LUMINOSO

PLAY- CLIQUE PARA OUVIR A WEB RÁDIO CONEXÃO,NET

sábado, 9 de abril de 2016

Projeto contra a DENGUE



 “Todos contra o Mosquito 

Aedes Aegypti”




Sequência Didática


Público alvo: Alunos do 1º ao 5º ano.

Objetivos específicos:
Diante do surto atual de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti como Dengue, febre Zika e febre Chikungunya, faz-se necessário promover ações a fim de sensibilizar os alunos e ensiná-los a lidar com o problema, auxiliando na construção do senso de responsabilidade individual e social; despertando o interesse pelo bem estar coletivo, além de aprimorar as habilidades de higiene e manutenção da limpeza do local onde vivem e transitam. 

O tema também propõe a apresentação de novas doenças provocadas pelo mosquito, quais os sintomas e, principalmente, quais ações preventivas devem ser adotadas. 

Recursos materiais: 

· Vídeos; 

· Folhas impressas com atividades diversas; 

· Revistas e jornais para pesquisa; 

· Sulfite, cartolina, papel pardo para confecção de cartazes e folhetos; 

· Caderno do aluno para registros diversos. 

· Maquina fotográfica ou celular para registro de fotos. 

Etapas previstas: 4 ou 5 aulas. 

· Leitura de textos informativos; 

· Vídeos de entrevistas e documentários; 

· Rodas de conversa sobre o tema; 

· Confecção de cartazes e folhetos informativos; 

· Vistoria nas dependências da escola em busca de possível foco do mosquito. 

· Orientações diversas. 

· Confecção do mosquito em garrafa pet. 

Desenvolvimento: 

1ª Etapa: 

a) Inicialmente, partindo de uma roda de conversa, o(a) professor(a) fará o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, a fim de elencar o que eles sabem sobre o mosquito Aedes Aegypit, seus criadouros, formas de prevenção e doenças. 

b) Vídeos 1: Palestra com o Dr. Druazio Varella – “Chikungunya é muito pior que a dengue!” (Tempo: 6min) 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=6pdljQOq1u4

Vídeo 2: “Todos contra a Dengue”, com Dr. Drauzio Varella (Tempo: 11min). 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=u9kQKGkeAwg 

c) Leitura de texto informativo sobre o Zika Vírus e atividades do tipo cruzadinha, caça-palavras. 

2ª Etapa: 

a) Pesquisa feita nas dependências da escola: em grupos, os alunos terão 20 minutos para encontrar, na escola, possíveis focos do mosquito. Em seguida irão registrar em uma tabela e socializar suas descobertas com a turma. 

b) Após o levantamento dos possíveis focos, os alunos deverão apontar quais ações preventivas deverão ser tomadas. 

3ª Etapa: 

a) Confecção de cartazes informativos (em grupos), com imagens e textos. Para isso, o(a) professor(a) deverá sugerir a produção de um rascunho prévio, para as devidas orientações e intervenções quanto à parte escrita (produção textual) e ao layout dos cartazes. 

b) Distribuir os cartazes pela escola ou comunidade. 

4ª Etapa: 

a) Confecção de folhetos informativos, seguindo as mesmas orientações para a produção dos cartazes. 

b) Distribuição dos folhetos nas salas de aula. Os alunos também poderão optar em levar o folheto para casa, entregar para familiares, amigos ou nos comércios locais.




Atividades  complementares

(Extraídas da internet)








 














 

Texto para Leitura e Interpretação - 4º e 5º anos


A AMEAÇA DA DENGUE 

O PERIGO NÃO MORA APENAS EM ÁREAS DESMATADAS. A DENGUE, DOENÇA INFECCIOSA FEBRIL, CAUSADA POR UM VÍRUS, É TRANSMITIDA PELO MOSQUITO AEDES AEGYPTI, QUE PARECIA TER SIDO ERRADICADO DO BRASIL E DE OUTROS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA. A URBANIZAÇÃO ACELERADA E A LENTIDÃO DO GOVERNO EM RESTABELECER MEDIDAS DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ACABARAM FACILITANDO A VOLTA DESSES TRANSMISSORES. ISSO FOI POSSÍVEL PORQUE ELES ENCONTRARAM CONDIÇÕES IDEAIS PARA SE REPRODUZIR EM PNEUS E FERROS-VELHOS, MAS TAMBÉM EM DEPÓSITOS DE LIXO E EM LOCAIS DE ÁGUA LIMPA E PARADA, COM VASOS DE PLANTAS E CISTERNAS, COMUNS NAS GRANDES CIDADES. 

COM MAIOR QUANTIDADE DE MOSQUITOS TRANSMISSORES E DE CRIADOUROS ONDE ELES PODEM COLOCAR OS OVOS, CRESCEU O NÚMERO DE PESSOAS EXPOSTAS À INFECÇÃO. ATUALMENTE, A DENGUE É A DOENÇA TRANSMISSÍVEL MAIS PREOCUPANTE NO SUDESTE, TENDO SIDO REGISTRADOS QUASE 250 MIL CASOS NO RIO DE JANEIRO. COM 174 MORTES DURANTE O ANO DE 2008 E A AMEAÇA DE NÚMEROS IGUALMENTE ALARMANTES PARA 2009. PREOCUPA TAMBÉM O FATO DE QUE O VÍRUS DA DENGUE SE DIVIDE EM QUATRO TIPOS DIFERENTES, QUE PODEM CAUSAR TANTO A MANIFESTAÇÃO CLÁSSICA DA DOENÇA QUANTO A HEMORRÁGICA, MUITO MAIS GRAVE. APÓS A INTRODUÇÃO DO TIPO 2 NA REGIÃO DO RIO DE JANEIRO EM 1991, FOI O OBSERVADO QUE OS SINTOMAS DOS DOENTES SE AGRAVARAM E, EM 2001, COM A EPIDEMIA DO VÍRUS TIPO 3, A DOENÇA FICOU MAIS SÉRIA AINDA. SETE ANOS DEPOIS, COM O RETORNO DO TIPO 2, SURGIRAM OS CASOS LETAIS PARA QUEM JÁ TINHA SIDO INFECTADO ANTERIORMENTE. 

NA REALIDADE, O SURGIMENTO DA DENGUE É RESULTADO DA EXPANSÃO DO HOMEM PARA ÁREAS DE FLORESTA HÁ MUITOS SÉCULOS, PROVAVELMENTE NA ÁFRICA. “NO MEIO SILVESTRE, O VÍRUS ERA MANTIDO SOB CONTROLE, SEDO TRANSMITIDO DE FORMA INOFENSIVA POR INSETOS PARA MACACOS QUE NÃO DESENVOLVEM A DOENÇA”, EXPLICA ANTHONY ÉRICO GUIMARÃES, PESQUISADOR DA FIOCRUZ. ESSES INSETOS ACOMPANHARAM O HOMEM EM SUAS MIGRAÇÕES E, PROVAVELMENTE, CHEGARAM AO BRASIL COM OS NAVIOS NEGREIROS HÁ MAIS DE 100 ANOS. TAMBÉM POR NAVIOS, FORAM LEVADOS PARA O SUDESTE ASIÁTICO, SUL DO PACÍFICO, ILHAS DO CARIBE E OUTROS PAÍSES DA AMERICA LATINA. 

(ADEODATO, SÉRGIO. REVISTA HORIZONTE GEOGRÁFICO,  SÃO PAULO: ED. HORIZONTE, N. 121, 2009)


COMPREENSÃO DO TEXTO 

1) MARQUE A ALTERNATIVA QUE MOSTRA A FUNÇÃO DO TEXTO ACIMA: 

a) UM ARTIGO DE OPINIÃO. 

b) UMA PROPAGANDA. 

c) UMA FÁBULA 

d) UM CONTO. 



2) QUAL O TÍTULO DO TEXTO? 


3) QUAL O PRINCIPAL TEMA ABORDADO? 


4) DE ONDE FOI RETIRADO ESTE TEXTO? 


5) QUEM É O AUTOR DO TEXTO? 


6) DE ACORDO COM O TEXTO O QUE É DENGUE? 


7) COMO É TRANSMITIDA A DENGUE? 


8) QUAIS SÃO OS LOCAIS IDEAIS PARA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI ENCONTRA AS CONDIÇÕES IDEAIS PARA SE REPRODUZIR? 


9) O TEXTO NOS DIZ QUE “O MOSQUITO AEDES AEGYPTI PARECIA TER SIDO ERRADICADO NO BRASIL E DE OUTROS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA”, MAS ALGUMAS CONDIÇÕES FACILITARAM A VOLTA DOS MOSQUITOS. QUAIS FORAM ESSES FATORES? 


10) QUE MEDIDAS PREVENTIVAS DEVEMOS TOMAR PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO DA DENGUE? 


11) DE ACORDO COM O TEXTO EXISTEM QUANTOS TIPOS DE VÍRUS DA DENGUE? 



 

Leitura e interpretação de dados em mapa



Desafios matemáticos



 

Leitura e interpretação de gráficos

"Bahia em alerta contra a dengue"

01 – A chegada do verão e com eles chuvas repentinas como as que ocorreram nas últimas chuvas de janeiro, acenderam de vez a luz vermelha na Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Até o último dia 18 de dezembro, conforme os números divulgados, tinham sido notificados 64.478 casos suspeitos de Zika, 23.400 casos suspeitos de Chikungunya e 51.816 casos de dengue, totalizando 139.694 pessoas contaminadas pela picada do mosquito Aedes Aegypiti, agente transmissor das três doenças. A esses números se somam outros 366 casos de microcefalia, com 10 óbitos.
Faça novamente a leitura do texto Bahia em alerta contra a Dengue, disponível aqui no blog, e em seguida faça a leitura dos textos e responda as questões abaixo.

Slide1
Slide2
Slide3


Autor: Prof. Delzair
A atividade acima foi extraída de: https://bahiameuespacominhahistoria.wordpress.com/2016/03/22/bahia-em-alerta-contra-a-dengue-tabela-e-grafico-matematica-profa-delzair-5a-e-6a-series/
http://ensinoereflexao.blogspot.com.br/2016_03_01_archive.html

Marcadores

- Diversos ABUSOS NA EDUCAÇÃO Além Paraíba-MG Alfabetização AMOR ...♥ Artes Artesanato Assuntos Diversos para Comentar Atividades Diversas Atividades para confeccionar com os alunos Avaliação Diagnóstica Bíblia Biografia Biologia Bordas e Certificados Capas para Cadernos Cidadania Ciências COMUNISMO Congresso Infantil Coordenação Motora Curiosidades Datas Comemorativas Deficiência Visual Desenhos e Figuras para Atividades Diversas Dia das Mães Dia do Índio - 19 de Abril Dia Mundial da Educação 28 de Abril Dinâmicas em Grupo Diversos Documentário Doenças Doutrinação; Livros; DVDs - Diversos Educação Educação Básica Educação Especial; Educação no Trânsito Educadores ENEM Ensino Religioso Ensino Especial; Ensino Fundamental - 1ª Fase Ensino Fundamental - Ensino Médio Ensino Fundamental 6º ao 9º Ensino Médio Ensino Religioso Entrevista Epidemia Escola Bíblica de Férias Escola Bíblica Dominical Esporte Estações do Ano Família; Férias Festa Junina FICAADICA FICAADICA... Figuras Diversas Filosofia Fonoaudiologia Geografia Guerra Guerra no Brasil HANG OUT HANGOUTS; Orientação Educacional; reuni[a0 HANGOUTS; Orientação Educacional; Reunião Pedagógica; Política; Informação; ABUSOS NA EDUCAÇÃO; WEBRADIOLIVRE.ORG HANGOUTS; Orientação Educacional; Reunião Pedagógica; Política; Informação; ABUSOS NA EDUCAÇÃO;WEBRADIOLIVRE.ORG História História da Educação ... e no Brasil; IDEOLOGIA DE GÊNERO Inclusão e/ou Deficiências Diversas Informação informação. informação. 1 de Maio Dia do trabalhador interdisciplinaridade Jardim Jogos e Brincadeiras Jovens l - Ensino Médio Lateralidade LEIS Leituras Diversas Lembrancinhas Libras Literatura Infantil Livros - Títulos... Louvor Matemática Material Didático; Meditação Mensagens Diversas Meu Canal YOUTUBE Motivação Músicas Diversas Natal Oração. orientação Educacional; Orientação Pedagógica Palavra do Dia. Para Reunião com Responsáveis Paralisia Cerebral Páscoa Pedagogia Pedofilia PNE Poemas POLÍTICA Política - Geral Português Projetos/Planos Psicologia Psicomotricidade Psicopedagogia. Reciclagem Regime Militar; Reportagem Reunião Pedagógica Reunião Pedagógica reunioes: Pedagógicas e / or Funcionários Reuniões: Pedagógicas e/ou Funcionários reunioes: Reunião Pedagógica Sala de Aula Alfabetizadora Saúde Sociologia Teatro - Fotos e Textos Temas Educacionais Textos Diversos Trabalhando os Sentidos Trava Língua Vacinação vídeo Vídeos Educacionais Vivendo a História do Brasil Sangrento no século XXI WEB RADIO

PESQUISE POSTAGENS NO SITE

Filmes Educacionais

  • Escritores da Liberdade
  • Filhos do Silêncio
  • Meu Mestre minha Vida
  • Nell
  • O Livro Perigoso
  • O Milagre de Anna Sullivan
  • O Nome da Rosa
  • O Triunfo
  • O Óleo de Lorenzo
  • Sociedade dos Poetas Mortos

Contadores

Clique em PARTICIPAR deste site. OBRIGADA e Volte sempre!

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.

INSTITUTO NACIONAL EDUCAÇÃO DE SURDOS

PARTICIPE!

CANAL - Professora Marcia Valeria

Loading...

Google+ Followers

ACESSOS...



1.000.000 Acessos

Meus Agradecimentos...


16/11/2013 - 1.500.000 Acessos! Obrigada Senhor!




Recent Visitors