quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Brasil registra primeiros casos de transmissão de chikungunya.

Doenças infecciosas

Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira diagnóstico em dois pacientes do Amapá que não fizeram viagens recentes ao exterior.

Chikungunya: casos foram confirmados na cidade de Oiapoque, no Amapá
Chikungunya: casos foram confirmados na cidade de Oiapoque, no Amapá (James Gathany/PHILL, CDC/VEJA)

Dois casos de transmissão de febre chikungunya foram confirmados na cidade de Oiapoque, no Amapá, pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira. Trata-se dos primeiros registros de pacientes que não fizeram viagem ao exterior, o que significa que a doença foi transmitida dentro do país. Nos outros 37 episódios relatados neste ano, a febre foi contraída em viagens internacionais. A chikungunya provoca sintomas semelhantes aos da dengue e é causada por um vírus transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.
Os dois pacientes, que já passam bem, apresentaram os sintomas nos dias 26 e 27 de agosto e a confirmação do diagnóstico foi feita nesta semana. O Ministério da Saúde anunciou que intensificou as medidas de controle da doença no Oiapoque, ao lado dos governos municipal e estadual, com busca de novos casos suspeitos, remoção e tratamento químico de criadouros de mosquitos Aedes aegypti e aplicação de inseticida em comunidades.
De acordo com o Ministério de Saúde, na próxima campanha contra a dengue, a chikungunya também será mencionada. "O período de maior transmissão da dengue no Brasil vai sempre de janeiro a maio, mas é importante que desde já as pessoas verifiquem suas caixas d'água e áreas de depósitos do mosquito para evitar as duas doenças", diz o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
A doença — A febre chikungunya tem sintomas similares aos da dengue, como febre alta, mal-estar e dores nos músculos, ossos e articulações. A doença começa a se manifestar três a sete dias depois de o paciente ser picado. Caso a pessoa seja picada novamente no decorrer dos primeiros cinco dias dos sintomas, ela passa o vírus para o mosquito, que pode retransmiti-lo a outras pessoas. A chikungunya é comum em algumas regiões da África e, atualmente, é epidêmica em ilhas do Caribe.

Tire cinco dúvidas sobre a chikungunya

O que é chikungunya?


A febre chikungunya é uma doença provocada por um vírus que pode ser transmitido pela picada de dois mosquitos, quando infectados: o Aedes aegypti, o mesmo da dengue, e o Aedes albopictus. Ambos existem no Brasil. http://veja.abril.com.br/noticia/saude/brasil-registra-primeiros-casos-de-transmissao-interna-de-chikungunya

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário,ao final de cada atividade, é muito importante.
Tenha um dia abençoado! Paz!!!
Professora Marcia Valeria.

Inscreva-se no Canal, acione o sininho e deixe seu 👍
youtube.com/channel/UC30CdgxcO6XZPpufSUpjUDg

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.

Colabora para que a Web Rádio Conexão.net volte ao ar.
"O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá." Provérbios 11:25 . Colabore com nossa Missão de Levar a Palavra de Deus até os confins da terra. PIX para qualquer valor. Deus o abençoe mais. Paz!
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Parceria com o Mercado Pago - Revendedora - Clique na imagem

Professora Marcia Valeria

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO

EVANGÉLICOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO
Clique no símbolo e vá para nossa TL.

Contadores

"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

Feliz Dia das Crianças para todos!
Responsabilidade, Honestidade e Pontualidade faz parte de nossas vidas e temos que estar atentos para não pecarmos nessas áreas. Isso faz parte do ser adulto. Mas nada nos impede de sermos crianças em alguns momentos, principalmente na humildade e sinceridade. Só que a sinceridade as vezes ofende, pois as pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade, mesmo que venha da boca de uma criança.

Professora Marcia Valeria-2010.