Desafios matemáticos
Leitura e interpretação de gráficos
"Bahia em alerta contra a dengue"
01 – A chegada do verão e com eles chuvas repentinas como as que ocorreram nas últimas chuvas de janeiro, acenderam de vez a luz vermelha na Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Até o último dia 18 de dezembro, conforme os números divulgados, tinham sido notificados 64.478 casos suspeitos de Zika, 23.400 casos suspeitos de Chikungunya e 51.816 casos de dengue, totalizando 139.694 pessoas contaminadas pela picada do mosquito Aedes Aegypiti, agente transmissor das três doenças. A esses números se somam outros 366 casos de microcefalia, com 10 óbitos.Faça novamente a leitura do texto Bahia em alerta contra a Dengue, disponível aqui no blog, e em seguida faça a leitura dos textos e responda as questões abaixo.
Autor: Prof. DelzairA atividade acima foi extraída de: https://bahiameuespacominhahistoria.wordpress.com/2016/03/22/bahia-em-alerta-contra-a-dengue-tabela-e-grafico-matematica-profa-delzair-5a-e-6a-series/
http://ensinoereflexao.blogspot.com.br/2016_03_01_archive.html
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Professora Marcia Valeria.
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